Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
K r e x

Básico - Criando Escudos

Recommended Posts

K r e x    42
K r e x

Tutorial Spriting: fazendo escudos (básico)

 

Nesse tutorial (que tá mais pra passo-a-passo) vou explicar como fazer o sprite de um escudo. Detalhe que não vale de nada ler o tutorial se você não tiver noção básica de como usar o paint ou de spriting: são apenas dicas pra te ajudar a não ficar perdido quando for fazer.

É bom dar uma lida nesses 3 tutoriais (indicados pelo Victinh0) pra ter uma ideia geral sobre pintura, AA, iluminação e textura:

 

Link 1

Link 2

Link 3

 

 

 

Detalhe: não sou o melhor spriter do mundo (na verdade nem sou spriter riarirairaia) então entendam que certas informações podem estar confusas ou o resultado final pode não ser dos melhores =P

 

Vou usar aqui um sprite postado a algum tempo no fórum do Zezenia Online e que eu fiz um remake, corrigindo os erros. Dele só vou tirar o modelo/outline(corrigida) e a idéia original. O sprite era assim:

52097846.png

 

 

Enfim, vamos lá!

 

 

 

------------------------

Parte 1 - Planejamento

 

O primeiro ponto antes de se começar qualquer sprite é pensar no que se quer fazer. Você pode começar algo sem planejar e sair algo bom, mas na maioria das vezes vai levar muito tempo parado. E como tempo é dinheiro, é melhor ir direto ao ponto.

Nesse caso a primeira coisa a fazer é planejar os detalhes do escudo que quer fazer: se o formato vai ser redondo ou meio triangular, qual tipo de material (e consequentemente as cores) e que emblema vai colocar.

A ajuda do google é MUITO boa nessa parte, pra você encontrar imagens de escudos e materiais. Um exemplo é pesquisar por 'wooden shield', você vai encontrar vários exemplos bons :D

 

No caso do tutorial vou fazer com um estilo meio "dark", com detalhes vermelhos (tipo sangue) e com um formato mais achatado. Com isso já sei que as cores vão ser escuras. É o ponto inicial.

 

 

 

------------------------

Parte 2 - Outline

Como dito acima, o escudo desse tutorial vai ser meio achatado. É aqui que se aplica, a hora de traçar o formato do escudo no paint. Faça um rascunho primeiro, sem medo de sair torto:

 

 

11199225.png

 

Aos poucos vá consertando, buscando deixar ambos lados iguais (a menos que no seu planejamento o escudo seja torto, lol).

Tente utilizar o máximo que puder dos 32x32 pixels, afinal um escudo é grande!

 

Pronto! Já com a outline, proximo passo.

 

Obs: caso não consiga, não sinta vergonha de utilizar a outline de um outro sprite já existente: num passo futuro você vai fazer alterações nela pra ficar do seu gosto, então pode utilizar a base de outra pessoa :P

 

 

------------------------

Parte 3 - Iniciando (borda)

 

O primeiro passo é adicionar as bordas. Não precisa ser totalmente detalhada, é apenas a base. Quase todos os escudos tem algum tipo de borda:

 

Brass_Shield.gifFiery_Rainbow_Shield.gifBattle_Shield.gif

 

No caso do exemplo do tutorial, vou utilizar cores escuras, puxando pro cinza: basta acrescentar uma faixa de 2pixels (um claro e um mais escuro ao redor da outline):

 

34274401.png

 

 

 

------------------------

Parte 4 - Base Central

 

Essa é a hora de começar a pintar a parte de deeentro do seu sprite. Nessa parte que o seu planejamento flui: o detalhe da base central do escudo normalmente define muito sobre ele.

Caso queira, pode adicionar uma letra no centro, como o caso do Mercenary Shield: Mercenary_Shield.gif

Pode adicionar uma imagem, como o Rose Shield: Rose_Shield.gif

Ou detalhar de acordo com o monstro que irá dropar o item, como o Dragon Shield: Dragon_Shield.gif

 

 

 

No meu caso, essa base central já vem pronta do sprite que decidi usar como exemplo. É um escudo negro com um detalhe tipo sangue no meio: 27671582.png

 

Lembrando: até agora só é a BASE do sprite, então não precisa se preocupar em corrigir os erros. Até porque, enquanto for terminando o sprite pode mudar de idéia quanto a algo (achar que ficou feio). Então é melhor ter a base pronta pra quando for finalizar não correr perigo.

 

 

 

------------------------

Parte 5 - Corrigindo erros anteriores e detalhando

 

 

Agora vamos eliminar o que não estava muito legal no sprite (corrigir seus erros) e ir pintando. A grande diferença pra pintar escudos pra espadas é que eles não tem lâminas. Tirando isso a pintura continua parecida. Lembrando que a iluminação no Tibia vem do noroeste, logo o lado esquerdo fica mais claro que o direito.

 

Vamos ver na prática o que isso significa:

96769651.png

Note que na primeira imagem o sprite tinha um X grande no meio, mas que estava bem feio. Retirando ele vem a imagem do meio, já mais limpa e mais fácil de detalhar.

