Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Boleta

[Aula 4] Alguns Objetos

Recommended Posts

Boleta    1
Boleta

Olá a todos!

 

Em mais um tutorial de Visual Basic 6.0, vou abordar hoje um assunto muito importante, e que será muito usado por vocês.

 

Não sei se notaram, mas, nas aulas anteriores, não abordei nada sobre objetos da ToolBox, como TextBoxes, Buttons, Labels, etc. Esperei o momento certo para dar uma "explicada" nisso. Vamos lá!

 

 

Os Objetos: CommandButton, TextBox e Label:

 

Vocês irão notar, esses são os objetos mais usados nas apicações Visual Basic. Vamos entender para que server e como usar cada um:

 

CommandButton: É o botão, onde executa códigos cada vez que é clicado. Seu principal evento é o Click, que é chamado ao Click do botão. Sua Sub-Rotina é:

Private Sub Command1_Click()End Sub
TextBox: Campo de texto onde você pode digitar palavras, frases e até grandes textos. É muito útil para receber valores pedidos à usuários. Seu principal evento é o Change, onde é chamado quando um usuário altera alguma coisa no campo. Sua Sub-Rotina é:

Private Sub Text1_Change()End Sub
Label: É usado para avizar algo ou indicar pra que serve um campo, um espaço, etc. Ele possue eventos, porém são muito pouco usados. Ele serve, na maioria das vezes, apenas para deixar algo escrito no formulário.

 

 

 

Atribuindo valores à propriedades dos objetos:

 

Adicione um objeto de cada no formulário. Clique sobre cada um, uma vez, e vá a janela properties. Observe suas propriedades.

Bom, se você observar, o CommandButton e o Label possuem uma propriedade chamada Caption. Altere seu valor e veja o que acontece.

Na TextBox, essa propriedade se chama Text. Altere-a também.

 

Agora que você ja observou o que elas fazem. Será que podemos modifica-las em tempo de execução do projeto? A resposta é sim, e é muito fácil.

 

Clique duas vezes no CommandButton, na janela de design, e então aparecerá sua subrotina. Na área da surotina reservada aos codigos, iremos fazer o seguinte.

Objeto.Propriedade = Valor
O que você irá fazer:

Substituir Objeto pelo nome do objeto que você irá alterar o valor. Vamos usar Label1.

Depois, substitua Propriedade pela propriedade que altera o que está escrito no Label1 (no caso, é a Caption).

Por Ultimo, substitua Valor pelo que você deseja que fique escrito. O código completo ficaria por exemplo:

 

Private Sub Command1_Click()Label1.Caption = "Olá, sou o que está escrito no label"End Sub
Execute o projeto, e veja o que acontece.

Note que a regrinha das aspas também vale aqui. As variaveis não ficam entre aspas.

 

Exemplo:

Private Sub Command1_Click()Dim Valor As StringValor = "Oi, tudo bem moço?"Label1.Caption = ValorEnd Sub
Podemos pegar valores contidos nas propriedades também. Para isso, vou pegar o que está escrito na TextBox e colocar no Label. Observe:

 

Private Sub Command1_Click()Dim Valor As StringValor = Text1.TextLabel1.Caption = ValorEnd Sub
PS: Caso o TextBox estiver vazio e você pressione o botão, o label ficará em branco, pois nada estará escrito. Digite diferentes palavras na TextBox e logo em seguida pessiona o botão. Observe o que acontece.

 

Viu como foi fácil?

 

Exercício:

Revendo o uso do operador &, do tutorial passado, adicione 1 ou mais TextBox em um novo projeto e faça com que o programa escreva em um label, o seu nome, idade e informações sobre você. Use um ou mais labels para indicar o que será escrito em cada TextBox. Tente usar variaveis para armazenar valores.

Atenção: Note a propriedade Name de cada objeto para que você receba valores de cada um diferente.

 

Espero que tenham gostado da aula. Qualquer dúvida, poste aqui.

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Axe    0
Axe

era isso q vc queria kra:?Private Sub Form_Load()Dim Letras As StringDim Num As IntegerDim Valor As StringDim Mesmo As StringLetras = "Quer me conhecer?"Num = "0"Mesmo = "So homem tem certezaa mesmo?"Valor = "Meu nome eh Marcos tenho 15 anos e adoro o dono do tuto uahua xD"Label1.Caption = ValorMsgBox Letras & " " & Mesmo, vbInformation + vbOKOnly, "Interagindo com variáveis"End Subve se ta certo xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Exatamente!

