Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Liqnkr

Como Criar uma Geneses (Dicas)

Recommended Posts

Liqnkr    0
Liqnkr

[A Criação]

 

Baseando-me em encontrar gêneses que não agradam ao leitor, tiro proveito de minha experiência para fazer este tutorial, para melhorar a capacidade de criação dos interessados, mas quero que tenham em mente que isto não é um manual, mas sim dicas, vocês seguem por vontade própria.

 

[+]Conceitos Básicos:

 

Primeiramente, antes de começar a se escrever uma gêneses, é necessário se auto avaliar e encontrar dentro de você mesmo três princípios básicos:

 

1. Imaginação/Criatividade

2. Estado de Espírito

3. Bom conhecimento lingüístico

 

A Imaginação e a Criatividade deve ser adquirida ao longo dos anos, claro que há pessoas que já nascem com esse dom, mas muitos podem adquiri-lo ao ler livros, assistir filmes, jogar vídeo games, ler HQs e Mangas, entre outros, tudo que se diz respeito a fantasia e entretenimento é um exercício para o cérebro adquirir Imaginação e Criatividade. No momento da sua imaginação, deve-se agir como criança. Lembro-me que sempre fui sozinho, então brincava sozinho, ou com meus amigos/inimigos imaginários. Era comum me encontrar correndo pra cima e pra baixo desferindo golpes de espada no ar.

 

O Estado de Espírito é necessário para não se fujir do assunto e não escrever algo sem nexo. Não adianta você escrever sua Gêneses assistindo um filme ou com muita gente em volta fazendo barulho. Mas aconselho escrever sua Gêneses ouvindo música. Escolha o assunto da sua Gêneses, o Tema, será terror, felicidade, aventuras, catástrofes, guerras, enfim, ouça uma música de acordo com o Tema. Se queres algo demoníaco, ouça Dimmu Borgir, ou qualquer outro Black Metal, se queres algo poético, ouça algo New Age, como Enya. Ouça algo que lhe inspire, como por exemplo, Aluvictor gosta de ouvir Blind Guardian. Não tenha pressa ao escrever, escreva com calma, utilizando bem as palavras, não deixe que nada atrapalhe sua linha de raciocínio. Por exemplo, para escrever até aqui, gastei cerca de duas horas, pois sofri um acidente na coluna e as vezes sinto dor, então eu paro, descanso e volto a escrever, pois a dor tira meu estado de espírito e se eu tiver sem esta concentração, não conseguirei expor aqui o que realmente quero dizer.

 

Se para ter imaginação é preciso pensar como uma criança, para se escrever é preciso pensar como um adulto, pois um bom conhecimento lingüístico é fundamental para escrever uma Gêneses. No momento de escrever, você precisa ter total conhecimento das palavras que está usando, para não criar algo sem nexo, procure sempre usar palavras bonitas, cultas, e nunca, jamais use palavras cujo significado desconheça, ande sempre com um dicionário, ou o Google aberto de fundo, para eventuais pesquisas. Se preferir, escreva um esboço primeiro, revise até ter certeza que está certo e somente assim, depois de ter revisado, publique para outras pessoas lerem.

 

Então, vimos que:

  • Deve-se imaginar a história como uma criança;
  • Ter a concentração de um monge;
  • Escrever como um adulto.

[+]A construção:

 

Nessas horas é preciso arquitetar o texto de sua gêneses, se organizar para saber quantos capítulos terá, quais serão estes capítulos, o que irá focar cada capítulo. Eu sempre me organizo da seguinte forma:

 

  1. A criação do universo: onde eu escreverei sobre a criação do mundo em si, como o mundo surgiu.
    "No inicio só existia o Vazio, mas houve uma época em que ele cansou da vida solitária, então utilizou de seu poder magnífico para, numa explosão, criar o universo.

