Tio Gordo 8 #1 Postado 10 Novembro, 2007 Bem, estarei ensinando hoje como criar monstros desde a defesa, velocidade até o loot que ele irá dropar. Um código de um monstro: (caso: Dragon Lord) : <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><monster name="Dragon Lord" species="fire" nameDescription="a dragon lord" race="blood" experience="2100" speed="200" manacost="0"> <health now="1900" max="1900"/> <look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/> <targetchange interval="60000" chance="0"/> <strategy attack="100" defense="0"/> <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illusionable="1"/> <flag convinceable="0"/> <flag pushable="0"/> <flag canpushitems="1"/> <flag staticattack="50"/> <flag lightlevel="0"/> <flag lightcolor="0"/> <flag targetdistance="1"/> <flag runonhealth="210"/> </flags> <attacks> <attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/> <attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/> <attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/> <attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/> </attacks> <defenses armor="32" defense="34"> <defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/> </defenses> <immunities> <immunity physical="0"/> <immunity energy="0"/> <immunity fire="1"/> <immunity poison="1"/> <immunity lifedrain="0"/> <immunity paralyze="0"/> <immunity outfit="0"/> <immunity drunk="1"/> <immunity invisible="1"/> </immunities> <voices interval="2000" chance="5"> <voice sentence="YOU WILL BURN!"/> <voice sentence="ZCHHHHHHH!"/> </voices> <loot> <item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/> <item id="2033" chance="1818"/> <item id="1976" chance="3333"/> <item id="2413" chance="5000"/> <item id="2498" chance="888"/> <item id="2492" chance="733"/> <item id="2414" chance="1000"/> <item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/> <item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/> <item id="1987" chance="50000"> <inside> <item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/> <item id="2392" chance="1428"/> <item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/> <item id="2528" chance="2333"/> </inside> </item> </loot> </monster> Parte 1 da explicação: <monster name="Dragon Lord" -> Essa parte é simples, é o nome que você dará a criatura. species="fire" -> É a espécia da criatura, o Dragon Lord é uma criatura de fogo, então utilizamos "Fire", mas tem o caso do Undead Dragonpor exemplo que sua species é Undead, isso serve mais para um tipo de classificação, tipo os nossos aracnídeos, etc. nameDescription="a dragon lord" -> Nessa tag é o que vai aparecer quando agente der look sob o monstro. Tipo com os itens: You see a magic plate armor (Arm:17). It weights 85.00 Oz. This armor is an enchanted plate armor. race="blood" -> Essa área como o nome diz, é a Raça da criatura. Essa tag é utilizada na hora de tirar o dano, por exemplo a race="blood" é o dano normal que agente tira, quando sai do bixo aquele dano vermelho, por exemplo o race="undead" é um dano acizentado, tipo o que sai dos skeletons, etc. experience="2100" -> Essa tag é a quantidade de experiência que uma criatura vai dar para o player, lembrando que esse número será multiplicado pela quantidade de vezes que você escolheu nos multipliers dentro do arquivo config.lua de seu OTServer. speed="200" -> Aqui é a valocidade de movimentação do bixo, quanto maior ela for mais rápido o bixo irá se movimentar. manacost="0"> -> Essa última tag é a quantidade de mana que gastará para um player sumonar uma criatura desse tipo, se ela for igual a zero, é porque a criatura não poderá ser sumonada (Lembrando que para ela não ser sumonada teremos que mecher em outra parte, que mais abaixo estarei explicando). Parte 2 <health now="1900" max="1900"/> <look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/> <targetchange interval="60000" chance="0"/> <strategy attack="100" defense="0"/> Explicando: <health now="1900" max="1900"/> -> Health now é a quantidade de vida que o bixo tem nesse exato momento. max é a quantidade máxima de vida do bixo. <look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" -> Essa tag é o outfit do bixo, ela pode ser mais entendida na hora de mechermos com characters. corpse="2881"/> -> Essa tag corpse é o corpo do bixo quando ele morre, então no lugar do 2881 você deverá colocar o ID do item do corpo do bixo. <targetchange interval="60000" chance="0"/> -> Essa tag é o intervalo que o bixo terá para mudar o seu alvo de ataque, por exemplo se você vai com um amigo seu matar um Dragon Lord, ele terá um intervalo de 60000 