Jump to content
Sign in to follow this  
Zero

[Aula 2] Console Applications

Recommended Posts

Zero    0
Zero

Olá futuros desenvolvedores!

 

Iniciaremos agora a aprendizagem com aplicações console, isto é, em terminal de linha de comando. Neste caso, serão aplicações DOS.

Não se preocupem, aprenderemos muito sobre aplicações com Graphics User Interface(aplicações em janelas como as para Windows) em breve, porém como Visual Basic .net é mais complicado que o antigo Visual Basic vamos começar por Console Applications que além de ser mais fácil para iniciantes nos permite a utilização de toda a linguagem!

Além disso, se você já quiser ir dando uma olhada na criação de Windows Forms Applications(aplicações com GUI) poderá utilizar o código aqui aprendido!

 

• Iniciando um novo projeto

No Visual Studio .net 2003 acessamos o menu "File" e em seguida "New" e finalmente "Project ...".

 

Então nos deparamos com uma janela para escolher a linguagem e o template. Na linguagem escolhemos Visual Basic, é claro, e no Template Console Applications.

 

Abre-se a janela do código com o seguinte conteúdo:

Module Module1    Sub Main()    End SubEnd Module
No Solution Explorer são carregados os arquivos que o projeto está utilizando.

 

Module, ou módulo, é o sistema do Visual Basic para programação estruturada, enquanto Class, ou classe, é o sistema do Visual Basic para desenvolver objetos.

 

Sub é a palavra chave que identifica Sub Rotine, um tipo simples de rotina é apenas um bloco de códigos que a aplicação executará em sequência. Logo em seguida temos o nome dessa Sub Rotina, Main. A rotina Main é a primeira à ser executada em aplicações console, por isso o nome de "principal".

 

End Sub e End Module são as palavras chaves que identificam o fim da rotina e do módulo.

 

Ora, sabendo que a primeira rotina à ser executada pela aplicação será a Main(), programaremos ela!

 

• O objeto Console

Para facilitar nossa vida, Console é um objeto! Sendo assim podemos chamar seus métodos para fazer a interação usuário-aplicação. O método WriteLine() escreve linhas no console, sua utilização é muito simples.

Para chamar o método de um objeto utilizamos:

Objeto.Método(Argumentos)
Logo para escrevermos linhas no terminal utilizaremos:

Console.WriteLine(" [Mensagem] ")
Nossa mensagem deve ser escrita entre aspas("), pois do contrário o Visual Basic vai achar que é o nome de uma variável, e ao não achar essa variável gerará um erro.

 

Então vamos tentar uma aplicação Hello World!

Escrevemos dentro da rotina Main() isto é, entre "Sub Main()" e "End Sub" a instrução para o Console escrever Hello World no terminal, ficando assim:

Module Module1    Sub Main()        Console.WriteLine("Hello World")    End SubEnd Module
Agora vamos executar o projeto para testar!

Pressione F5 e aguarde a compilação e o carregamento do projeto.

 

Ué..? Parece que ele abriu e fechou. Será que isso está certo?

Sim! Está certo, isso ocorre por que sistemas em terminais de linhas de comando não trabalham com janelas(evidente) por isso quando uma aplicação é finalizada ainda conseguimos ler as últimas respostas dela.

Mas não se preocupe, há sim uma solução para o caso:

O método ReadLine do objeto Console é o método que lê uma linha digitada pelo usuário até o teclar do ENTER, e enquanto o ENTER não for teclado a aplicação não anda, assim não pode ser finalizada!

Então colocaremos uma nova linha de código em baixo da linha em que o Console escreve no terminal, ficando assim:

 

Module Module1    Sub Main()        Console.WriteLine("Hello World")        Console.ReadLine()    End SubEnd Module
Vamos à execução novamente! F5 nele e... ?! Perfeito!

 

• Conceito de Entrada e Saída de dados

Os dados(como as mensagens) seguem fluxos, isto é caminhos por dentro da máquina. Dizemos que os dados seguem o fluxo de entrada quando ele "vem de fora da máquina para dentro da máquina" e dizemos que os dados seguem o fluxo de saída quando eles "vão de dentro da máquina para fora". Logo: Imprimir uma página é uma função de saída de dados; Scanear uma página é uma função de entrada de dados.

 

No nosso projeto dessa aula utilizamos as duas funções.

Quando escrevemos no terminal a frase "Hello World", utilizamos um método de saída de dados do objeto Console.

Quando lemos os dados do usuário para que o programa não termine, utilizamos um método de entrada de dados do objeto Console.

 

-------------------

 

Qualquer dúvida poste!

 

Abraços e até a próxima! :roll:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Glock    0
Glock

Boa, cara, agora to apanhando dessa linguagem cada vez menos! Thanks!Continue com as aulas, estou achando interessante!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Zero    0
Zero

Obrigado Glock, é sempre bom termos insentivos nesse desenvolvimento!Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Manzaparin    0
Manzaparin

Olá,

muito bom sempre tive duvidas quanto a utilização do console...

 

 

Continue assim e poste mais aulas!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×