Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
the_labrax

Tutorial C ANSI - 1

Recommended Posts

the_labrax    0
the_labrax

Como o assunto já diz, aqui irei abortar umas coisas basicas da linguagem de programação C ANSI, uma que chegou antes do C++ e fez essa belezura que usamos hoje em programação de otservers... Irei me basear numa apostila da Web... Para facilitar os assuntos e irei abordar apenas as coisas nescessarias... sem ficar aquele maço que ninguém gosta.

 

Em primeiro lugar meu nome é Victor Cardoso e a apostila de trabalho é a da UFMG, apostila de C, do ano de 2003 (caso alguém queira baixar, para acompanhar ou ver separadamente), e o programa utilizado para compilar(transformar o projeto para um executavel) é o Turbo C, (Download AQUI). Só gostaria de pedir, já criticando, pois um usuario pegou o link e simplesmente copiou e se vantageou em cima de mim, não está mais disponivel. Gostaria que o usuario deleta-se antes de qualquer coisa. Um por todos e todos por um.

 

Aula 1

:arrow: Como qualquer linguagem de programação... o C, tem vários programas de base, como processadores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas operacionais, programas de comunicação, programas para a automação industrial, gerenciadores de bancos de dados, programas de projeto assistido por computador, programas para a solução de problemas da Engenharia (como por exemplo as faceis calculadoras que existem por ai, muitas pessoas criam umas e outras, podendo ser somadas funções para soluções... como por exemplo PI entre outras coisas...), Física, Química e outras Ciências.

 

Aula 2

:arrow: C é "Case Sensitive", como o titulo já diz, cada letra faz a diferença, 'A' é diferente de 'a', "Peixe" é diferente de "pEixe" e assim por diante, por isso, em C não pode se esquecer disso, pois, o codigo pode ficar errado e o compilador não aceitara(como os comandos "if", "for", "case", "switch" e muitos outros).

/*Programa feito por Victor CardosoSobre a base de ensino, 04/12/2006*/#include <stdio.h>int main(){        printf("Olá! Tudo dentro?");        return 0;}
(Tutorial de Instalação e Programação no Turbo C 3.0, com imagens)

 

Pontos a serem lembrados desse programa:

Comentarios, como o que eu fiz no começo do programa /* TExTO */ (entre os /* e */), // TEXTO ( na linha ) não são contados no programa, sendo que não alterará nada no programa e só facilitara para outro momento que você esteja vendo.

 

Headers File, arquivos de cabeçalho, são aqueles que dão as funções, e com isso você podera utiliza-los nos programas, sendo que se você colocar com <stdio.h> ele incluira o que está na pasta 'include' do seu compilador, e com "info.h" ele incluira o que está na pasta do seu projeto (depois será visto melhor).

 

Funções, como a int main(), é uma função que o retorno será um numero inteiro, também tem outros tipos de retorno, char, float... (int, será visto também posteriormente), e main é a função que inicia o programa, a base de onde vai acontecer tudo.

 

Return 0, é o retorno da função, cada função retorna um valor, um calculo que gerará a função final, podendo, como dito antes, geração de códigos e formulas, para fisica, engenharia, ciencias, outros calculos. Para o programa não ficar um nó, separamos em funções, que chamaremos para fazer uma determinada ação, sem repetirmos muito e se confundirmos.

 

Chaves { e }, ligam o que é de cada programa, isso é, o que tem na função, o código no geral, que podem ser abertas mais e etc, gerando um código mais complexo. CADA CHAVE TEM A SUA PORTA.

 

Atenção: Para um programa de C e de qualquer programa ficar organizado, no programador, é recomendado colocar um espaço de tab, (tabulação), para cada chave que se abre {, e diminuindo o espaço para as que se fecham, }. Isso ajudará a resolver problemas em certas zonas do código, que você poderá não estar vendo o erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Magus    2
Magus

Ótimo tópico. (+ 50ot$)Movido para a seção de programação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BieL    1
BieL

roxto aprendenu C++ no OTNET xDDark'Igor ivc ja me deram uma noçao do q eh C++vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Baxnie2    0
Baxnie2

agora me diz cmo fikaria uma calculadora que nem a minha em ansi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
the_labrax    0
the_labrax

@BaxnieSão poucas coisas que mudam, são mais as funções e as estruturas, (já faço..)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Steeled   
Convidado Steeled

eu tenho uma duvida, ANSI C é o C99 ou o C90?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Baxnie2    0
Baxnie2

isso so dev servi pra programas enormes q kd int faz uma enorme diferença como jogos e programas d server

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Samurai    0
Samurai

bom tuto......

parabens

 

aprovado!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SiegHarD    0
SiegHarD

Bom tuto vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DuDz    0
DuDz

@SiegHard

 

Usuário alertado.

 

@topic

 

Para evitar flood, irei fechar o tópico.

 

Fechado.

 

Abraços,

 

//DuD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×