Boleta 1 #1 Posted October 25, 2006 Olá a todos! Continuando com a série de Tutorias sobre Visual Basic, irei hoje mostrar como usar formalmente a função MsgBox, visto no artigo anterior e o uso das InputBox. É expressamente recomendado aos iniciantes, que leiam este tópico antes de continuar a leitura deste. Aviso anterior: Tudo que estiver em uma explicação e estiver destacado com um azul negritado, você aprenderá a utilizar em outras aulas, então não se preocupe com eles agora. Vamos começar então: O Comando MsgBox: Sua sintaxe é a seguinte: MsgBox [texto], [tipo], [titulo]Lembrando que em toda sintaxe, iremos substituir as partes com [] (colchetes). Onde está escrito [texto], você irá substituir por um texto qualquer. Lembre que se você não estiver recebendo valores de uma variavel, você irá colocar o texto entre aspas (o que é o nosso caso). Onde está escrito [tipo], irá ser substituido por constantes. Constantes são valores comuns do compilador que são transformados em palavras para melhor identificação. A maioria delas representa valores numéricos. No caso da MsgBox, as principais constantes são: vbInformation - Define uma caixa de texto como tipo de informação. vbCritical - Define uma caixa de texto como um tipo critico. vbExclamation - Define uma caixa de texto como tipo de atenção. vbOkOnly - Define a caixa de texto somente com o botão Ok vbApplicationModal - Faz com que todo o programa pare até que a caixa de texto seja respondida. Não que dizer que são só essas que existem. Existem várias outras, porém não entraremos em detalhes. Onde está escrito [titulo], será substituido pelo título (também entre aspas). Um exemplo de código seria: MsgBox "Olá Mundo! Você é tão belo!", vbExclamation + vbOkOnly, "Mundo"Note que acima eu incorporei duas constantes usando o operador. A função InputBox: É bem parecida com a MsgBox, porém nela você adiciona um texto. Sua sintaxe é: InputBox [texto], [titulo]As regras de uso são parecidas com as da MsgBox, porém, note que não é possivel insirir tipos à ela. Um exemplo de código é: InputBox "Digite Seu Nome:", "Nome"Exercícios:Faça com que o programa imprima na tela uma mensagem e logo em seguida pessa uma informação. Dica: coloque um código abaixo do outro. Espero que tenham gostado Abraços, //Bol~ Share this post Link to post Share on other sites
Guest macarao3 #2 Posted November 18, 2006 Muito BOM...BOM BOM BOM xDDDAPROVADO!+ esse programa e bem conplicadinhu hein uhAuHAUAH+ com força de vontade da pra aprender con serteza http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif Share this post Link to post Share on other sites
Axe 0 #3 Posted November 19, 2006 passei no teste kra mtu louco ^^ eu trokei os escritos e percebi q um fala o titulo outro oq t adentro e tals curti kra parabens amei a aula ^^ vo pra pro x:) Share this post Link to post Share on other sites
Guest Fenris #4 Posted November 19, 2006 Legal suas aulas.. to comecando a le agora..ta ate dano vontade de aprende mais sobre VB http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif mas tem uma coisa q nao intedi..como faço para armazena o q foi escrito no input?! Share this post Link to post Share on other sites
Zero 0 #5 Posted November 19, 2006 Fenris, a InputBox é uma função, isto é retorna um valor. E o valor que essa função retorna é o conteúdo do seu campo de texto. Logo, você pode fazer assim: Dim sVar As StringsVar = InputBox("Digite seu nome:", "Meu Programa")Lembre-se: em Visual Basic utilizamos parenteses delimitando os parametros de funções sempre que houver um retorno, porém só nesse caso.Abraços! Share this post Link to post Share on other sites
