Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Scarela

Aula 4: Fluxo de dados(Parte 2)

Recommended Posts

Scarela    0
Scarela

Python

Aula 4

Controle do fluxo de dados

(Parte 2)

 

Olá novamente. =)

E aqui estamos com a Aula 4 ;)

Essa aula é a segunda parte do controle de fluxo de dados.Aqui aprenderemos mais três coisas fundamentais: o comando break, o comando pass e definição de funções.

O comando break

O comando brake serve pra interromper uma ação.Por exemplo, vamos utilizar o código para se fazer uma sequência Fibonacci:

 [/size]
[size=2]a, b = 0, 1[/size]
[size=2]>>> while b < 500:[/size]
[size=2]            print b[/size]
[size=2]            a, b = b, a+b[/size]
[size=2]

Muito bem, agora vamos utilizar o break nesse código.Logo abaixo, do “a, b = b, a+b” devemos acrescentar um comando if.Veja abaixo como ficaria:

 [/size]
[size=2]>>> while b < 500:[/size]
[size=2]            print b[/size]
[size=2]            a, b = b, a+b[/size]
[size=2]            if b > 100:[/size]
[size=2]                        break[/size]
[size=2]

Ou seja, aqui dizemos que, quando b passar a valer mais de 100, independente de ser menor que 500(como estabelecido no código) ele responderá ao código break, que irá encerrá-lo ali.Faça o código e perceba: ele só irá mostrar número menores que 100, portanto irá parar no 89.

O comando pass

O comando pass é utilizado em determinadas condições, nas quais não deve ser feita absolutamente nada.

“Mas é só isso? 0.o”

Sim! Simples não? ^^

Para exemplificar vamos utilizar o código que vimos na aula passada, quando estávamos aprendendo o comando if, porém com o pass:

Primeiro, vamos definir o valor de x:

x = 0

Certo, x vale zero.Agora vamos ao código:

 [/size]
[size=2]if x < 0:[/size]
[size=2]            print('x é um número negativo')[/size]
[size=2]elif x == 0:[/size]
[size=2]            pass[/size]
[size=2]else:[/size]
[size=2]            print('x é um número positivo')[/size]
[size=2]

Legal, o que apareceu na tela?

NADA.

Quer tirar a prova, mude o valor de x e torne a digitar o código.Sempre que for zero não irá aparecer nada, porém, quando negativo ou positivo, as strings serão retornadas.

• Definindo funções

Chegamos em uma parte de EXTREMA importância: a definição de funções.

Já percebeu que, quando você utiliza o código que utilizamos para explicar o comando if, toda vez que você for usá-lo terá que determinar um valor para a variável e depois digitar o código inteiro novamente?Não seria melhor digitá-lo apenas uma vez e poder usá-lo quantas vezes quiser?

É exatamente disso que se trata a definição de funções.Vamos criar uma função que responda sempre ao mesmo código.Em um programa serão criadas inúmeras funções.

Vamos usar de exemplo o mesmo código que usamos na aula sobre o comando if.

Antigamente para utilizar esse código você sempre dava um valor a variável desejada e depois digitava o código, respectivamente:

>>> x = 0

>>> if x < 0:

print('x é um número negativo')

elif x == 0:

pass

else:

print('x é um número positivo')

Agora vamos criar uma função que use esse código.Para isso iremos utilizar o comando def.

-Estrutura do comando:

O comando def sempre será utilizado da seguinte forma:

Comando def, nome da função, (variável utilizada), dois pontos

Bom.Agora vamos mostrar como funciona:

 [/size]
[size=2]def f(x):[/size]
[size=2]            if x < 0:[/size]
[size=2]                        print('x é um número negativo')[/size]
[size=2]            elif x == 0:[/size]
[size=2]                        print('x é igual a zero')[/size]
[size=2]            else:[/size]
[size=2]                        print('x é um número positivo')[/size]
[size=2]

- Na primeira linha digitamos o comando: def f(x):

Como dito anteriormente:

def: comando utilizado para definir uma função

f: o f é o nome da função.O nome da função é escolha sua, você pode dar o nome que bem entender.

(x): x é a variável da função f(se você já estudou funções na escola, com certeza entendeu o f(x) ;) )

Dois pontos: como nos demais comandos, é definida a “abertura” da função na primeira linha.O código e os detalhes serão apresentados nas linhas debaixo.

- Após a linha do comando def, temos o código digitado normalmente.