Milisegundos para parar de te atacar e atacar seu amigo. <strategy attack="100" defense="0"/> -> Essa tag é interessante. É a estratégia do monstro, por exemplo quando o player está de Full Attack é porque ele está atacando 100 e defendendo 0, se o player está de balanced attack, é porque ele está atacando 50 e defendendo 50, e se ele está de full defense, é porque o playqer está atacando 0 e defendendo 100, o mesmo ocorre com as criaturas, basta você colocar ali nas tags de attack e defense. Parte 3 <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illusionable="1"/> <flag convinceable="0"/> <flag pushable="0"/> <flag canpushitems="1"/> <flag staticattack="50"/> <flag lightlevel="0"/> <flag lightcolor="0"/> <flag targetdistance="1"/> <flag runonhealth="210"/> </flags> Explicando: <flag summonable="0"/> -> Essa tag indica se o bixo pode ser sumonado ou não (1 para sim e 0 para não). <flag attackable="1"/> -> Essa tag indica se o bixo pode ser atacado ( 1 para sim 0 para não) <flag hostile="1"/> -> Essa tag você indica se o bixo é hostil ou não (1 para sim e 0 para não) <flag illusionable="1"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser ilusionado com a magia Utana Vid de ficar invisivel (1 para sim e 0 para não) <flag convinceable="0"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser convencido com a rune Convice Creature (1 para sim e 0 para não). <flag pushable="0"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser arrastado de um lado para outro (1 para sim e 0 para não). <flag canpushitems="1"/> -> Essa tag indica se quando a criatura mata um player ele pode fazer com que o player drope itens (1 para sim e 0 para não). <flag staticattack="50"/> -> Essa tag indica o ataque estático do bixo, ai é so você colocar a quantidade que você quizer (Recomendado máximo de 100). <flag lightlevel="0"/> -> Indica o level de luz irradiada pelo bixo <flag lightcolor="0"/> -> Indica a cor da luz irradiada pelo bixo <flag targetdistance="1"/> -> Essa tag indica a distância máxima que o seu monstro pode atacar um player. <flag runonhealth="210"/> -> Essa tag indica uma média de Heal para o bixo quando ele se heala. Parte 4 <attacks><attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/> <attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/> <attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/> <attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/> </attacks> Explicando: <attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/> -> Attack name é o nome do ataque no caso melee é o de porrada. Interval é o intervalo entre as pancadas Min é o minimo de dano Max é o máximo de dano <attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/> <attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/> <attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/> As tags acima são as magias do bixo, você deve criá-las dentro da pasta data/spells de seu OT Server e colocá-las aqui, depois seguir as mesmas instruções do ataque Melee. Parte 5 <defenses armor="32" defense="34"><defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/> </defenses> Explicando: <defenses armor="32" defense="34"> -> As defesas da criatura: armor é quanto o armor defende (caso 32) e defense é quanto a criatura defende no geral (caso 34) <defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/> -> Essa tag é a magia de Heal do bixo, intervalo de 6000 milisegundos, numa chance de 70, mínimo de heal é de 30 e o máximo é de 80. Parte 6 <immunities><immunity physical="0"/> <immunity energy="0"/> <immunity fire="1"/> <immunity poison="1"/> <immunity lifedrain="0"/> <immunity paralyze="0"/> <immunity outfit="0"/> <immunity drunk="1"/> <immunity invisible="1"/> </immunities> Explicando: As imunidades. Acima estão listadas cada tipo de imunidade de uma criatura, basta você colocar 1 para que ele tenha imunidade a tal tipo e 0 para que ele não tenha imunidade. Parte 7 <voices interval="2000" chance="5"> <voice sentence="YOU WILL BURN!"/> <voice sentence="ZCHHHHHHH!"/> </voices> Explicando <voices interval="2000" chance="5"> -> Interval é o intervalo em milisegundos para uma fala acontecer. Chance é a chance para ela ocorrer. <voice sentence="YOU WILL BURN!"/> <voice sentence="ZCHHHHHHH!"