Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fighters

Características Principais de um Sprite

Recommended Posts

Fighters    3
Fighters

Introdução

 

Mais um tutorial do Galiant já estou ficando mal de tanto falar esse nome :cry:

 

Tamanho

 

Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites:

De fato é bem simples:

 

• Sprite pequeno porte (carregável)

 

Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack backpackru0.gif e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels..

squaresy3.png

 

• Sprites de médio porte

 

Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiva do Tibia

bodyms6.png

 

• Sprites de grande porte

 

A grande maioria dos sprites de grande porte segue um padrão de 64x64 Pixels no eixo de base(chão), é o caso de Pedras, Estátuas, Mesas, e grande parte dos itens que compõe o cenário:

barrellev0.png

 

Luz

 

• Direção da Luz

 

Uma das regras mais importantes e obrigatória caso seu intuito em fazer sprites seja criar itens para o Tibia: A LUZ VEM DO NOROESTE, mas mesmo assim, ainda existe luz vinda das demais fontes naturais e refletidas pelas superfícies. Como no esquema a seguir:

luzga9.png

Sendo assim, seu sprite recebe luz de todas as direções, mas preferencialmente pelo Noroeste.

 

Perspectiva

 

• A perspectiva é teoricamente bem simples também, basta você seguir os padrões de formato estabelecidos pela Cipsoft[Art1:1] e desenhar seguindo uma orientação diagonal: Como no esquema:

perspectivapv8.png

 

Introdução Paint

 

Bom galera, é fato que muitos de nós ja abominaram o PAINT muitas vezes, mas uma prova de que ele é a chave para o sucesso de muitos é que, todo sprite é feito no paint, logo todos os itens mais belos bem desenhados que vcs ja viram vieram do mesmo lugar, e esse lugar é o Paint.

 

• Onde está o Paint?

 

O primeiro de tudo é localizar o programa PAINT em seu computador, geralmente ele se encontra no seguinte endereço:

 

Menu Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Paint.

 

• Configurando as dimensões da página

 

Assim que abrir o PAINT, é preciso configurar a página para os padrões do Tibia. Para configurar a página siga o exemplo:

atributosyw1.png

IMAGEM/ATRIBUTOS

 

E configure em:

 

32x32 Pixels para Itens de pequeno e médio porte(carregáveis e outfits/humanoides):

atributos1xz1.png

 

64x64 Pixels Para itens de grande porte:

6464oz6.png

 

Principais ferramentas que utilizaremos no paint para fazer Sprites:

 

- Lápispaintok9.png : Usaremos para desenhar e colorir.

- Linhapaintes4.png : Usaremos para dimensionar sprites(Perspectiva) e algumas vezes na pintura criando linhas.

- Conta-gotaspaintys3.png : Usaremos na pintura para captura de cores para o lapis.

- Recorte Quadradopaintxk3.png e Aleatóriopaintzk6.png : Usaremos quando para movimentar o Sprite ou Parte dele ao longo da página

- Lupapaintbi9.png : Usaremos para aumentar seu sprite em duas, seis, oito e Doze vezes

 

 

Créditos: Galiant |Pelo Lindo Tutorial| Again

_Fighters |Por trazer até vocês| GOSTOSO GOSTOSO

Editado por _Fighters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lester666Bunny    0
Lester666Bunny

Err.. ainda falta uma baiita parte do tutorial O.o tenta completar ele aloc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fighters    3
Fighters

Calma eu estou postanto os tutoriais em topicos diferentes, como se fossem aula,

 

mais sobre as caratacteristicas so tinha isso no posto do Galiant...

O resto vo pegar agora...

Vou ver os tutoriais que eu pego ate eu dormir hoje tenho que dormir cedo, pq amanha vou viajar ;x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LogusDmitrih    0
LogusDmitrih

Bem Interessante ^^

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thales320    0
thales320

Cara era disso mesmu que eu tava precisando, a dica da luz foi bem util e... quem diria que o jogo que mai amo saiu do paint ^^. Thanks!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cathartic Adept    0
Cathartic Adept

Ficou bem legal.

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×