Ir para conteúdo
  • Anúncios

    • Majesty

      Regras Notícias e Discussões   04/26/17

      Regras da seção Notícias e Discussões Tópicos: Essa seção é destinada para tópicos relacionados a discussões sobre Tibia e OTServ; Tópicos com anúncios de servidores são proibidos, por isso devem ser postados na seção Divulgação de Servidores. Tópicos com pedido de ajuda serão fechados, pois existe a seção Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros. É permitido postar teasers de OTServ desde que não tenham nenhum link de divulgação. Posts: Posts devem ser relacionados ao assunto do tópico. Os que forem irregulares terão seus autores punidos. Outros tipos de posts proibidos e passíveis de punição são os com intuito de avisar ilegalidade do tópico ou que está sendo denunciado. Para isso, existe a opção Denunciar post.
Entre para seguir isso  
Lord.maagnus

Sobre OTserver

Recommended Posts

Lord.maagnus    0
Lord.maagnus

Sobre OT Server

 

 

OT Server (também conhecido por OTserv, ou simplesmente OT) significa Open Tibia Server, que em Português quer dizer Servidor de Tibia Aberto. Ele é uma versão não oficial do jogo Tibia feita por alguns jogadores.

 

Esse blog é dedicado ao Tibia oficial, mas como vários tibianos ouvem falar ou encontram OTs sem saber bem do que se trata, o artigo de hoje dará uma visão geral do assunto. Trataremos do que exatamente é um OT, como ele surgiu e a respeito das questões de legalidade envolvidas.

 

(Artigo escrito com a colaboração do nosso parceiro Felipe do Mundo Tibia Br)

 

1. O que é um OTserv?

OT é um emulador do servidor do Tibia, ele basicamente tenta recriar todas as funções do jogo, mas a diferença é que quando você cria um você tem total controle sobre o mapa e outros elementos do jogo, é possível criar e editar jogadores, magias itens, etc. Ou seja, é possível criar a sua própria versão do Tibia.

 

O Open Tibia Server é um software de código livre livre (open source) sob a licença GNU/GPL, há a permissão de qualquer um editá-lo e modificá-lo sem ter de pagar nada, desde que siga os termos da licença. Existem diversas ferramentas para editar mapas, NPCs, itens, gráficos, etc. É necessário contratar um serviço de hospedagem de jogos para quem quer pôr um OT na Internet para todos poderem jogar, contudo esse tipo de hospedagem é mais caro do que a normal de sites (porque requer um servidor mais poderoso, maior uso de CPU e conexão ininterrupto).

 

Contudo, para se conectar ao OT necessário usar o cliente oficial do Tibia, juntamente com seus gráficos, que são propriedade da CipSoft usados sem permissão. Em termos mais claros: OT é um servidor pirata de Tibia.

 

2. Como foi criado o OTserv

A primeira versão foi criada por Shi'Voc, Acrimon, Tliff e TiMMit (primeiros programadores do OTserv) ; Reebow (suporte); Matkus (finalizador de códigos), Privateer (documentação no protocolo), Torvik (itens), Yorick (moderador de fórumDecar, criador do site Nibbles). Foram necessários 6 meses de programação para chegar até a versão 0.2.7, então os esforços se centraram em inserir o combate de jogador contra jogador (PvP) no jogo, e em fazer com que os monstros atacassem e se comportassem como no Tibia oficial.

 

Uma boa parte do que é usado ainda hoje foi desenvolvida por essa equipe, contudo alguns anos depois acabaram tendo de parar devido a não disporem mais de tempo para o projeto. Tliff, o líder do projeto, pediu para outras pessoas experientes levassem o projeto adiante.

 

Alguns meses depois, Haktivex se apresentou para dar prosseguimento ao projeto, e assim Tliff lhe entregou o código fonte do OT. Pouco tempo mais tarde já foi lançada a versão 2.8, que possuía bugs corrigidos e novas funcionalidades. Depois outras pessoas foram se juntando ao projeto e contribuindo com diversas funcionalidades novas e outros códigos.

 

3. A questão da legalidade

O simples ato de criar um servidor de OT não é ilegal, pois se trata do uso de um software feito sobre uma licença que te dar o direito de fazer isso. Mas para se conectar ao OTserv e jogar nele é preciso usar o programa oficial do Tibia e os gráficos oficiais dele, todas essas coisas são propriedades da empresa CipSoft usadas sem permissão. Assim, usar o programa e os gráficos da Cip é uma violação de direitos autorais, ou seja, isso é ilegal. Contudo se você montar um OT server que use cliente e gráficos próprios, não há nada de ilegal.

 

Outra coisa que temos de levar em conta: a diferença entre violação de direitos autorais e plágio. Violar direitos autorais é usar sem permissão o trabalho de outro, plágio é usar a idéia de outro para criar um trabalho seu. O primeiro é uma questão de legalidade, e o segundo é uma questão moral. Usar a idéia da CipSoft para criar o seu próprio jogo não é ilegal, contudo a ética disso é questionável...

 

Como manter um OT custa caro, os donos deles costumam conseguir dinheiro pedindo doações, vendendo "Premium Accounts", itens do jogo, pontos de experiência e outras vantagens no jogo. Pedir doação SEM oferecer nada em troca não é ilegal, contudo ao oferecer alguma coisa em troca isso é ilegal se você não possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou seja, um registro de empresa). Mas se você possui empresa registrada, não é ilegal vender qualquer vantagem ou coisa relacionada ao seu servidor.

 

É bom recordar que ao fazer qualquer coisa ilegal há o risco de ter problemas com o seu registro de domínio do OT, com a sua hospedagem; ou pior, ser processado.

 

 

GOSTOU ? DOE OT$ :D

Compartilhar este post


Link para o post
Dank    0
Dank

Legal, legal.. Bem legal..

 

Só espero que você não tenha tirado isso de outro fórum..

 

Caso copiou-o, ponha os créditos. Mas se realmente foi você que fez, lhe parabenizo. ;)

 

Achei bem explicado, embora sem muita utilidade..

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
euzita    0
euzita

legal o topico ;P

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×