Ir para conteúdo
  • Anúncios

    • Majesty

      Regras Notícias e Discussões   04/26/17

      Regras da seção Notícias e Discussões Tópicos: Essa seção é destinada para tópicos relacionados a discussões sobre Tibia e OTServ; Tópicos com anúncios de servidores são proibidos, por isso devem ser postados na seção Divulgação de Servidores. Tópicos com pedido de ajuda serão fechados, pois existe a seção Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros. É permitido postar teasers de OTServ desde que não tenham nenhum link de divulgação. Posts: Posts devem ser relacionados ao assunto do tópico. Os que forem irregulares terão seus autores punidos. Outros tipos de posts proibidos e passíveis de punição são os com intuito de avisar ilegalidade do tópico ou que está sendo denunciado. Para isso, existe a opção Denunciar post.
Entre para seguir isso  
simsmax

Administrando um Projeto

Recommended Posts

simsmax    0
simsmax

[MANUAL]

ADMINISTRAR E COMANDAR

PARA ADMINs E GMs

Por Admin Simsmax

Ultima Atualização: 28/01/2010

 

POR QUE OS PLAYERS GOSTAM DO SERVER?

PORQUE O STAFF GOSTA DE CUIDAR DO OT.

 

Os players que se virem:

Não ajude os players. Eles que se virem. Perderam loot? Cata uma SD logo e larga na pata antes que o corpo apodreça. Caso você fizesse isso para alguém, os outros vão querer também. Se não ajudar, lá vem "GM é power abuser, pedófilo, só ajuda os amigo, não entrem". Portanto, não ajude nesse quesito NINGUÉM.

 

Não revele quests (spoil), segredos do OT, e não ajude se o player morrer, e não teleporte ningúem(ex: o player fico travado no mapa, vá ate ele, e retire ele de la(movendo alguns squares próximo a ele) se realmente estiver preso e tente saber como ele ficou preso e arrume este problema o mais rápido possível!).

 

 

Sem dar itens nem money:

Quando eu entro em um server e vejo o GM puxando para me dar money, logo sei que isso não vai pra frente. Nunca de itens para ninguém, nem para sua mãe (com todo respeito) se ela jogar. Os players devem conseguir por conta própria. Se você ajudar alguém, vai vim alguém dizendo: "oia o cara dando item, ele deu e-plate, golden legs e DSM pro cara". Como você vai provar que não fez nada? fora que que não é nada ético. Não ajude.

A mesma regra vale para não dar itens para tutores/e seu próprio char (igualdade!).

 

 

Não tenha casas para uso pessoal:

se precisar tomar alguma casa, não a use para fins pessoais e não utilize uma casa para seu GM, mesmo que comprada, a procura por casas é grande e para os GMs costuma existir um Staff Department com seu quarto(pelo menos nos meus servers(Server do Admin Simsmax).

 

 

Não misture char normal com char GM:

Uma das piores coisas que tem. Dois exemplos de um legítimo GM Power Abuser.

*Um cara feliz caçando seus ratin feliz da vida e chega o GM, com seu char normal: "sai daki". Bom, ele é mais fraco, então...EXEVO GRAN MAS VIS. Pum, char do GM deita em um hit. 1 minuto depois, chega o GM Newba e diz pro cara: "me mato, ban, xau".

Injusto não é?

*O GM cria o char, e, antes de abrir o OT, poe uma xp 865161187 e se enxe de item criados pelo char GM. Dai abre, e fica se exibindo(dica: tenha o GM lvl 2, com xp negativa se possível para matar monstros e não upar, e ML baixo para nao matar players sem querer).

Não façam isso, se querem ter um server e um char nele, upem como todo mundo, e como o char normal nao tivece relação nenhuma com o GM (NENHUMA(nem casa, nem gp, nem nada), os amigos deste player não podem nem saber que você é GM, e nunca revele! se não todo mundo vai achar que você é desleal e se auto privilegia, mesmo não fazendo isso.)

 

 

Não se exiba:

Não entra com o char GM e fique: "peguei level 100, sou phoda." ou "eu sou phoda, eu tenho e-plate". Fique na sua. Char GM é para administrar e ajudar os players, não para bobagens(Outro exemplo típico em primeiros dias de GM de um indivíduo desvirtuado: Sou gm, tenho o poder, vou arrasar...).

