Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
deliton

Crianda capa para jogo em MF

Recommended Posts

deliton    0
deliton

Tutorial : Criando a capa para seu jogo no multimedia Fusion

 

Olá usuários, hoje vou ensinar a criar uma capa para seu jogo (Inicio) primeiro pra quem não tem o Multimedia Fusion baixe ele clicando no link abaixo :

 

http://superdownloads.uol.com.br/download/162/multimedia-fusion/

 

 

 

 

O que é Multimedia Fusion?

 

MMF(Multimedia Fusion) é a ferramenta de mais diversidade e ao mesmo tempo de facilidade para criar jogos. Assim como seus antecedentes, Multimedia Fusion tem uma linguagem bem simples pois usa grades de eventos com imagens totalmente guiada pelo mouse. Apesar de não ser uma linguagem de programação, seus recursos e lógicas são muito similares a elas, servindo de introdução para a lógica algoritima.

 

Podemos dizer que sua lógica se baseia basicamente em uma linguagem orientada ao objeto de nível amador, mas se for bem utilizado, pode-se fazer praticamente qualquer jogo ou programa em uma plataforma gráfica em bitmap (pixels), isso é, sem ter acesso a uma plataforma gráfica 3D ou vetorial, como Flash por exemplo.

...

 

Iniciando

 

Depois de instalar o Multimedia Fusion ao abri-lo você verá algo assim :

 

quandoabreqa8.png

 

Agora para que fique legal o seu fundo vamos pinta-lo de uma cor e junto a isso você aprende a mudar as configurações, faça o seguinte :

 

pramudacorrp8.png

 

Clique na Frame com o botão direito va em Properties depois Frame. Depois disso abrirá uma outra janela igual a esta :

 

pramudaacor2ku2.png

 

Legenda :

 

(Vermelho) : Onde você pode mudar o tamanho do level (ou capa)

 

(Verde) : Opções da frame não presisa colocar nenhum desses em uma capa apenas dentro de um jogo.

 

(Amarelo) : onde você escolhe a cor do fundo.

 

agora se você leu a legenda mude a cor clicando em "Change" escolha a cor de de "OK".

 

Agora vamos adicionar um texto clique em sua frame duas vezez para edita-la ou vá em "Frame Editor". Lá você vera uma tela preta que é a sua capa agora para adicionar o texto faça o seguinte :

 

Clique com o botão direito na tela preta (fundo), e clique em "Insert an Object"

 

Vá descendo até encontrar o item chamado "Formated Text" e escolha o lugar onde quer adicionar seu texto. Para mudar o tamanho e cor clique em um "A" lá em cima da barra de ferramentas de quando você clica no texto.

 

chosefontxp5.png

 

Eu adicionei 2 textos, um para o Título da capa e outro dizendo :

 

- Aperte Enter para jogar!

 

quandoentraoenterqt6.png

 

você escolhe a posição que desejar oque achar que fica melhor. Agora você vai aprender a adicionar um "Event" para que quando for jogar ao apertar enter ele pulará para o proximo frame. Clique no Icone "Event Editor" eventeditorzo6.png

 

agora aparecerá uma nova tela, clique com o botão direito no icone de um mouse e um teclado tecladoeventun0.png

 

vá em "the keyboard" e depois em "Uppon pressing a key" agora aperte Enter.

 

Agora clique no Icone do "Storyboard Controls" clickcavalokx8.png com o botão direito e depois em "Next Frame".

 

Explicação :

 

Agora você configurou o Enter a pular de frame, você também pode usar os outros icones para dar danos ou levar danos no seu jogo, ou até configurar os botões de pular, atacar e voar.

 

agora crie outra Frame que sera o seu jogo (primeira fase) crie quantas quiser configurando um item a pular de fase aperte o numero 2 no Início e aparecerá isso :

 

fimgz0.png

 

apenas clique em frame e OK!

 

Perguntas :

 

deliton mas como eu crio minha fase?
Resposta : Se você for criar um Fã game por exemplo Sonic você poderá baixar LIBs de Multimedia Fusion ou Game Factory para ja ter os personagens e grounds (pisos) pronto dai é só criar os fundos e monstros.

Onde eu posso baixar essa tal de LIBs?

Resposta : Em quase todos os sites de programação de games na categoria : MMF

Se tiverem Dúvidas perguntem!

 

fiz esse tutorial no dorum uol jogos http://forum.jogos.uol.com.br/viewtopic.php?t=1528821 ,mas ja que ninguem ligou ou deu a minima atenção passei para a otnet.

 

Tutorial 100 % by Me

Compartilhar este post


Link para o post
ElfKiller    36
ElfKiller

Aprovado.

Compartilhar este post


Link para o post
luishtfs    1
luishtfs

Nossa..procurava isso há tempo viu...e achei aqui..HAha..Valeu brigadão !

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×