Até agora só tinha se preocupado com a borda e com o centro, mas ainda deve ter bastante espaço livre no seu sprite. Vá tentando adicionar detalhers neles, como eu fiz na terceira imagem: tentei adicionar uma outra borda branca na parte inferior do sprite. As vezes os detalhes adicionados nessa fase do sprite nem são percebidos pelos jogadores, como nesses dois exemplos:

 

 

Nightmare_Shield.gif Note as letras K e N na parte inferior e superior do sprite, fazendo referência aos Nightmares Knights.

 

Necromancer_Shield.gif Note as letras BB na parte superior do sprite, fazendo referência a Brotherhood of Bones.

 

Também nessa parte é legal adicionar os primeiros pontos de luz: Note que na terceira imagem adicionei pixels mais claros do lado noroeste do sprite, como se fosse o ponto em que a luz toca. Não esqueça de adicionar no lado oposto uma iluminação um pouco mais fraca.

 

 

 

------------------------

Parte 6 - Finalizando a pintura

 

 

Nessa fase seu escudo está quase pronto! Agora é preciso consertar os erros da pintura, sempre verificando com e sem Zoom se está ficando legal.

 

Não se incomode caso seu sprite não fique do jeito que pensou: em alguns casos é normal fazer uma mudança e não se sentir bem com ela:

 

69407239.png

 

Nesse caso, tentei adicionar uma pedra preciosa na parte inferior do escudo. Como achei que ficou estranha, voltei atrás e resolvi deixar tudo "liso".

 

É isso '-'

 

 

 

----------------

Pra uma ajuda mais especifica, você pode postar o seu resultado aqui e podemos avaliar onde é preciso melhorar:

 

http://forums.otserv.com.br/f270/seu-ltimo-sprite-132268/

 

 

 

 

E pra finalizar, as modificações gerais no sprite do começo ao fim:

 

editshield.png

 

49148763.png

 

Eu fiz esse sprite a quase um ano. Agora que tô vendo que ficou feio ahueahuehau

Não foi meu melhor escudo, mas faz parte.

 

:bye:

 

 

 

krexskull.png

 

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marlontrovao    0
marlontrovao

em geral bom tutorial , vai ajudar pessoas, ja q estava sendo discutido um escudo la no "seu ultimo trabalho"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vdzz    15
vdzz

Po mano, ótimo tutorial, não terminei de ler por completo, mais valeu por compartilhar.

Vou criar um escudo depois xd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jack Frost    0
Jack Frost
Pode adicionar uma imagem, como o Rose Shield:

 

A partir dessa frase, não carrega mais nenhuma imagem aqui U.U

Tem bastante imagens, deve ser bem detalhado, só pelos textos já dá pra ver que tá bem explicado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Wiliner    0
Wiliner

gostei tava com umas duvidas em shield flw :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Victinh0    0
Victinh0

O tutorial explica o basico MESMO, fazer um bom escudo esta muito adiante porem esse tutorial pode ajudar os iniciantes.

 

Tutorial mostra formas de como fazer um shield com detalhes, talvez um pouco de rpg, desenhos, etc.

Mostra os formatos mais comuns e alguns nem tao comuns.

O Resultado nao me agradou por diversos motivos os principais sao a falta de textura e o AA que nao ficou bom.

 

Parabens e continue a postar tutoriais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
K r e x    42
K r e x

Sim sim, é apenas o básico. Tem muitos detalhes sobre textura e volume (relevo)que eu mesmo não sei explicar =P

O resultado final, na época que fiz me agradou muito. Engraçado que isso tava parado aqui num canto do PC e resolvi postar em formato de tutorial: mas quando vi a sprite novamente pensei "pqp, não tá bom não hein".

 

Mas acho que no geral é isso ai mesmo: se na espada temos lâmina/guarda/cabo, nos escudos bordas, centro/emblema e pintura (relevo).

 

Tentei fazer o melhor =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ShufflezOr    0
ShufflezOr

BASICAO EM, Todo mundo começa fazendo esses escudos ae tpw triangulo, Mais os redondo que sao mais tenso de faze quase nao existe tuto deles, '-'

Tutorial bem explicado, Parabens.

E na parte

Nightmare_Shield.gif Note as letras K e N na parte inferior e superior do sprite, fazendo referência aos
Voce esqueceu de completa com NIGHTMARES. '-'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jack Frost    0
Jack Frost

E na parte

Voce esqueceu de completa com NIGHTMARES. '-'

 

Agora meu pc tá carregando as imagens \o/

 

CARA, EU JURO QUE NUNCA VI ESSAS LETRAS ALI LOL

se não falassem eu não ia perceber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Wolowizard    0
Wolowizard

bom o tutorial, o sprite ficou mais ou menos... mas dá para entender perfeitamente ;3

vai ajudar muitos sz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Roku    0
Roku

muito bom tuto!!

eu que sempre tentava failmente fazer um escudo agora consigo, ja sei de onde começar

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Biozard    0
Biozard

Meu escudo saiu muito estranho...ate deletei

vou tentar fazer dnv e ver se sair algo melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rawenga    0
Rawenga

Cadê o AA tutorial?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×