 

 

Ajude os players:

Obervação: Ajude se ele precisar de ajuda, não de itens(não sumone monstros) ou de uma transa. Se ele não sabe onde caçar, explique. Se ele tem dúvidas sobre como funciona o server, explique todos as configurações dele. Se ele tem alguma dúvida, ajude-o PACIENTEMENTE, para que ele se sinta bem e veja que o server tem bons GM's.

 

 

Divulgue:

Divulgue o server. Mas divulgar não significa vir num fórum e postar 10 tópicos para todo mundo ver. Ou postar no lugar errado pra deixar o pessoal irritado. Seria bom entrar no GM e mandar global "Divulguem o server, assim você ajuda ele a crescer e ficar melhor".

 

 

 

Ouça sugestões:

Isso também é importante. De vez em quando, entre com o GM e pergunte se alguém tem uma sugestão. Ouça todas e, caso for uma "arriação", ria e deixa essa pra lá. Não vá logo se teleportar pro cara e mandar uma UE no rabo dele. Se for uma boa sugestão, faça uma enquete e veja se vale a pena introduzir a nova coisa. Tudo com paciência...

Se você NÃO for o Hoster, avise ele das sugestões, anote em scrolls em uma sala de mensagens para ele.

 

SE ALGUÉM FALTAR COM RESPEITO OU FALAR ALGUMA BESTEIRA, inicialmente ria e deixe pra lá, ou ensine-o em vez de chamar de noob, banir ou matar etc...

 

 

GM não tem sentimentos:

GM não tem sentimentos...pelo menos não com o CHAR GM. Não sinta pena de um noob que morreu depois de lutar anos para conseguir a e-plate (sendo que o server só está aberto a 1 dia), ou aquele que se acha infeliz. Também, não ame. Senão algum traveco vai fazer um char mulher e pedir um char GM, pra ele "amar" você. Se cuide, ame apenas com seu char, não ponha o GM no meio da história.

 

 

Desconfie do que o player falar:

E pense se você estivesse no lugar dele, teria condições de enganar o GM do modo que ele fala, sempre exija provas ou pessa ajuda a um superior em casos delicados (depois de passado a superior, tera que haver dependendo da ocasião, testemunhas, provas, tipo um julgamento mesmo e use a cabeça).

 

 

Evite matar um play, mas sem eles saberem que você deve evitar:

Ao matar um player, ele pode ficar bravo e parar de jogar, e levar junto uns 3 amigos para fora do servidor, além de espalhar maus boatos e isso pode até causar revolução entres eles dependendo do seu espírito de liderança(e ao invés de levar 3, vai levar uns 20... 50... =O rly? yep!)...

 

 

Não use palavras de baixo calão:

para falar com players, e sempre use as palavras "por favor" e "obrigado" (sem usar o "plz" e procure sempre que possível utilizar o português/inglês correto, isso mostra seu profissionalismo.) e se seu servidor tiver um número maior de players procure dependendo da msg, enviar msgs globais em português e inglês (ex: "evento especial no depot da cidade agora/special event in city depot now" além dos gringos entenderem a msg, também aumenta o profissionalismo, ja penso os player pensando: "orra tem ate msg global em 2 linguas, esse server eh phoda ein!")

Sem spoil:

Não fale sobre quests e como resolve-las ou como chega nela, NADA, não ajude se o player morrer e não teleporte ninguém, se você teleportar alguém um monte de gente vai querer e este que você teleportou vai pedir SEMPRE.

 

PEGUE DURO COM GM/TUTORES para supervisionarem sem falhas ou desvios e não hesite em dar boas broncas e reuniões para deixar tudo bem esclarecido, o server muitas vezes não é só o admin que faz, mas sua equipe de apoio também é importante e devem seguir os padrões deste manual para o sucesso do server.

 

Isto tudo são dicas inicialmente para um trabalho mais prazeroso a você e ao sucesso do server, mas se elas não forem seguidas ira acarretar a perda do cargo caso você não esteja no comando(Admin ou God).

