Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pedro

mIRC Scripting ~ Váriaveis

Recommended Posts

Pedro    1
Pedro

Variáveis

 

Como da ultima vez eu fiz um tutorial baseado no htmlstaff, agora vou fazer um tutorial by me.

 

Variável é uma coisa muito simples, mais que pouca gente consegue realmente compreender. Em todas as linguagens de programação existe váriaveis, e em cada linguagem a uma forma diferente de representa-las.

 

Para que serve uma variável?

Ela serve pra guardar informações de calculos ou etc. Uma vez declarado uma função, você pode chamar ela no script a hora que quiser. Lembre-se que no mircscripting as variáveis são privadas!

 

Como aplico uma variável?

Em mIRC Scripting as variáveis são utilizadas com um % no inicio, e logo depois dele tem que ter uma letra, sem números ou sinais!. Mais se toda variável é privada, eu preciso colocar ela dentro do meu própio remote.

Um exemplo:

  if ($1 == !teste) { var %variavel = $rand(1,100) | /say teste de variável %variavel } 

 

Neste exemplo, caso a primeira string, ou seja, caso oque você digitou seja !teste, ele vai enviar uma mensagem: Teste de variável x sendo X a variável declarada, que é um numero randômico de 1 a 100.

 

Como podem percerber, a variavel é declarada da seguinte forma:

var %nomedavariavel = valordavariavel dentro do seu remote/alias, e depois é só chamar ela no lugar pelo %nomedavariavel(no caso, %variavel).

 

Tomara que vocês gostem, e que entendam as variáveis.

 

Em breve, mais tutoriais,

~mrlove

Editado por ΡєĐŕøøø

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SpeeD    1
SpeeD

Aprovado.

Movido.

 

SpD~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Archangel    0
Archangel

Bom..

Gostaria de corrigir algumas coisas..

 

A variavel não precisa ser setada dentro de um comando, a não ser que você apenas a queira usar alí, e estas são chamadas de variáveis locais.

Caso queira setar uma variável global, use o /set %variavel string, onde string é o valor dado a ela.

 

E outra coisa, em mIRC Scripting, variáveis podem ser nomeadas com qualquer valor da tabela ASCII, ou seja, não apenas letras, mas símbolos e números também :)

 

t+

Archangel~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pedro    1
Pedro

#Vampire

Sim, mais você nao pode por exemplo fazer isto %_var, porque é errado, o primeiro caractere tem que ser uma letra. Certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Archangel    0
Archangel

Errado.. :P

Existem algumas limitações, como setar uma variavel com %$, já que esse codigo ASCII é usado para identificadores.

Não é que não possa, mas você tem que usar de outro modo para que funcione sem bugar :)

 

t+

Archangel~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×