Vufusuf 1 #6 Posted December 5, 2006 Ae, vo acompanha todos tutos!! muito bom tuto boleta ^^ Teachers, confere meu exercicio ae http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif Private Sub Command1_Click()Dim nomeVar As StringnomeVar = InputBox("Qual seu nome?", "Meu Programa", "Dijite seu nome aqui")MsgBox "Seu nome é " + nomeVar, vbOKOnly, "Ta ai seu nome"End Sube olha o que eu consegui faze tambem Private Sub Command1_Click()Dim nomeVar As StringanoVar = InputBox("Dijite o ano em que você nasceu", "Qual sua idade?")Dim idadeVar As IntegeridadeVar = 2006 - anoVarMsgBox "Você tem " & idadeVar & " anos", vbOKOnly, "Sua idade"End Sub http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif So uma uma coisa que quero intender, que usei no meu exercicio Onde usei String significa que a resultante da variavel vai ser escrita, e Integer significa que que a resultante tem que ser em forma de numero é isso???? (EDIT: tive esa resposta na Aula 3, malz por não ter procurado) E como eu coloco uma condição (IF) dentro do que a pessoa escreveu no input?? quero fazer assim, se ela escrever letras na InputBox, aparecer uma msgBox escrito que so pode escrever numeros. Valeu, Vufusuf Share this post Link to post Share on other sites
Boleta 1 #7 Posted December 5, 2006 Olá Vufusuf! Antes de responder sua dúvida, tenho uma observação à fazer: Você sempre deve declarar as variáveis antes de qualuqer código do programa. Isso pode causar erros futuramente, além de organizar o código. Sobre a condição, vou bolar aqui um código para verificar se há caracteres diferentes de numeros: Dim i As IntegerDo While i <= 254If InStr(1, anoVar, i) Then MsgBox "Use Apenas números!", vbCritical + vbOkOnly, "Atenção!"Exit SubEnd IfIf i = 47 Then i = 58Elsei = i + 1End IfLoopNote que o código deve estar após a variavel ter recebido seus valores. Espero que seja útil. Abraços, //Bol~ Share this post Link to post Share on other sites
Vufusuf 1 #8 Posted December 6, 2006 Ata, intendi, valeu ae Bol E sobre as variaveis, aprendi ao decorrer das minhas aulas ^^ Valeu, Vufusuf Share this post Link to post Share on other sites
Jovial 2 #9 Posted December 24, 2006 to gostando vou ver todaas as aulas, por inquanto ta nota 10 Share this post Link to post Share on other sites
Kepow 0 #10 Posted January 5, 2007 Ae tio Boleta... Eu sei um pouco de Java, mas tou achando VB muuuito mais fácil xD Eu dei uma espiada alí no code do Vufusuf e deixei ele melhorzinho, mas o filho da mãe não mostra o nome, eu acho que é pq eu coloquei em sub-rotinas diferentes... Dá aí uma olhada plz: Dim nomeVar As String Private Sub Command1_Click() MsgBox "Parabéns " + nomeVar, vbOKOnly, "Muito Obrigado" End Sub Private Sub Form_Load() Dim nomeVar As String nome = InputBox("Digite Seu Nome", "Ola", "Digite seu nome") End Sub Share this post Link to post Share on other sites
Dopado 0 #11 Posted January 13, 2007 Misturei a aula 2 e a aula 3 jaja vo faze um com InputBox falta testa um poko aki xD Private Sub Command1_Click() Dim Texto As String Dim Numero As Integer Dim Numero1 As String Texto = "Isto é um teste de variáveis! " Numero = "15000" Numero1 = Numero MsgBox Texto & "Não Leia o Numero Adiante -> " & Numero1, vbOKOnly + vbInformation, "Teste Sim!" End Sub Private Sub Command2_Click() Dim Nome As String Dim Idade As Integer Dim Fidade As String Dim Agora As String Nome = "Meu Apelido é Nick. " Idade = "14" Fidade = Idade & " anos de idade!" Agora = "Agora você sabe sobre mim;)" MsgBox Nome & "Tenho " & Fidade & " " & Agora, vbOKOnly, "Testando variaveis!;D" End Sub Share this post Link to post Share on other sites
Shadow Brother 0 #12 Posted January 20, 2007 mtooooo bom! to amandooo VB mto mais facil que Delphi xD Share this post Link to post Share on other sites
BaiaNu_Madera 0 #13 Posted January 25, 2007 @Boleta tipo.. eu kero saber como faz pra gravar o nome numa lista tipo o Ip Changer [Asprate] que vc pode gravar o IP aí qd vc kiser.. eh soh ir lah e pegar =] ensina ae *.* Share this post Link to post Share on other sites
Flatronez 1 #14 Posted March 15, 2007 Ae Boleta, consegui fazer esse programinha: Private Sub Command1_Click() Dim Nome As String Dim Idade As String Nome = "Douglas" Idade = 15 MsgBox "Meu nome é: " & Nome & " " & "E eu tenho: " & Idade & " anos." MsgBox "Agora seus dados." Dim Nome2 As String Dim Idade2 As String Nome2 = InputBox("Digite seu nome", "Nome") Idade2 = InputBox("Digite sua idade", "Idade") MsgBox "Seu nome: " & Nome2 & " " & "Sua idade: " & Idade2 & " anos." MsgBox "Obrigado!" End Sub Share this post Link to post Share on other sites
Vufusuf 1 #15 Posted March 15, 2007 Olá Fratonez, Você cometeu o mesmo erro que eu, quando comecei a acompanhar essas aulas. Se você subir um poco o tópico irá ver, hehe. Você tem que declarar todas as variáveis antes de qualquer código, no seu caso, você declariou 2 variáveis de forma correta (no início) e 2 no meio, isso pode causar possiveis erros. o certo seria: Private Sub Command1_Click() Dim Nome As String Dim Idade As String Dim Nome2 As String Dim Idade2 As String Nome = "Douglas" Idade = 15 MsgBox "Meu nome é: " & Nome & " " & "E eu tenho: " & Idade & " anos." MsgBox "Agora seus dados." Nome2 = InputBox("Digite seu nome", "Nome") Idade2 = InputBox("Digite sua idade", "Idade") MsgBox "Seu nome: " & Nome2 & " " & "Sua idade: " & Idade2 & " anos." MsgBox "Obrigado!" End Sub E outra coisa é que você declarou a idade como string, não que esteja errado, pois você não usou a variável para nenhuma operação matemática, mas se você declarou como string, você coloca o valor entre " " (aspas). ou seja [...cerveja, 0.o]: Idade = "15" Talvez tenha outro erros, mas pelo que eu vi é só. E é clario você pode deixar o code mais "bonito", como colocar todas variáveis em uma só linha, mas isso você pega com o tempo. Se você está começando agora está muito bom. Flw's Share this post Link to post Share on other sites
DrEaMs 0 #16 Posted March 20, 2007 Boleta ou Vufusuf Olha o q acontece: Eu fiz que nem o flatronez.. so que quando eu vou digitar a idade, se eu digitar letras... sempre da pau.. e eu queria arrumar isto.... tipo pra aparecer uma janela falando que so poderia ter numeros.. sei n... como que faz? FLwsss Share this post Link to post Share on other sites
Fozz 0 #17 Posted April 17, 2007 Private Sub Command1_Click() MsgBox "Essa informação é muito importante!", vbOKOnly, "AVISO" InputBox "Escreva seu nome:", "Nome" End Sub[/b] o/ roxx flw Share this post Link to post Share on other sites
Negativi 0 #18 Posted October 29, 2007 Private Sub Command1_Click()MsgBox "Coloque aqui seu Nome", vbOKOnly, "Negativi - Aula2" InputBox "Coloque seu nome abaixo", "Negativi - Aula2" End Sub Acho que foi isso que você pediu né Boleta? U.U Parabens! Share this post Link to post Share on other sites
lucas edson 0 #19 Posted December 28, 2007 [Retirado Por está no local errado] Share this post Link to post Share on other sites
Tairone 0 #20 Posted December 28, 2007 Lucas Edson. Você postou no local incorreto. Faça um topico para mostrar sua Caculadora Ou ensinando a fazer uma :] Share this post Link to post Share on other sites