Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Gordo

[N:Fácil] Criando Monstros

Recommended Posts

Tio Gordo    8
Tio Gordo

Bem, estarei ensinando hoje como criar monstros desde a defesa, velocidade até o loot que ele irá dropar.

 

Um código de um monstro: (caso: Dragon Lord) :

 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<monster name="Dragon Lord" species="fire" nameDescription="a dragon lord" race="blood" experience="2100" speed="200" manacost="0">

<health now="1900" max="1900"/>

<look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/>

<targetchange interval="60000" chance="0"/>

<strategy attack="100" defense="0"/>

<flags>

<flag summonable="0"/>

<flag attackable="1"/>

<flag hostile="1"/>

<flag illusionable="1"/>

<flag convinceable="0"/>

<flag pushable="0"/>

<flag canpushitems="1"/>

<flag staticattack="50"/>

<flag lightlevel="0"/>

<flag lightcolor="0"/>

<flag targetdistance="1"/>

<flag runonhealth="210"/>

</flags>

<attacks>

<attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/>

<attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/>

<attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/>

<attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/>

</attacks>

<defenses armor="32" defense="34">

<defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/>

</defenses>

<immunities>

<immunity physical="0"/>

<immunity energy="0"/>

<immunity fire="1"/>

<immunity poison="1"/>

<immunity lifedrain="0"/>

<immunity paralyze="0"/>

<immunity outfit="0"/>

<immunity drunk="1"/>

<immunity invisible="1"/>

</immunities>

<voices interval="2000" chance="5">

<voice sentence="YOU WILL BURN!"/>

<voice sentence="ZCHHHHHHH!"/>

</voices>

<loot>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/>

<item id="2033" chance="1818"/>

<item id="1976" chance="3333"/>

<item id="2413" chance="5000"/>

<item id="2498" chance="888"/>

<item id="2492" chance="733"/>

<item id="2414" chance="1000"/>

<item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/>

<item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/>

<item id="1987" chance="50000">

<inside>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/>

<item id="2392" chance="1428"/>

<item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/>

<item id="2528" chance="2333"/>

</inside>

</item>

</loot>

</monster>

 

 

Parte 1 da explicação:

 

<monster name="Dragon Lord" -> Essa parte é simples, é o nome que você dará a criatura.

 

species="fire" -> É a espécia da criatura, o Dragon Lord é uma criatura de fogo, então utilizamos "Fire", mas tem o caso do Undead Dragonpor exemplo que sua species é Undead, isso serve mais para um tipo de classificação, tipo os nossos aracnídeos, etc.

 

nameDescription="a dragon lord" -> Nessa tag é o que vai aparecer quando agente der look sob o monstro. Tipo com os itens:

You see a magic plate armor (Arm:17). It weights 85.00 Oz. This armor is an enchanted plate armor.

 

race="blood" -> Essa área como o nome diz, é a Raça da criatura. Essa tag é utilizada na hora de tirar o dano, por exemplo a race="blood" é o dano normal que agente tira, quando sai do bixo aquele dano vermelho, por exemplo o race="undead" é um dano acizentado, tipo o que sai dos skeletons, etc.

 

experience="2100" -> Essa tag é a quantidade de experiência que uma criatura vai dar para o player, lembrando que esse número será multiplicado pela quantidade de vezes que você escolheu nos multipliers dentro do arquivo config.lua de seu OTServer.

 

speed="200" -> Aqui é a valocidade de movimentação do bixo, quanto maior ela for mais rápido o bixo irá se movimentar.

 

manacost="0"> -> Essa última tag é a quantidade de mana que gastará para um player sumonar uma criatura desse tipo, se ela for igual a zero, é porque a criatura não poderá ser sumonada (Lembrando que para ela não ser sumonada teremos que mecher em outra parte, que mais abaixo estarei explicando).

 

Parte 2

 

<health now="1900" max="1900"/>

<look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/>

<targetchange interval="60000" chance="0"/>

<strategy attack="100" defense="0"/>

 

Explicando:

 

<health now="1900" max="1900"/> -> Health now é a quantidade de vida que o bixo tem nesse exato momento. max é a quantidade máxima de vida do bixo.

 

<look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" -> Essa tag é o outfit do bixo, ela pode ser mais entendida na hora de mechermos com characters.

 

corpse="2881"/> -> Essa tag corpse é o corpo do bixo quando ele morre, então no lugar do 2881 você deverá colocar o ID do item do corpo do bixo.

 

<targetchange interval="60000" chance="0"/> -> Essa tag é o intervalo que o bixo terá para mudar o seu alvo de ataque, por exemplo se você vai com um amigo seu matar um Dragon Lord, ele terá um intervalo de 60000 Milisegundos para parar de te atacar e atacar seu amigo.

