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[Iniciante] Olhudos...

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MiB    0
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BOM DIA, ou boa tarde, ou boa noite, dependendo da hora que está vendo esse tutorial.

 

Hoje, mostrarei como fazer uma área semelhante à de Helheim (parte dos olhudos - BEHOLDERS, ELDER BEHOLDERS e BRAINDEATHS).

 

Vamos começar?

 

Os beholders vivem em cavernas embaixo da terra e perto de pântanos. Braindeaths, por serem mortos-vivos, precisam viver em áreas gélidas para rituais de ressucitação e outros afins, por esse motivo, Helheim é a melhor área para essas criaturas mágicas.

 

Primeiro, faça o subterrâneo. Use o ID 351 do Dirt Floor e preencha a tela (não se preocupe com randomização).

 

Subterrâneo.

bh1at6.png

 

Como disse, os beholders vivem em áreas pantanosas e perto do gelo. Então, inclua os IDs 4697 (Swamp), 670 e 671 (Neve e gelo, respectivamente).

 

Subterrâneo com pântano e gelo.

bh2wl7.png

 

Os beholders se encontram em templos pequenos, onde fazem sacrifícios ou estudam magias. Esses templos são negros, com uma construção feita de tijolos e sem portas, pois são muito grandes para ultrapassá-la. Por isso, para que alguém entre nos templos, é necessário subir e descer escadas OU passar por aberturas enormes. Para o chão, use o ID 407 (Black Marble Floor) e para as paredes (Brick Walls) do ID 1025 ao 1035.

 

Construção beholder.

bh3ir8.png

 

~x~

 

bh4jc0.png

 

Acesso aos templos por escadas: ID 459 para descer o andar para fora do templo, ID 1385 OU 5258, dependendo da posição da escada.

bh5re9.png

 

MapperGoztosao [8]: Agora, é hora de colocar os spauns de beholder, elder, gazer, braindethes, evil ayes, morgaroth, verminor..

GOD Manjyome Black [2]: Er... NÃO...

O que quero dizer, é que chegou a uma hora mais complicada do mapa: a randomização...

 

Agora, você terá que randomizar os pisos...

 

RANDOMIZAR: subt. fem.; vem da palavra inglesa Random, que significa "aleatorizar" coisas ao acaso. Então, para colocar IDs ao acaso, precisará de um MapEditor Randomizer (disponível aqui) OU clicar nos IDs e distribuir nos respectivos lugares, sem que altere algo na posição dos lugares.

Mãos à obra!

 

Para randomizar o Dirty Floor, você terá que pôr os IDs 351 ao 355 aleatoriamente.

Para randomizar o Pântano, precisará dos IDs 4691 ao 4701.

Para randomizar o Gelo, precisará dos IDs 671 mais os IDs do 6683 ao 6686.

Para randomizar a Neve, precisará dos IDs 670 mais os IDs do 6580 ao 6593. Ainda, poderá colocar alguns detalhes na neve, que vão do ID 6612 ao ID 6626.

 

Piso randomizado.

bh6vz0.png

 

Agora, é hora de colocar os Borders...

 

BORDERS: subt. masc., plural; Utilizados para deixar os gráficos mais reais com a colocação de pisos divididos, que dão um efeito tridimensional do mapa. Para colocar um border, devemos escolher um que suprime um canto ou uma ponta (dependendo de onde vai colocar) e mandar bala.

Os borders que usei foram:

 

Dirty Floor's borders - IDs 4796 ao 4807;

Swamps' Borders - IDs 4713 ao 4724;

Ice's Borders - 6695 ao 6706;

Snow's Inside Borders - IDs 4737 ao 4748.

 

Borders.

bh7qb8.png

 

PAREDES NATURAIS

 

Agora, vem uma coisa fácil para relaxar os borders e randomized IDs...

Muita gente sabe fazer.. é um piso diferente.

 

Os beholders vivem em cavernas, e elas tem que tem um limite. Os IDs utilizados são os do 371 ao 382... para preencher o que sobra, use o ID 101.

Como os beholders são frágeis e grandes, devemos fazer cavernas utilizando IDs de stone e não de dirty, que poderá desabar e matar a todos. Os espaços devem ser enormes.

 

Limites cavernais.

bh8tv2.png

 

Como estamos lidando com Braindeaths, devemos incluir gelo. Quem já foi em alguma Ice Island viu que tem paredes com gelo que deixam mas 3D o gráfico e combinam com a paisagem... Aqui não é diferente. Usamos os IDs 6822 ao 6833 para formarmos paredes de gelo. Podemos, também, misturar limites, utilizando os IDs 6834, 6835, 6836, 6837, 7102, 7103, 7104 e 7105, que misturam rocha com gelo e deixam mais gélido a paisagem. LEMBRE-SE que eles são borders, então deve ter um piso em baixo para que não deixe vazios. Para substituir o ID 101, que é terra, colocamos, nesses casos, o ID 6838, que é gelo. Vale lembrar que existem borders para os IDs 101 e 6838, que são os de ID 6939 ao 6950.

 

Gelo nos limites cavernais e novos limites 'gélidos'.

bh9ja2.png

 

MapperNovice [1]: Quer dizer que só tem limites cavernais para gelo e dirty floor?

GOD Manjyome Black [2]: Não

MapperNovice [1]: Sério?

SIM. Podemos colocar limites em todos os pisos possíveis sem que isso fique sem nexo ou horrível. São eles: IDs 5639 ao 5646, ID 5648 e IDs 5652 ao 5654. Notem que há mais IDs parecidos, mas eles não são utilizados nos Beholders, pois fazem parte de limite de sujeira.

Também, aproveitando, podemos usar IDs do 5707 ao 5709, IDs do 5747 ao 5754 e IDs do 5866 ao 5868, que são DEBRIS - partes de terra empilhados.

Ahh... o ID 101 tem randomizações, mas essas randomizações devem ser pequenas. São elas: IDs 5711 ao 5726.

 

Debrises, Limites diferentes e Randomizações do ID 101

bh10gp1.png

 

DECORANDO

 

Os beholders são peritos em mortes e vida além da morte. Eles tem muitos corpos mortos de animais menores, como humanos, que invadem seus limites sem sucesso. Também, há templos de sacrifício e bibliotecas. Eis o exemplo abaixo que eu usei: um templo de sacrifício.

 

IDs usados:

 

Skull: 2229

Dead Animals: 2247, 2248

Trashes: 2242

Burnt Parchment: 2239

Tables: 2606 ao 2615

Counters: 1642 ao 1645

Tapetes: 1794 ao 1802

 

Decoração I

bh11cm5.png

 

Pensa que o 8.0 foi esquecido? Eis algumas novas caveiras que farão o templo e a caverna bem melhores:

 

IDs usados:

 

Lighten Skulls: 5020, 5021

Skulls: 5016 ao 5019

Skulls 2: 6970, 6971

Skull Pillars: 6972, 6973; 7058, 7059

 

Decoração 2.

bh12at6.png

 

Vista de cima, agora decorada... Os IDs daquela mesa são do 7273 ao 7276.

bh13ws7.png

 

~x~

 

bh14uj5.png

 

FINALIZANDO

 

Lembra que os beholders vivem em cavernas imensas? Que tel ser mais realista e colocar um "declive"? É muito simples: lembra dos IDs dos limites que usei no gelo e no pântano? Então... é só recolocá-los no andar de cima sem atrapalhar as contruções, torres e afincos.

Ahh... o ID do buraco de acesso a torre é 4835.

 

Declives ao canto inferior esquerdo.

bh15bd8.png

 

Agora, é hora de colocar os monstros.

 

Coloque os monstros a vontade, sem exageiros nem escassez... Coloque monstros mortos vivos para dar um realce mortal.

 

Beholders e Braindeaths, como em Helheim.

bh16wt8.png

 

Agora, coloque construções de ossos e chãos rachados, se quiser... E fim!

 

bh17ow2.png

 

BOM.. é isso

 

Qualquer dúvida, postem...

 

Lembrando que é 8.0.

 

Créditos para Manjyome Black (100%). © Manjyome Black 2006 - 2008. All Rights Reserved.

 

~~MB...

 

Edited - 4/1/2008

Bom, vou explicar algumas dúvidas, já que eu estava com pressa e esqueci de terminar o post.

 

Nesse tutorial, juntei gelo com pântano por causa dos Braindeaths (vide em cima). Colocarei uma novas imagems que poderiam fazer com swamp, lugar aberto, etc..

Beholder Cave

bh19dy4.png

Você pode fazer diferente: todos sabem de spawn de Venore que fica a céu aberto e os mini-spawns de beholder espalhados. Eis um exemplo:

Pântano à céu aberto.

bh18vp0.png

O mapa principal poderia ficam mais dimensional colocando pedrinhas e construções de ossos.

 

De maneira alguma junte monstros que lancam magias que beholders não têm imunidades. Desse jeito, os beholders poderiam ser extintos.

Desculpe a incoveniência.

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ElfKiller    36
ElfKiller

Bom tutorial, bem completo e bem explicado. Eu faria do seu jeito.

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Black Dragon    0
Black Dragon

Primeiro dfia e o tutorial jah tem uma imagem expirada.

 

 

Mas o tuto ficou bom sim, akelas paredes em ruinas dão um toque bem legal.

Parabéns.

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emperorchaos    0
emperorchaos

parabens cara show de bola bem explicado, com muitas fotos para entender perfeitamente

 

NOTA 10

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pikachu_951    0
pikachu_951

Gostei tutorial bem ROXI

 

Aprovadso

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Dark Kina    0
Dark Kina

Só não entendi uq o gelo tem aver com beholder?

 

+ o Resto ta tdu bem ROX

 

Aprovado

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SrK    3
SrK

Sinceramente, não gostei :\

Mas, cada um tem seu estilo, e você mostrou o seu (:

Obrigado pela colaboração.

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LorD Sybian    0
LorD Sybian

Cara achei muito bem feito parabens!!!

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plomentes    0
plomentes

tem dua imagens faltando ae arruma aeww!!! nao sei c é aki em ksa ou a propria imagem

 

@TOPIC ta muito loko certinho!!!! eu ffaria tudo igual =] mas eu randomizo pelo map editor mesmo uim por um =x

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buuster    0
buuster

belo tutorial mais n gostei mt da ideia de gelo junto cm beholder axo que apenas swamp ja fika bom

mais ta manero nota 10

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MiB    0
MiB

@ plomentes

Verifique seu navegador, pois as imagens estão corretamente postadas.

 

@ SrK

Cada um tem a sua opinião, é opiniões verdadeiras - como a sua - que faz as pessoas evoluirem.

 

@[V] Black Dragon

Veja seu navegador.

 

@ Dark Kina

Beholders não tem nada a ver se excluirmos os braindeaths.

 

~~MB...

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Chê.    1
Chê.

Bah cara, muito bom...

Vlw mesmo :D

Parabéns, e continue assim tu tem bastante criatividade :)

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Sir fanton    0
Sir fanton

Eh legal o tuto parabens!!

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de_bone    1
de_bone

Ficou muito bom o seu trabalho! É assim que todos os mappers deviam trabalhar: Decentemente, eu jah cansei de ver OT's com mapas sem nenhum detalhe, e além de tudo, quadrados >.<!

 

Bom Tópico;)

 

:bye:

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Lokumup    0
Lokumup

Muito bom mas ficou igual a áreas que já existem no Tibia Global mas ta bem detalhado, com todos IDs pra quem normalmente se perde procurando os itens.

Valeu pelo tutorial, ficou bem completo e com bastante imagens de exemplo.

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celomfn    0
celomfn

Gostei bastante do tuto :D

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Zepp~    0
Zepp~

uia fikou bastante bom

o gelo com beholder nao fika mt bom, ebeholder e mais po pantano

tuturial bastante bom

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toninho_xd    0
toninho_xd

#Topic

 

Gostei do tuto...mais só discordo de uma coisa:O gelo tem haver oque com beholders e monstros do tipo?

 

=X

 

Continue contribuindo para nosso Fórum!

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Vaitoma    0
Vaitoma

Valew msm mto interessante!

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rogtejada    0
rogtejada

ficou bem legal, detalhado e bonito vlw

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