Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victinh0

Tutorial by Victinh0

Recommended Posts

Victinh0    0
Victinh0

Bem-vindos ao meu tutorial para spriters iniciantes.

Creditos:80% Victinh0 por fazer o tutorial & 20% Andre (Galiant) por me dar dicas e explicações que em algumas partes do tutorial as usei.

 

Se ouver algum erro, sugestao ou duvida comente no topico.

Ultima Atualização: 06/09/2010

Lembrando que se gostou Click em post_thanks.gif

 

#Começando#

 

Outline: É o formato do seu sprite

1- outlineimg3.png

2- outlineimg1.png

 

 

Tamanho: O tamanho dos spriters varia de 32x32, 64x64, 96x96. Os itens tem tamanho maximo de 32x32 como armors, legs, backpacks, etc.(os itens de slot)

 

1- outlineimg3.png

2- 20100724elesmosaurusi.png

3- 20100722dragonlordiii.png

 

Formato da imagem:

Existem diversos formatos os mais conhecidos sao:

 

[spoiler=Formatos].PNG: Png é o melhor formato para sprites, ele é mais leve que o .BMP e tem a mesma qualidade sem contar que é otimo para fazer animações.

 

.JPG/.JPEG:

Formato muito usado e muito popular, ele é muito leve mas faz os arquivos perderem qualidade o que é pessimo para o spriter entao nao use esse formato.

 

.BMP:

Formato que armazena pixel por pixel, fazendo o arquivo nao perder qualidade, porem o tamanho do arquivo fica extremamente grande.

 

.Gif: Gifs sao normalmente usadas para fazer uma animação um bom exemplo sao os emotions.

 

 

 

Fundos: Fundos diferentes sao muito usados para uma melhor visualização do sprite.

Os que eu jah usei/uso:

fundosimg1.png

Branco: Uso muito quando começo a criação do sprite.

Preto:Uso raramente quando preciso melhorar o AA, é muito bom jah que o outline some e vc visualiza bem o AA.

Azul e Verde: Sao otimos, eu os uso bastante sao otimos pra visualização do AA.

Rosa: Nao uso na criação do sprite, normalmente coloco ele quando termino, pra ja esta pronto pra 'entrar' em servidores.

#Coloração#

 

Saturação: É o quao 'forte' a cor é. Quanto menos saturação mais cinza ela fica.

 

1- saturaoimg1.png

2- saturaoimg2.png

 

Iluminação: É a luz existente num determinado espaço, no caso a luz solar reflete no material que você fizer tornando partes mais claras e algumas mais escuras dependendo do material.

Veja imagens em sites de buscas o seu material e veja como o material reflete a luz.

1- iluminaoimg2.png

 

 

Anti-Aliasing (AA):o AA é um 'efeito' que diminui o serrilhado, deixando os pixels aparentemente mais aredondados.

1- aaimg1p.png

Sem AA a esquerda e com AA a direita.

PS:Cores com baixa saturação sao melhores para fazer AA.

 

#Laminas#

 

Agora botamos em pratica tudo que aprendemos anteriormente.

Peguei 1 outline que mostrei antes.

 

1- outlineimg3.png

 

Agora vamos ver como se faz 1 lamina:

 

2-laminasimg2.pnglaminasimg2.png

 

Azul: Pixels do AA com o Outline. Deve ser cada vez mais escuros conforme for chegando na ponta da lamina.

Verde: Lado onde bate mais luz. Os pixels devem perder Luminosidade conforme chegam mais perto do cabo.

Vermelho: Pixels do corte. Devem começar escuros na parte mais proxima do cabo e irem clareando até a parte mais clara da ponta.

Amarelo: Lado menos claro que a parte verde. Os pixels devem perder luminosidade conforme chegam mais perto do cabo, mas devem ter cores mais escuras do que os pixels do outro lado da lamina.

 

Entendo melhor:

[spoiler=Spoil -1]swordtutoex2.png

 

[spoiler=Spoil -2]swordtutoex1.png

 

 

#Video#

O Video mostra basicamente o que eu falei acima, fiz o formato identico ao de uma espada antiga minha.

 

Part - 1:

Part - 2:

 

Os videos nao tem audio, até pq nao sei editar (riariaria)

Nao reparem na "bagunça" que eu faço enquanto faço os sprites

 

Resultado do Video-Tutorial

20100904espadinha.png [spoiler=Coment]No video nao termina bem assim só dei uma editada e uns retokes, mas eu fiz meio que na pressa no video até pq fico 5min cada video +/- imagine se eu fosse "lento" iria demorar uns 30min+ os dois

 

 

 

#Aprimorando o AA#

 

A seguir irei mostrar alguns erros, e algumas soluções.

Eu mesmo fiz essa logica, nao vi em outro lugar, e ninguem nunca me falou isso, eu aprendi assim talvez vendo sprites de spriters mais experientes.

Analizando:

Temos 1 sprite serrilhado (sem AA)

[spoiler=1]aaimg3.png

 

Abaixo vemos a minha aplicação da minha logica.

[spoiler=2]aaimg4.png

 

#Perspectiva#

Perspectiva "tibiana" é a perspectiva 45º, ou seja é como se você estivese vendo o sprite Inclinado para a esquerda.