 

<strategy attack="100" defense="0"/> -> Essa tag é interessante. É a estratégia do monstro, por exemplo quando o player está de Full Attack é porque ele está atacando 100 e defendendo 0, se o player está de balanced attack, é porque ele está atacando 50 e defendendo 50, e se ele está de full defense, é porque o playqer está atacando 0 e defendendo 100, o mesmo ocorre com as criaturas, basta você colocar ali nas tags de attack e defense.

 

Parte 3

 

<flags>

<flag summonable="0"/>

<flag attackable="1"/>

<flag hostile="1"/>

<flag illusionable="1"/>

<flag convinceable="0"/>

<flag pushable="0"/>

<flag canpushitems="1"/>

<flag staticattack="50"/>

<flag lightlevel="0"/>

<flag lightcolor="0"/>

<flag targetdistance="1"/>

<flag runonhealth="210"/>

</flags>

 

 

Explicando:

 

<flag summonable="0"/> -> Essa tag indica se o bixo pode ser sumonado ou não (1 para sim e 0 para não).

 

<flag attackable="1"/> -> Essa tag indica se o bixo pode ser atacado ( 1 para sim 0 para não)

 

<flag hostile="1"/> -> Essa tag você indica se o bixo é hostil ou não (1 para sim e 0 para não)

 

<flag illusionable="1"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser ilusionado com a magia Utana Vid de ficar invisivel (1 para sim e 0 para não)

 

<flag convinceable="0"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser convencido com a rune Convice Creature (1 para sim e 0 para não).

 

<flag pushable="0"/> -> Essa tag você indica se o bixo pode ser arrastado de um lado para outro (1 para sim e 0 para não).

 

<flag canpushitems="1"/> -> Essa tag indica se quando a criatura mata um player ele pode fazer com que o player drope itens (1 para sim e 0 para não).

 

<flag staticattack="50"/> -> Essa tag indica o ataque estático do bixo, ai é so você colocar a quantidade que você quizer (Recomendado máximo de 100).

 

<flag lightlevel="0"/> -> Indica o level de luz irradiada pelo bixo

<flag lightcolor="0"/> -> Indica a cor da luz irradiada pelo bixo

 

<flag targetdistance="1"/> -> Essa tag indica a distância máxima que o seu monstro pode atacar um player.

 

<flag runonhealth="210"/> -> Essa tag indica uma média de Heal para o bixo quando ele se heala.

 

Parte 4

 

<attacks>

<attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/>

<attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/>

<attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/>

<attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/>

</attacks>

 

Explicando:

 

<attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/> -> Attack name é o nome do ataque no caso melee é o de porrada.

Interval é o intervalo entre as pancadas

Min é o minimo de dano

Max é o máximo de dano

 

 

<attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/>

<attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/>

<attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/>

 

 

As tags acima são as magias do bixo, você deve criá-las dentro da pasta data/spells de seu OT Server e colocá-las aqui, depois seguir as mesmas instruções do ataque Melee.

 

 

Parte 5

 

<defenses armor="32" defense="34">

<defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/>

</defenses>

 

Explicando:

 

<defenses armor="32" defense="34"> -> As defesas da criatura:

armor é quanto o armor defende (caso 32)

e defense é quanto a criatura defende no geral (caso 34)

 

<defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/> -> Essa tag é a magia de Heal do bixo, intervalo de 6000 milisegundos, numa chance de 70, mínimo de heal é de 30 e o máximo é de 80.

 

Parte 6

 

<immunities>

<immunity physical="0"/>

<immunity energy="0"/>

<immunity fire="1"/>

<immunity poison="1"/>

<immunity lifedrain="0"/>

<immunity paralyze="0"/>

<immunity outfit="0"/>

<immunity drunk="1"/>

<immunity invisible="1"/>

</immunities>

 

Explicando:

 

As imunidades.

Acima estão listadas cada tipo de imunidade de uma criatura, basta você colocar 1 para que ele tenha imunidade a tal tipo e 0 para que ele não tenha imunidade.

 

Parte 7

 

<voices interval="2000" chance="5">

<voice sentence="YOU WILL BURN!"/>

<voice sentence="ZCHHHHHHH!"/>

</voices>

 

 

Explicando

 

<voices interval="2000" chance="5"> -> Interval é o intervalo em milisegundos para uma fala acontecer.

Chance é a chance para ela ocorrer.

 

<voice sentence="YOU WILL BURN!"/>

<voice sentence="ZCHHHHHHH!"/>

 

As tags acima são as falas que os bixos tem elas aparecem em vermelho quando você está na áre ade hunt de alguma criatura.