  2. A criação dos Deuses: onde eu escreverei como os Deuses daquele mundo surgiram, aqui também podemos escrever a função de cada Deus, como o Deus da Guerra, o Deus da sabedoria, etc.
    "Então o Vazio deu vida a sua Esposa, cujo ser teria a capacidade de dar a vida a outros seres. Sendo assim, nasceu a primeira Deusa, Sahramita, a Deusa da Vida"

  3. A criação do planeta: onde eu escreverei sobre o planeta em sí, como ele foi criado, para qual propósito, como ele era, etc.
    "Então Sahramita, a Deusa da Vida, com seu poder divino, criou o planeta de Muyenir, onde seus futuros filhos havia de viver. Muyenir era um planeta grande, de atmosfera azul, repleto de água e somente um continente, enorme, onde viveria os seres terrestres, mas debaixo da água salgada do grande oceano, se ergueria o maior dos reinos"

  4. A criação dos seres mortais: onde escreverei sobre os seres mortais, como os monstros e os humanos. Neste ponto dependemos muito dos Deus, pois há infinitas hipóteses a respeito da criação. Podemos criar um Deus para os humanos e um Deus para os monstros, ou somente um Deus para todos, e assim por diante. Vale-se ressaltar que muitos monstros são dotados de inteligência, como Elfs, Dwarfs, Orcs, Demons, Humans, e assim por diante. Uma gêneses mais rica, para um bom RPG, trataria cada raça num capítulo, ressaltando seus próprios Deuses e crenças. Claro que seria preciso criar e citar todos os Deuses no capítulo A criação dos Deuses.
  5. A criação das cidades/reinos/vilas: onde escreverei como, por quem, quando e aonde foram criadas as cidades/reinos/vilas de todos os seres que assim vivem nelas. Como surgiram as cidades/vilas/reinos humanos, as cidades/vilas/reinos Élficos e assim por diante. Creio que seja necessário um capítulo para cada cidade, pois se tudo que foi criado anteriormente fornece um gancho para o RPG, aqui se tratará do RPG em si. Faça cada cidade um capítulo, fale sobre sua história, sua geografia, sua monarquia, seus mistérios, monstros das redondezas, etc. crie uma cidade realmente, como um todo, crie histórias sobre moradores, crenças, boatos, encha as bibliotecas de conteúdo histórico a respeito de cada cidade. Deste modo o RPG será mais fácil a ser criado.
  6. A criação do vilão(s): onde eu citarei a existência de um mal maior, um ser diabólico que quer dominar o mundo, ou um artefato que possibilitará alguém de fazer tal façanha. Não precisa ser necessariamente UM, podem ser vários, um para cada cidade, um para cada Deus, mas que sejam verdadeiros desafios.
  7. Um toque de mistério: neste capítulo será descrito um ar misterioso, citando a atual situação do mundo. dizendo os reinos que estão em guerra, o que está para acontecer, quem precisa de socorro, serão mistérios grandes, como fatos de reinos, cujo todos os habitantes saibam, como por exemplo, dizer que a princesa do reino tal foi raptada pelo reino vizinho e isso trará uma guerra entre os reinos, no qual matará muitos inocentes se a princesa não for trazida de volta. Este capítulo servirá para dizer aos players que estiverem lendo que este mundo precisa de heróis fortes e valentes, assim despertará uma emoção a mais por querer jogar.

[+]Concluindo:

 

Após terminar sua gêneses, revise, re-revise e re-re-revise, para ter certeza que não há nada de errado, que não esqueceu algo, que está tudo perfeito e que está pronta para os olhos curiosos dos leitores.

 

Não deixo de ressaltar que toda a gêneses não deve ficar somente outgame, no site ou no fórum, mas ela deve ir para dentro do jogo também, em bibliotecas, agendas, livros espalhadas pelo mapa, para despertar a curiosidade alheia.

 

Espero que tenham gostado, repito que isto não é um manual, são dicas de minha autoria baseada em minha experiência como Jogador de RPG, Mestre de RPG e RPG Maker e Historiador de Open Tibia.

 

 

Atenciosamente:

 

Liqnkr - Lich Dragon

Compartilhar este post


Link para o post
Pedroddcunha    3
Pedroddcunha

Muito bom ;)

 

 

- Aprovado -

Compartilhar este post


Link para o post
Liqnkr    0
Liqnkr

Vlw Pedro, mas acho que somente perdi meu tempo, creio que ninguém se interessará em ler. Escrevi este pensando que as pessoas gostariam de por mais( ou começar a por) RPG em seus OTS, mas até agora ninguém comentou, acho que não gostaram, ou possuim preguiça de ler.

Compartilhar este post


Link para o post
OTer    0
OTer

Bah, muito tri eu acabei lendo tudo mas eu nao sou bom nisso >.<

acho que as pessoas que querem server completo é muito importante ter uma boa historia... ainda bem q esse nao é o meu trab. :D

Parabens cara muito bom (Y)

Compartilhar este post


Link para o post
Liqnkr    0
Liqnkr

Oter, valeu, obrigado por ter lido, mas não fique assim, não desista, é só começar a escrever que você pega o jeito, é como um vício, quanto mais escreve mais quer escrever, comece a escrever e depois me responda se gostou ou não ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Thest    0
Thest

Bah cara, realmente muito bom!

Gostei da idéia de ouvir música enquanto escreve.

Mas ainda assim, eu gosto de criar o vilão, na criação dos deuses, algo como o "Deus do Caos".

 

O único problema é que eu tenho as idéias, mas não sei, digamos, escrevelas. :errm:

Compartilhar este post


Link para o post
Liqnkr    0
Liqnkr

Thest, valeu.

 

Realmente isso acontece, comigo várias vezes, imaginar a cena, os porques, os fatos, mas não saber descrever, isso chateia realmente. creio que única saída seja a leitura mesmo, através de um livro a gente aprende a escrever melhor, as vezes apenas uma frase pode tirar aquela dor de cabeça.

 

Também no pegamos naquela dúvida: será que a pessoa que ler entenderá como eu entendo?

 

Sobre isso, digo que sim, pois mesmo que seja uma palavra desconhecida, ou um termo pouco usado, a pessoa que ler a gêneses realmente tem o hábito de ler e saberá o significado, ou procurará no dicionário caso aquilo a confunda, pois quem lê gêneses, são somente pessoas que tem o hábito de ler.

Compartilhar este post


Link para o post
OTer    0
OTer

Cara... eu nao sei se pode fazer isso, mas eu queria saber esse ot q tem na tua assinatura é teu mesmo? eu gostei das rates mas axo q a xp podia ser um poko menor mas se der entro ok? =]

Compartilhar este post


Link para o post
Guix    0
Guix

Eiii,Eu Tou montando uma equipe queria que vc montasse uma Geneses..

 

Plix Veio Sou Rium De Historia...

Compartilhar este post


Link para o post
tamars    0
tamars

Olá Liqnkr.

 

Venho aqui elogiar o seu trabalho e sua boa vontade de fazê-lo para nossa comunidade.

Muitos devem ver que não devemos só sugar as vezes, não adianta só ler, devemos incentivar as pessoas como gostariamos de ser incentivados.

O Incentivo também é uma parte importante para que o criador (que teve a boa vontade de compartilhar a sua idéia conosco) se sinta alegre e com mais força para contribuir com outras coisas, mas o que será que devemos pensar?????

Quando nós fazemos algo para as pessoas as vezes por melhor que seja, ha alguém que não reconhece o trabalho nosso, nosso esforço. Isso faz com que nós pensemos 2 vezes antes de fazer algo ao próximo, mas tirando a parte da lição de moral alheia que aqui não é o caso.(Sarcasmo MODE : ON)

 

Centrando ao assunto.

Liqnkr seu tutorial me ensinou a expressar melhor as minhas idéias, não que eu leve jeito para historiador, mas nós podemos ser de tudo um pouco.

Um tutorial organizado e de fácil linguajar, o que facilita a compreensão.

Espero que continue sempre melhorando, e que venha mais e mais tutoriais excelentes como este.

 

Atenciosamente

 

Danilo

Compartilhar este post


Link para o post
Pablow    0
Pablow

Por que os gênesis têm sempre que contar a história da criação do universo onde existiam 2 deuses??

Não pode simplesmente ser um velejador aventureiro que encontra uma terra desconhecida e com seus tripulantes funda uma cidade e começa a explorar a terra, mas ele percebe que essa terra era dominada por outros seres, que eles denominaram "monstros", e desde então os moradores da cidade enfrentam esses monstros para manter seguro o local onde vivem.

 

Ao meu ver, essa versão que eu sugeri é muito mais real, lembrando que Tibia se passa da era Medieval, uma era onde era comum embarcações fazerem descobertas, principalmente pela região do Mar Mediterrãneo.