 

#Humanoides#

Em contrução

 

Editado por Victinh0

Compartilhar este post


Link para o post
victorroxes20    0
victorroxes20

Nossa , adorei o tutorial , vai me ajudar muito em meus sprites

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Bloxe    0
Bloxe

caramba, bem melhor que os tutoriais que tem aqui, e a proposito, o tamanho MINIMO é 32x32, tu pois que é o maximo :X

Compartilhar este post


Link para o post
tigerx2    1
tigerx2

wow, pra mim que to aprendendo um pouco,

ajudou bastante, ta muito bem explicadoo

parabens :D

Compartilhar este post


Link para o post
Falkon    0
Falkon

Muito bom tutorial :D

"Os itens tem tamanho maximo de 32x32."

Os itens tem tamanho maximo, e não os spriter em geral...

Compartilhar este post


Link para o post
Bloxe    0
Bloxe

errei, D:

li na pressa e entendi sprites D:

Compartilhar este post


Link para o post
GM Devir    0
GM Devir

Mtoo bom VictinhO, corrigindo um detalhe que vi:

 

"Os itens tem tamanho maximo de 32x32 ou seja nao pode passar disso."

Se você estava falando dos itens como equips que vão parar em 1 slot quando colocados na backpack por exemplo, tenta especificar, pois existem tbm de 4 sqms(box) e que são itens.

 

E esse Andre eu estava lendo o perspective 45 e realmente, ele ajuda muito. O Otbr e o fórum dele se complementam bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Brad Pitt    0
Brad Pitt

Legal seu tutorial parabéns (Y)

Compartilhar este post


Link para o post
ShufflezOr    0
ShufflezOr

Meu primeiro tuto que estou lendo de sprite. õ/

Por sinal um ótimo tuto, parabens, tomare que me ajude a evoluir.

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Adicionei 2 partes:

Duas partes novas:

Fundos e Aprimorando o AA

e reorganização do topico, logo, logo colocarei novos exemplos pra galera entender melhor.

E tentarei sempre atualizar o topico com tudo que eu souber explicar +/-

Compartilhar este post


Link para o post
CrimAngel    1
CrimAngel

Caso alguem venha perguntar para ele,aqui esta a resposta,SIM,eu deixei usar minhas sprites ridiculas(soh tenho ridiculas) aheuaheua...

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Mais 1 atualização, parte "Entendo melhor" na area de laminas, e Botei 1 parte sobre formatos de arquivos pra galera que le o tutorial nunca mais salvar .jpg ¬_¬

Dicas?Erros no tutorial?Comente.

Compartilhar este post


Link para o post
Kreuusot    2
Kreuusot

Belo tutorial, parabens :D

Compartilhar este post


Link para o post
Freddkruguer    0
Freddkruguer

Mto bom tutorial, so q eu gostaria de te pedir pra por um pedaço sobre AA em laminas de Swords, pq eu erro mto nisso, vou postar umas espadas q fiz, igual vc fez sobre o axe gostaria q vc fisseze um de lamina =D

 

 

e ja li bastante os tutoriais principalmente o do Galiant

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0
Mto bom tutorial, so q eu gostaria de te pedir pra por um pedaço sobre AA em laminas de Swords, pq eu erro mto nisso, vou postar umas espadas q fiz, igual vc fez sobre o axe gostaria q vc fisseze um de lamina =D

 

 

e ja li bastante os tutoriais principalmente o do Galiant

Jah tem essa parte, na area "#Laminas#".

O AA na lamina (no outline) como eu falei no tutorial, começa Escuro (ponta) e termina claro quando termina a lamina (vai pra guarda)

"Pq começa escuro?"

Pois com isso da um efeito de diminuição visualmente, fazendo a lamina parecer mais afiada quando chega perto da ponta.

Lembrando que o "termina claro" é um claro comparado a parte escura mas nao fica muito claro.

Se tiver mais duvidas pode enviar seu MSN via PM que eu posso ajudar vc

 

Edit: Hj (04/09) atualizei o tutorial, adicionei 1 video (part 1 e 2) mostrando como fazer 1 espada, espero que vejam o video-tutorial e entendam, flw.

Lembrando que se gostou do tutorial click em post_thanks.gif

Editado por Victinh0

Compartilhar este post


Link para o post
Freddkruguer    0
Freddkruguer

Fico mto bom o Video Tutorial, vai me ajudar bastante 8D

 

tpw akelas cores vc faz na hora ou vc tem uma tabela?!

 

se tiver vc pode postar ela?! tenho um pouco de dificuldade com orbs, mais se nao poder postar tudo bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Nao gosto de postar tabela.

É bom vc mesmo treinar pra conseguir fazer suas proprias, eu nao gosto de usar orbs odeio na verd mas isso vai de pessoa pra pessoa.

Pra espadas de metal o bom sao cores de baixa saturação (perto do cinza), as que eu uso pra espadas normalmente sao cinzas (saturação 0) e algumas cinzas-azuladas (saturação 30~35 normalmente).

Compartilhar este post


Link para o post
Freddkruguer    0
Freddkruguer

a só. eu nao sei mexer mto bem com isso de saturaçao e talz eu sei so pra q q server luminosidade pokasopkasopkasko mais agora eu ja sei e vo treinar mais pra ficar melhor. obrigado 8D

Compartilhar este post


Link para o post
Siegrain    0
Siegrain

Mto bom, agora consigo entender melhor as cores XD, sempre fazia um lado bem mais escuro q o outro u.u

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Atualizando.

Dei uma editada em umas imagens, e criei 1 nova area a area "Bonus" onde esta a sessao (=O) de treino, com 1 outline e 1 tabela de cores prontinha pra vcs pintarem :o

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×