Ué, eu dei enter e não apareceu nada, por que? Por que no código eu não dei o valor de x? 0.o

Simples! Não apareceu nada porque você não digitou o código puro e rodou ele: você colocou o código dentro de uma função, e ela agora está pronta para ser utilizada.

Você não especificou o valor de x porque agora ele é realmente uma variável: o valor dele irá variar com a sua vontade.

Explicando:

Agora que a função está pronta, basta chamá-la.A função definida foi f e, a variável que deve ser dada é x. Para utilizar a função, vamos atribuir o valor x da seguinte maneira:

A função é f(x).

X deve ser substituído pelo valor desejado.Vamos supor que seja 100.Então ficará assim:

f(100)

Basta digitar isso e apertar enter.

Mas e agora?Você digitou f(100) e quer utilizar outro valor agora?

Não será necessário digitar novamente o código nem refazer a função: ela está pronta.Basta chamá-la novamente, atribuindo um valor diferente a x. Por exemplo:

 [/size]
[size=2]>>> f(50)[/size]
[size=2]x é um número positivo[/size]
[size=2]>>> f(32)[/size]
[size=2]x é um número positivo[/size]
[size=2]>>> f(-15)[/size]
[size=2]x é um número negativo[/size]
[size=2]>>> f(0)[/size]
[size=2]x é igual a zero[/size]
[size=2]>>> f(100)[/size]
[size=2]x é um número positivo[/size]
[size=2]

Resumindo: poderá ser utilizada quantas vezes você quiser, com o valor que você desejar.

Essa aula termina por aqui ;)

Aprendemos então:

-Comando break

-Comando pass

- Definição de funções

Em breve: Aula 5: Definição de funções

ps: sei que vimos definição de funções nessa aula, porém esse é o básico.Veremos mais sobre elas nas próxima aula ;)

Qualquer dúvida basta postar ;)

Abraços

Scarela :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kisin~*    0
Kisin~*

Muito bom! Eu tava com uns problemas na definição de funções, mas já entendi. =P

Esperando mais aulas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fael777    0
fael777

Me ajudou muito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lallau    0
lallau

ta bom né, agora so falta a 5ª aula que ta... 5 meses atrasada, espero que possa ter vontade de continuar aqui, pois realmente é decepcionante :/ pela falta de usuarios :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kinabr    0
kinabr

@lallau

Eu até poderia dar aulas de python(visto que eu tenho um bom domínio dessa linguagem, e também seria uma boa revisão). No entanto, eu, particulamente, recomeçaria o curso, abordando a linguagem de forma diferente, por exemplo, eu não começaria a falar de listas tão cedo assim, até por que para usar, eficientemente, listas, dicionários, tuplas(que são praticamente inúteis) e relacionados precisamos saber bem como funcionam comandos do estilo if, elif,else, while e for.

 

Caso alguém queria que eu comece a postar aulas de python, eu não tenho impedimentos, é só vocês pedirem.

 

No mais, acho o python uma linguagem, no mínimo, muito boa para iniciantes, e que deve ser aprendida antes de C++ e JAVA(e adjacentes).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lallau    0
lallau

concordo contigo:

 

mas...

 

se vai fazer as aulas ja vou avisando

 

não espere retorno nenhum, nem agradecimentos nem posts comentando

pq isso aqui eh uma coisa... que nem reconhece

 

eh foda :/

 

mas eu acho bom recomeçar mesmo :P

 

outra coisa, acho q python poderia ter mais destaque

 

uma coisa que o professor de algoritmos deu um breve comentario:

 

"...que eles querem passar todos os scripts do linux de perl para python..."

 

isso foi algo mto rapido, na primeira aula isso, sem mtos detalhes..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kinabr    0
kinabr

@lallau

Eu não espero retorno, vai ser mais como uma diversãozinha, eu revejo certas coisas que estão enterradas aqui, e algumas pessoas aprendem.

 

Cara, o python , ele não tem mais destaque simplesmente por não ser uma linguagem de alto desempenho, para você ter uma noção o C++ é 5 vezes mais rápido que o python, em média. Python é BEM útil, mas vai depender do tipo de aplicação que você deseja. Apesar que, o python tem uma comunidade muuuuuito grande( e aqui na UFRJ a primeira linguagem para todos é o python).

 

Well, verei isso direitinho, mandarei mp para um moderador ou adm do fórum( caso precise de permissão para substituir o curso, etc) e depois do dia 10/12 eu posso começar direitinho um curso de python.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lallau    0
lallau

cara, to loko pra começar a ver :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×