/> As tags acima são as falas que os bixos tem elas aparecem em vermelho quando você está na áre ade hunt de alguma criatura. Parte 8 <loot><item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/> <item id="2033" chance="1818"/> <item id="1976" chance="3333"/> <item id="2413" chance="5000"/> <item id="2498" chance="888"/> <item id="2492" chance="733"/> <item id="2414" chance="1000"/> <item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/> <item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/> <item id="1987" chance="50000"> <inside> <item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/> <item id="2392" chance="1428"/> <item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/> <item id="2528" chance="2333"/> </inside> </item> </loot> Os loots são simples de serem explicados: o itemid="X" vai ser o ID do item que o bixo pode dropar. a Chance é realmente a chance que o bixo tem de dropá-las. Se você colocar um item de compartimentos você deve inserir a tag <inside> para mostrar que vai cair dentro do copartimento e depois não pode esquecer de fechar a tag: </inside> Se você quizer colocar um item com mais de 1 item juntos por exemplo 10 gold, você tem que utilizar o: countmax="2" -> máximo de quantidade chance1="3222" chancemax="0"/> -> as chances delas cairem Bem, agora podemos criar nossas próprias criaturas, caso queira conferir a sua, ela tem que estar parecido com essa: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <monster name="Dragon Lord" species="fire" nameDescription="a dragon lord" race="blood" experience="2100" speed="200" manacost="0"> <health now="1900" max="1900"/> <look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/> <targetchange interval="60000" chance="0"/> <strategy attack="100" defense="0"/> <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illusionable="1"/> <flag convinceable="0"/> <flag pushable="0"/> <flag canpushitems="1"/> <flag staticattack="50"/> <flag lightlevel="0"/> <flag lightcolor="0"/> <flag targetdistance="1"/> <flag runonhealth="210"/> </flags> <attacks> <attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/> <attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/> <attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/> <attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/> </attacks> <defenses armor="32" defense="34"> <defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/> </defenses> <immunities> <immunity physical="0"/> <immunity energy="0"/> <immunity fire="1"/> <immunity poison="1"/> <immunity lifedrain="0"/> <immunity paralyze="0"/> <immunity outfit="0"/> <immunity drunk="1"/> <immunity invisible="1"/> </immunities> <voices interval="2000" chance="5"> <voice sentence="YOU WILL BURN!"/> <voice sentence="ZCHHHHHHH!"/> </voices> <loot> <item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/> <item id="2033" chance="1818"/> <item id="1976" chance="3333"/> <item id="2413" chance="5000"/> <item id="2498" chance="888"/> <item id="2492" chance="733"/> <item id="2414" chance="1000"/> <item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/> <item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/> <item id="1987" chance="50000"> <inside> <item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/> <item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/> <item id="2392" chance="1428"/> <item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/> <item id="2528" chance="2333"/> </inside> </item> </loot> </monster> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dark 3 #2 Postado 11 Novembro, 2007 Já existe tutoriais explicando como se faz monstros, mas como os outros são meio "antigos" e o seu esta bem explicado, irei aprova-lo Obrigado por contribuir com o forum Aprovado Movido (Scripting -> Tutoriais) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mionzinho 0 #3 Postado 11 Novembro, 2007 Iae; ~> Muito bom tutorial, como disse nosso amigo acima, ja existe vários tutoriais, mas o seu ta bem organizado e eu nem sabia da Parte 3, no caso as Flags, me ajudo bastante. Abraço e meus parabéns. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Reibnitz 0 #4 Postado 11 Novembro, 2007 Caraca, muito bem explicado. Deve ter dado uma trabalheira, parabéns! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sir fanton 0 #5 Postado 11 Novembro, 2007 bem cara tah bem explicado parabens!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Walzero 0 #6 Postado 12 Novembro, 2007 excelente tutorial vlw! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tio Gordo 8 #7 Postado 12 Novembro, 2007 @galera brigadao @Reibnitz realmente deu trabalho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
plomentes 0 #8 Postado 14 Novembro, 2007 vai ajudar bastante gente que ta comessando gostei Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
[ B a l i l l o ] 0 #9 Postado 15 Novembro, 2007 Daora, mt bem explicado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites