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O comando addEvent

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O comando addEvent

 

 

Introdução

Olá a todos, este é meu primeiro tutorial e venho falar a vocês da função "addEvent(callback, delay, ...), uma função muito utilizada quando se necessita utilizar o tempo. Bom, ela é bem simples, observe abaixo:

 

 

Definições

Abaixo as definições da função:addEvent(callback, delay, ...)

*addEvent é a função executada

*( é abertura de um conjunto de parâmetros

*callback é a função externa a ser executada (você entenderá isto daqui a pouco)

*delay é o tempo que deve ser esperado (explicarei daqui a pouco)

*... é a demonstração de parâmetros adicionais (como direi a seguir)

*) é o fechamento dos parâmetros

 

 

Exemplo e Explicação

Bom, aqui vai um exemplo, desta aplicação:

function onSay(cid, words, param)

addEvent(TesteExeccute, 2 * 1000, cid, 12, 13)

end

 

function TesteExeccute(cid, valor1, valor2)

local soma = valor1 + valor2

if soma ~= nil then

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "O Resultado é: "..soma)

end

return TRUE

end

Primeiramente note as cores e as definições que estão acima.

Neste caso, quando disser !teste por exemplo, ele irá executar a função TesteExeccute após 2 segundos, note a multiplicação de 1000, pois o valor deve ser em milisegundos (segundos/1000), este método é bastante útil, uma vez que se tem a determinação de valores iniciais (olhe o link do script no final do tópico). Outros dois dados devem ser notados, o cid, o 12 e o 13. Mas e daí? Que porcaria de valores 1 e 2 são esses? Vou dizer uhahua, bem, o ... neste caso representa "cid" e "12" e "13", ou seja, parâmetros. O cid tem função essencial, onde deve orientar o player, uma vez que perde-se quem executa a ação com o fim da função. Note também a presença do uid na segunda função, que é equivalente ao cid no caso, pois foi esse o valor declarado. Caso declarássemos o valor PeJuGe no lugar de cid, uid seria PeJuGe, o mesmo vale para 12 e 13.

 

 

Ou Seja...

Bom, podemos concluir então que demos colocar primeiramente a função executada, o tempo em milisegundos e depois os parâmetros que serão determinados na próxima função. Caso queiram um exemplo prático desta aplicação, visitem meu tópico sobre o Fast Food Delivery Script (escrito por mim =D): http://forums.otserv.com.br/showthread.php?120968-Fast-Food-Delivery.

 

 

Como Instalar

Para os que desejarem testar esse mini script, que serve apenas para enviar uma mensagem após 2 segundos uhauha, basta colar este trecho no talkactions.xml :

<talkaction log="yes" words="!teste" event="script" value="teste.lua"/>
e criar o arquivo teste.lua na pasta scripts (copie qualquer arquivo, renomeie e cole o conteúdo =D)

 

 

Obrigado

Bem, é isto, qualquer dúvida postem no tópico. Lembrem-se de sempre "freqüentar" as aulas deste fórum e comentar hehe ^^.

 

Grato, PeJuGe

Editado por Mickfern

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Mock    32
Mock

Comentario: De cada 20 topicos postado aqui um se destaca. e sse um é o seu ;D

 

Aprovadoico_aprovado.png & Movidoicon_movido.giffechado22xnux7.gif

 

mock.png

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pejuge2    1
pejuge2

Desculpe a demora para responder :/. Muito obrigado Mock ^^, segundo tópico meu que você aprova hehe. Estou meio parado com os posts (o vício no jogo é maior lol), mas fim janeiro estou voltando com tudo, scripts novos e tutoriais como este. :)

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thiaguitoe    0
thiaguitoe

eu gostei, me ajudou mto

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CrimAngel    1
CrimAngel

concordo com o comentario acima,me ajudou muito,estava precisando para fazer um script meu aqui,vlw

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pejuge2    1
pejuge2

Muito obrigado pelos comentários, fico feliz em ter ajudado ^^.

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Welkin Guide    0
Welkin Guide

Definitivamente, um ótimo tutorial.

Explica tudo.Meus parabéns!

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ADM Dark    0
ADM Dark

Muito Legal

Agora sei montar um pra mim :)

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Demoniac Maker    0
Demoniac Maker

Bem Explicado... ta virando o Mock da Vida

 

 

Brincadeira igual a o Mock nem tirando xerox

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Markim Bozi    0
Markim Bozi

pó.obrigadão isso ajudo meus script bastante se não fosse você

valeu

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Antharaz    4
Antharaz

{S}ó uma corrigida em um errinho...

 

{O} correto seria colocar

 

doPlayerSendTextMessage(uid, 22, "O Resultado é: "..soma)

 

no lugar de

 

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "O Resultado é: "..soma)

 

{P}ois o citizen ID foi atribuído a variável uid na função TesteExeccute.

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pejuge2    1
pejuge2

Obrigado Anharaz, realmente estava errado, é que não me atentei a esse detalhe ^^.

 

Atenciosmente,

PeJuGe

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felipe00    0
felipe00

N entendi nda shaushauhsuahsua z.z

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