E lembrando também, que a criação do mundo em que a era medieval aconteceu todos nós conhecemos... que foi a criação de Deus. Não precisamos inventar outros deuses e outros mundos, apenas usemos a história da criação da terra.

Compartilhar este post


Link para o post
Macô̲oii    0
Macô̲oii

Muito legal leke .. vai ajuda o pessoal que quer ter um server completo ou quem gosta muiito ♥ de leitura aspdksaod

Compartilhar este post


Link para o post
bolachapk    0
bolachapk
Geneses

Que diabo e isso

eu li tudo :lol:

mas não etendi pq o pc aqui e lento :cry:

bom tópico gostei da edição (Y)

:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Eventide    7
Eventide
Por que os gênesis têm sempre que contar a história da criação do universo onde existiam 2 deuses??

Não pode simplesmente ser um velejador aventureiro que encontra uma terra desconhecida e com seus tripulantes funda uma cidade e começa a explorar a terra, mas ele percebe que essa terra era dominada por outros seres, que eles denominaram "monstros", e desde então os moradores da cidade enfrentam esses monstros para manter seguro o local onde vivem.

 

Ao meu ver, essa versão que eu sugeri é muito mais real, lembrando que Tibia se passa da era Medieval, uma era onde era comum embarcações fazerem descobertas, principalmente pela região do Mar Mediterrãneo.

E lembrando também, que a criação do mundo em que a era medieval aconteceu todos nós conhecemos... que foi a criação de Deus. Não precisamos inventar outros deuses e outros mundos, apenas usemos a história da criação da terra.

/\

1° Genesis foi feito justamente pra se diferenciar do tibia, senão todos copiariamos o genesis do global e ja era

 

2° pq a historia de dois deuses como criadores do universo não é legal? =S

Compartilhar este post


Link para o post
GuilhermeSinX    0
GuilhermeSinX

Gostei ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Kal'Torak    0
Kal'Torak

Finalmente, alguem com coragem de escrever um tópico sobre isso..

 

Sinceramente, parabéns!

É complicado você se empenhar e nimguém reconhecer isso, eu tenho certeza que você fico umas horas sentado e escrevendo esse tópico que é muito útil, tudo bem que 80% das pessoas não lêêm, na verdade elas passam a página rolando com o fácil botão do meio do mouse.

 

Bom tá muito bem explicado e estruturado, separou em tópicos importantes, gostei mesmo... eu sei porque jogo RPG de mesa e crio história há alguns anos ^^

 

até mais, parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Sagradus    0
Sagradus

Boaa ...

 

ajuda o pessoa a ter mais criatividade :D

Compartilhar este post


Link para o post
S4nguinolento    0
S4nguinolento
Por que os gênesis têm sempre que contar a história da criação do universo onde existiam 2 deuses??

Não pode simplesmente ser um velejador aventureiro que encontra uma terra desconhecida e com seus tripulantes funda uma cidade e começa a explorar a terra, mas ele percebe que essa terra era dominada por outros seres, que eles denominaram "monstros", e desde então os moradores da cidade enfrentam esses monstros para manter seguro o local onde vivem.

 

Ao meu ver, essa versão que eu sugeri é muito mais real, lembrando que Tibia se passa da era Medieval, uma era onde era comum embarcações fazerem descobertas, principalmente pela região do Mar Mediterrãneo.

E lembrando também, que a criação do mundo em que a era medieval aconteceu todos nós conhecemos... que foi a criação de Deus. Não precisamos inventar outros deuses e outros mundos, apenas usemos a história da criação da terra.

 

concordo plenamente, parece pelomenos alguem "pensa do lado de fora da cachola"

Compartilhar este post


Link para o post
macaquinho123    0
macaquinho123

Perfeito, É Em Uma Pequena História Que Começam Grandes Aventuras (Acho Que Esse É O Objetivo Do Tibia, Pelo Menos Era Uma Vez, Agora É Só Mostra Os Itemzin E Mostra A House), Ótimo Tópico, Continue Assim, Ajudou Bastante Não Só No Tibia Mas No Resto.

 

Abrass

Compartilhar este post


Link para o post
crazychimps    0
crazychimps

Muito bem explicado ;), Aprovado!

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×