 

Parte 8

 

<loot>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/>

<item id="2033" chance="1818"/>

<item id="1976" chance="3333"/>

<item id="2413" chance="5000"/>

<item id="2498" chance="888"/>

<item id="2492" chance="733"/>

<item id="2414" chance="1000"/>

<item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/>

<item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/>

<item id="1987" chance="50000">

<inside>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/>

<item id="2392" chance="1428"/>

<item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/>

<item id="2528" chance="2333"/>

</inside>

</item>

</loot>

 

Os loots são simples de serem explicados:

o itemid="X" vai ser o ID do item que o bixo pode dropar.

a Chance é realmente a chance que o bixo tem de dropá-las.

 

Se você colocar um item de compartimentos você deve inserir a tag <inside>

para mostrar que vai cair dentro do copartimento e depois não pode esquecer de fechar a tag: </inside>

Se você quizer colocar um item com mais de 1 item juntos por exemplo 10 gold, você tem que utilizar o:

countmax="2" -> máximo de quantidade

chance1="3222" chancemax="0"/> -> as chances delas cairem

 

Bem, agora podemos criar nossas próprias criaturas, caso queira conferir a sua, ela tem que estar parecido com essa:

 

 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<monster name="Dragon Lord" species="fire" nameDescription="a dragon lord" race="blood" experience="2100" speed="200" manacost="0">

<health now="1900" max="1900"/>

<look type="39" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2881"/>

<targetchange interval="60000" chance="0"/>

<strategy attack="100" defense="0"/>

<flags>

<flag summonable="0"/>

<flag attackable="1"/>

<flag hostile="1"/>

<flag illusionable="1"/>

<flag convinceable="0"/>

<flag pushable="0"/>

<flag canpushitems="1"/>

<flag staticattack="50"/>

<flag lightlevel="0"/>

<flag lightcolor="0"/>

<flag targetdistance="1"/>

<flag runonhealth="210"/>

</flags>

<attacks>

<attack name="melee" interval="2000" min="-62" max="-205"/>

<attack name="dragon firewave" interval="6000" chance="80" min="-50" max="-250"/>

<attack name="dragon fireball" interval="6000" chance="80" min="-95" max="-175"/>

<attack name="dragon firebomb" interval="7000" chance="40" min="-20" max="-20"/>

</attacks>

<defenses armor="32" defense="34">

<defense name="light healing" interval="6000" chance="70" min="30" max="80"/>

</defenses>

<immunities>

<immunity physical="0"/>

<immunity energy="0"/>

<immunity fire="1"/>

<immunity poison="1"/>

<immunity lifedrain="0"/>

<immunity paralyze="0"/>

<immunity outfit="0"/>

<immunity drunk="1"/>

<immunity invisible="1"/>

</immunities>

<voices interval="2000" chance="5">

<voice sentence="YOU WILL BURN!"/>

<voice sentence="ZCHHHHHHH!"/>

</voices>

<loot>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2672" countmax="2" chance1="20000" chancemax="0"/>

<item id="2033" chance="1818"/>

<item id="1976" chance="3333"/>

<item id="2413" chance="5000"/>

<item id="2498" chance="888"/>

<item id="2492" chance="733"/>

<item id="2414" chance="1000"/>

<item id="2546" countmax="5" chance1="2222" chancemax="0"/>

<item id="2796" countmax="1" chance1="6666" chancemax="0"/>

<item id="1987" chance="50000">

<inside>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2149" countmax="2" chance1="893" chancemax="0"/>

<item id="2392" chance="1428"/>

<item id="2146" countmax="2" chance1="3222" chancemax="0"/>

<item id="2528" chance="2333"/>

</inside>

</item>

</loot>

</monster>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark    3
Dark

Já existe tutoriais explicando como se faz monstros, mas como os outros são meio "antigos" e o seu esta bem explicado, irei aprova-lo

 

Obrigado por contribuir com o forum

 

Aprovado

 

Movido

(Scripting -> Tutoriais)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mionzinho    0
Mionzinho

Iae;

 

~> Muito bom tutorial, como disse nosso amigo acima, ja existe vários tutoriais, mas o seu ta bem organizado e eu nem sabia da Parte 3, no caso as Flags, me ajudo bastante.

Abraço e meus parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Reibnitz    0
Reibnitz

Caraca, muito bem explicado. Deve ter dado uma trabalheira, parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sir fanton    0
Sir fanton

bem cara tah bem explicado parabens!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Walzero    0
Walzero

excelente tutorial vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tio Gordo    8
Tio Gordo

@galera

brigadao :D

@Reibnitz

realmente deu trabalho :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
plomentes    0
plomentes

vai ajudar bastante gente que ta comessando

gostei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]

Daora, mt bem explicado :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×