 

 

Tipos de "ataque"(punições) de GM a Player: (opcional)

 

  • Ameaça: a ameaça depende como for feita e se o player acreditar nela, antes de ameaçar fala que ele estava errado e não vai fazer denovo se não....
  • Humilhação(para todos com msg global): esta técnica é meio não ética, então evite usar muito, e o player com certeza ficaria muito bravo(risco de ações maléficas dele...).
  • Hit: não é um hit de 300, 200 de dano!, é um hit de dano baixo: 10, 20 somente para alertar(junto com a explicação) por isso é importante o GM/tutor não ter lvl nem skills.
  • Hit com fogo (soulfire): isso deixa os player desesperados, mas se eles não souberem o que é o soulfire explique e fala que isso não vai mata-los, e foi um alerta pelo que fizeram/fazem de errado.
  • Kick: isso é um alerta extremo, use depois do player estar consciente do que ele estar fazendo é errado e insistir no erro.
  • Prisão: se houver no server, é uma técnica boa, estipule um tempo para ele ficar preso e volte lá, não vai esquecer ele la, se nao ele abandona o server.
  • Morte: evite isso ao máximo, é um bom exemplo para outros players, mas é perigoso, a maioria que morre para o gm abandona o server, faça uma coisa formal para servir de exemplo: (ex: msg global: "sentença de morte ao fulano de tal que quebrou a regra tal, sentença em frente ao depot em 5 minutos")
  • Ban de IP: muitas vezes o player é leigo e não sabe como desbanir o ip, explique isso antes de bani-lo, é uma punição forte também.
  • Ban de Char (eterno, só sai quando o hoster tira): eterno para tal char, não utilize sem permissão superior e o caso for muito grave(o sistema de ban varia conforme o server).
  • Deletar acc: punição máxima, para casos extremos e passe o caso para o admin resolver e tomar a decisão

(efetue as 2 últimas opções somente com permissão do admin)

 

CUIDE DO SERVER e boa sorte...

 

 

Agradeço a toda equipe de meus server Simsmaster e ShadowFlash pela dedicação e ajuda, pois sem todo o staff, um Admin sozinho não tem condições de responder a todos pedidos e administrar tudo. Especialmente ao Admin Rodebm.

 

Tudo isso me ajudou a criar este manual.

 

Obrigado, Admin Simsmax.

Editado por Addicted

Compartilhar este post


Link para o post
Ramone    0
Ramone

Olá usuários da OTNet!

Criei este tópico no intuito de orientar os usuários do fórum que desejam criar seus servidores. Para que um servidor seja totalmente concluído, há de necessitar muito empenho de ambos os membros de uma Equipe. Não é nada fácil criar um servidor quando não se têm alguma informação de como fazer-lo.. Neste tópico, tentarei fixar tais informações.

 

Recrutando uma Equipe

 

Para montar seu servidor, obviamente você precisará de ajuda de membros que entendam de certa área, para isso você terá de criar um tópico de recrutamento de seu servidor, colocando no mesmo os objetivos do servidor e as vagas á serem preenchidas. Procure formatar bem o tópico para que fique bem legível, de fácil compreensão e que agrade quem o ler. Coloque também um quadro com um Pré-Questionário para melhor controle do tópico. Exemplo:

 

Nome:

Idade:

E-Mail/MSN:

Cargo que deseja Ocupar:

Há quanto tempo atua no cargo?

Há alguma outra equipe em que já tenha trabalhado?

Saberia administrar um tempo diário para a Equipe?*

 

*Pergunta opcional, isso vária de Admin para Admin.

 

 

Fiquem atentos ao tópico de seu Projeto! Alguém poderá se candidatar ao mesmo a qualquer momento.

 

Avaliando um Candidato

 

Depois de criar o tópico de seu Projeto, alguém poderá se candidatar a certo cargo. Se tal candidato lhe chamar a atenção, mande uma mensagem ao mesmo respondendo sobre sua candidatura. Não se afobe com qualquer candidatura, antes de aceitar alguém em sua equipe é de grande importância que você conheça e avalie o candidato. Há diversos métodos para se avaliar um candidato, use o método que bem entender, porém, busque por tais informações fundamentais:

 

 

1- Conhecimento do candidato sobre a área escolhida

2- O candidato é confiável?

3- Interesse do candidato pelo Projeto

4- Disponibilidade horária

 

 

 

Caso você desconheça sobre a área optada pelo candidato, eu sugiro que você leia um pouco ou consulte amigos para tentar manter o nível da Equipe, não deixando qualquer um que julgue ser capaz de realizar uma simples coisa participar do seu Projeto.

 

Após avaliar e aprovar candidatos, é hora de começar elaborar o servidor.

 

Elaborando um Servidor

 

 

Para elaborar um Servidor, você precisará da ajuda dos membros da equipe, pondo em pauta as idéias, sugestões entre outros.

Se você é novo no ramo e está criando seu primeiro servidor, então sugiro que não estrapole nas idéias e não tente fazer nada complexo de início. Ao longo do tempo você poderá modificar diversas coisas nele e ficará bem mais fácil. Entretanto, caso você ja seja do ramo e pretenda fazer um servidor com diversas features novas e com um gênesis bem elaborado para ser introduzido no servidor, eu sugiro que você primeiro elabore o Gênesis para depois começar a montar um mapa. Se concentre nos mínimos detalhes do gênesis para introduzi-lo ao mapa. Após elaborar tudo, o trabalho começará pra valer!

 

Coordenação de Equipe

 

 

1.1 - Sendo o Administrador de uma Equipe, você precisará manter o controle dela. Para manter o controle, você terá de ser duro, pois se não for, o Projeto não sairá do papel. Tente manter os membros trabalhando. Estipule datas para entregas de trabalhos (Tal script, tal parte do mapa, tal action..). Caso os membros não entregarem certo trabalho em uma primeira vez, alerte-os primeiro, caso haja uma segunda vez nao hesite em dispensar da Equipe. Se o membro não levar a sério o Projeto não levará a sério o Servidor Pronto. Mais acalme-se, isso é a minha maneira de pensar, isso varia de cada um.

Outro passo ideal para manter a Equipe unida seria fazer reuniões periódicamente, abordando os seguintes temas:

 

 

-O que ja foi realizado do Projeto.

-Dificuldades de membros (tempo, fazer algo relacionado ao tema proposto)

-O que se pode melhorar do que já foi feito.

 

Acredite, essas reuniões ajudam muito.

 

1.2 - Em muitas equipes ocorre o fato de certo player ficar sem tempo para trabalhar e ter de sair da equipe. Mediante á isso, não desanime de forma alguma e busque por um bom substituto do membro

Uma boa dica de busca por membros seria visitando os Sub-fóruns da OTNet. Exemplo: Caso você necessite de um mapper em sua Equipe, explore os Sub-fóruns da area de Mapping. Busque por mappers que estejam se destacando.

Pode-se buscar por tópicos de outras equipes também.

 

Mapa, Scripts e Programação

 

Bem, diversas equipes possuem problemas quanto ao mapa. Contratam supostos mappers que acabam ripando (roubando) o mapa do Projeto para diversos fins. Há um meio de evitar isso, nomeando um mapper de confiança que ficará com o Mapa do Projeto, ocupando o cargo de Coordenador da Área Mapping da Equipe. Ué, mais então como os outros mappers irão mappear? Simples, o Coordenador copia a parte á ser mappeada e envia o pedaço ao(s) mapper(s) para que mappeie(m). Isso algumas vezes gera transtorno, porém, é um meio de não colocar o mapa em risco.

 

Á respeito de Scripts, trata-se da mesma coisa citada acima, no que diz respeito á roubo, porém, evite mandar os scripts já feitos á outros scripters, peça que os mesmos realizem o que você estipular. Scripts geralmente é necessária muita atenção na hora de montá-lo, precisa ter muita paciência. Aos usuários que pretendem montar um servidor não muito customizado, eu sugiro que façam o download de scripts do tipo: Runas, Itens, Monsters entre outros NPCS também, para poupar-lhes o trabalho de criar do 0. Claro que desenvolvam suas próprias modificações sobre o Script para que nao seja um trabalho de "mão-beijada" aos Scripters. Aos avançados, eu sugiro que usem tais scripts como IDÉIAS de proporção (monstros por exemplo (life, attack, speed etc))

 

Sobre a parte de Programação, sugiro de novo aos usuários que pretendem montar um servidor não muito customizado, façam download de alguma versão estável junto com as sources, para que o Programador possa fazer modificações e compilar uma nova versão. Porém, essa é uma das partes mais complexas e importantes na parte de OTserv, portanto, muita atenção.

 

-xx-

 

Bom galera, por enquanto essa foi a Parte I do meu humilde tutorial.

Espero ter ajudado.

Dúvidas podem ser esclarecidas aqui. (Se algum mod permitir, claro)

Logo farei a Parte II.

Lembrem-se também, um Projeto nunca é perfeito, sempre há erros, porém, são com esses erros que nós aprendemos.

Até mais!

 

//Joey

Editado por Ramone

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×