Vejo que você vem compreendendo as aulas!

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Axe    0
Axe

valew kraa vo atras da ultima aula tem como vc postar a 7 ou me da um site legal depois xD?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SteveMagician    0
SteveMagician

Opa.Só mudei o valor aqui =P

Private Sub cmdTexto_Click()Dim nome As StringDim idade As IntegerDim info As String    idade = txtTextoI.Text    info = txtTextoII.Text    nome = txtTexto.Text  LabelUp.Caption = "Ola " & nome & ", agora sei que sua idade é de " & idade & " anos." & vbNewLine & vbNewLine & "Sei tambem que voce gosta de:" & vbNewLine & info & "" & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & "Este programa foi desenvolvido por SteveMagician"End Sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Bush   
Convidado Bush

Naum estou consiguindo =(Aqui , quando dou start aparece, Error Debug HelpQuando aperto DebugMarca a linha Label1.Caption = valorO que faço ?Edit:Precisa mais naum...Revisei e vi meu erro...Vê se esta certo:

Private Sub form_load()Dim Texto As StringDim Texto1 As StringDim valor As StringTexto = "Onde estou ?"Texto1 = "Dê uma olhada onde voçê está."valor = "Voçê esta no Otserv Network !!"Label1.Caption = valor & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & vbNewLine & "O Melhor e mais completo site de Otserv Do Brasil e do Mundo"MsgBox TextoMsgBox Texto1End Sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Bush, parabéns. Até agora o melhor, pois não tentou desenvolver códigos que ainda não aprendeu e por isso não tem nenhum erro no seu código.Variáveis declaradas no inicio da rotina, tipos de variáveis utilizadas perfeitos.Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
flipagenor    0
flipagenor

vc bolou bem o code

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Bush   
Convidado Bush

Eu refiz outro aqui em casa... ºNao consiguo fazer a aula 6 =PMas vê se tem algum erro..

Dim text As StringDim text1 As StringDim text2 As StringDim text3 As StringDim nomenome = InputBox("Digite seu nome aqui")text = "Olá!"text1 = "Voçe sabe onde voçê está ??"text2 = "Voçê esta no Forum do Otserv Network"text3 = "O melhor Forum de Otserv do Brasil e Do mundo "valor = "Gostou ?!!? Registre-se no forum e descubra o maravilhoso mundo de Otserver's xD~"command1.Caption = valorMsgBox text & " " & nomeMsgBox text1MsgBox text2MsgBox text3End Sub[/b]

eu tirei o

label1.caption = valor[/b]

e substitiu por

command1.caption = valor[/b]

Acho mais legal xD~Mas ve ai , se tem algum erro http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Ola Bush!

 

Você poderia informar qual o erro?

Não vejo erro algum.

 

PS: Belo códe ;D

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FireHell    0
FireHell

Titio Boleta, ve se está certo:

Private Sub Command1_Click()Dim Letras As StringDim Info As StringLetras = "Para que você quer mais informações -.-'?."Info = "Eu sou o Marcelo, moro em Jundiaí-SP."Label1.Caption = InfoMsgBox Letras & " " & Info, vbInformation + vbOKOnly, "Interagindo com variáveis"End Sub[/b]

Foi isso que você pediu no exercício?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

FireHell, pelo que entendi o Boleta queria que você colocasse TextBoxs para o usuário escrever o nome, idade, etc. e depois de clicar em um botão ver o retorno do programa em uma label.

 

Sobre seu código: você utilizou uma variável sem declarar ou mesmo atribuir um valor a ela. A variável Mesmo, acredito que você não queria utilizar essa palavra como variável e sim como texto, se for isso você deveria coloca-la entre aspas. Assim:

 

MsgBox Letras & " " & "Mesmo", vbInformation + vbOKOnly, "Interagindo com variáveis"

Ou do modo mais fácil:

MsgBox Letras & " Mesmo", vbInformation + vbOKOnly, "Interagindo com variáveis"

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FireHell    0
FireHell

@Zeero, BoletaAssim?

Private Sub Command1_Click()Dim nome As StringDim cidade As Stringnome = Text1.Textcidade = Text2.TextLabel4.Caption = "Olá" & " " & nome & " " & "de" & " " & cidade & " " & "."End Sub[/b]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Excelente FireHell!Certinho!Nota: Você separou o '.' da ultima palavra, não que isso influencie em muita coisa, mas o padrão de digitação os pontos não são separados das palavras que o precedem!Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado kinabr   
Convidado kinabr

Ou boleta como eu faço pra eu apertar um botão e o TextBox mudar o texto , tipo: No TextBox tá escrito:15 anos e dps de apertar o CommandButton e apagar td q ta escrito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vufusuf    1
Vufusuf

Não sei se era exatamente isso que o exercicio tava pedindo mais da uma olhada ae

 

Meu resultado:

 

Imagem Postada

 

Code:

Private Sub Command1_Click()Dim nomeVar As StringDim ano As IntegerDim idadeVar As IntegerDim cidadeVar As StringDim maeVar As StringnomeVar = Text1.Textano = Text2.TextidadeVar = 2006 - anocidadeVar = Text3.TextmaeVar = Text4.TextLabel5.Caption = "Ola " & nomeVar & "!" & vbNewLine & "Eu sei tudo sobre voce," & vbNewLine & "Sua mae chama " & maeVar & "." & vbNewLine & "Voce tem " & idadeVar & " anos." & vbNewLine & "E voce mora em " & cidadeVar & "." & vbNewLine & vbNewLine & "Cuidado ao sair de casa!" & vbNewLine & "HAUhauHAuHAHAU"End Sub
ahsuhausha, que paia fico o meu,

mais to aprendendo muito com esse otimos tutoriais, brigadaum ae alquimistas

Valeu,

Vufusuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Johnnie Walker    0
Johnnie Walker

Private Sub Command1_Click()

Dim Valor As String

Valor = Text1.Text

Valor2 = Text.Text

Label2.Caption = Valor2 & Valor

End Sub[/b]

 

mais facil que isso não existe!

L0l, esses n00bs ai de cima complicam tudo...

 

 

é facim, você bota 2 TextBox e manda o user escrever algo neles e depois aperta o botão... Em um Label aparecera a msg junta....

 

Ex:

 

-- Hello n00b!

-- Go Away!

 

--CommandBox [Gogogo!]

 

--Hello n00b!Go Away!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Johnnie Walker    0
Johnnie Walker

Private Sub Command1_Click()

Dim Valor As String

Valor = Text1.Text

Valor2 = Text.Text

Label2.Caption = Valor2 & Valor

End Sub[/b]

 

mais facil que isso não existe!

L0l, esses n00bs ai de cima complicam tudo...

 

 

é facim, você bota 2 TextBox e manda o user escrever algo neles e depois aperta o botão... Em um Label aparecera a msg junta....

 

Ex:

 

-- Hello n00b!

-- Go Away!

 

--CommandBox [Gogogo!]

 

--Hello n00b!Go Away!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jovial    2
Jovial

ta mo massa essas aulas ^^ o me ufiko assim

Private Sub Command1_Click()

Dim Nome As String

Dim Idade As String

Dim Info As String

Nome = Text1.Text

Idade = Text2.Text

Info = Text3.Text

Label1.Caption = "Nome:" & " " & Nome & "  " & "Idade:" & " " & Idade & " " & "anos" & "  " & "Informaçoes:" & " " & Info

End Sub

@Vufusuf

ehauehuaeuaheuahe muito massa, kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vufusuf    1
Vufusuf

Jovial, o seu está certinho, mas é melhor deixar assim

Dim Idade As Integer

O Integer significa que Idade será número de -32.768 á 32.768

Dá uma ulhada nessa tabela:

Imagem Postada

Sempre olhando o tamanho (Bytes) que cada tipo oucupa

 

E troque isso:

Label1.Caption = "Nome:" & " " & Nome & " " & "Idade:" & " " & Idade & " " & "anos" & " " & "Informaçoes:" & " " & Info

Por isso:

Label1.Caption = "Nome: " & Nome & " Idade: " & Idade & " anos "  & "Informaçoes: " & Info

Use os espaços (" ") nas suas palavras, exemplo:

Colocando um espaço em:

"Nome:"

Ficará assim

"Nome: "

 

Não que o seu esteja errado, mas economiza espaço e seu code fica mais certinho ^^

 

OBS.: Não tenho experiencia ainda para ajudar uma pessoa, mas o que aprendir posso passar, pois já cometi os mesmos erros.

 

Abraços,

Vufusuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×