Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
K r e x

Glossário - Manipulação Gráfica

Recommended Posts

K r e x    42
K r e x

Glossário - Manipulação Gráfica

Significado dos termos.

 

 

Baseado na idéia do Medargo na seção de Mapping, resolvi fazer um glossário aqui também. Isso não é bem um tutorial, é mais um guia para usuários que não entendem alguns termos utilizados nessa sessão. Caso alguém pergunte sobre algum termo, só mandar pra cá e a dúvida será sanada. Simples, né?

 

Vamos entender esses termos estranhos? :w00t:

 

 

Glossário

Ordem Alfabética

 

  • Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos serrilhado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Para ver dois bons tutoriais falando mais sobre isso, clique aqui e aqui.
  • Backside: Termo usado pra denominar determinado sprite de "costas". Normalmente usado em outfits de players e monstros.
  • Contraste: É o efeito de deixar uma cor mais evidente deixando ela perto de outra que "não combine". Por exemplo deixar cores escuras perto de claras sem uma cor intermédiaria pra suavizar. Pode-se dizer que é o contrário de AA e Pillow Shadding. A Golden Armor do Tibia mostra bem isso:
     
    garmor.png
  • Fireworks (FW): Programa famoso pra edição de imagens, principalmente na área de Design. Tem diversas funções, e embora seja pago, é um dos mais utilizados pra criação de sprites.
  • Lineart: Termo não muito usado, refere-se as linhas do sprite. Podem estar muito grossas, sujas, etc. Acontece de errar muito quando se trata de spriters preguiçosos que simplismente arrastam o mouse pelo espaço e fazem linhas quadradas, sem capricho. Aqui vai um exemplo disso e do lado a correção, eliminando os pixels indevidos e deixando a curva mais natural:
     
    linhas.png
  • Mask: São máscaras que cobrem seu outfit pra dar cor a ele quando adicionado ao cliente. Entenda mais clicando aqui.
  • Non-sense: Sem sentido. É utilizado quando você faz algo anormal, que não pode ser utilizado na prática. Uma espada de fogo congelado, por exemplo (lol).
  • Outline: As linhas de fora do sprite, que formam sua estrutura. Normalmente são pretas, mas pode variar em certos casos. Na imagem abaixo o exemplo da outline de uma espada:
     
    outline.png
  • Paint: Programa pra edição de imagens. Normalmente é mais utilizado por novatos, por já acompanhar o Windows. Como não tem muitos efeitos, é tudo feito de maneira muito natural. É mais trabalhoso, mas pode deixar seu trabalho mais valioso. Embora seja considerado por muitos simples demais, também é o preferido de grandes spriters.
  • Paint.net: Programa pra edição de imagens.
  • Perspectiva: É a direção com que o sprite é visto. No Tibia utilizamos a perspectiva em 45º inclinado pra esquerda. Leia mais aqui.
     
    evolutioni.png
    Exemplo da evolução de um rascunho fora da perspectiva.
  • Pic (Tibia.pic): Arquivo que acompanha o cliente do Tibia. Nele estão as imagens do cliente, como aquela principal (de abertura), a cor do fundo, a barra de HP/Mana e outros.
  • Pillow Shadding: Efeito que aparece quando se utiliza AA demais, dando suavidade em excesso nas transições de cores (sem contraste). Note no exemplo abaixo a quantidade de camadas de cinza até variar do claro pro escuro:
     
    pillowshadding.png
     
    Clique aqui pra ver um tutorial de como evitar.
  • Pixel: Cada "quadradinho" do sprite. Esse termo é utilizado pra descrever tamanho, como por exemplo "32x32 pixels" (32 quadrados de largura e 32 de altura) e pode ser abreviado como "px". Na imagem abaixo, o ponto branco central compreende a 1 pixel.
    pixel.png
  • Pixel Art: Estilo de arte que valoriza os pixels ao máximo. Por ser muito detalhista normalmente é feito de imagens pequenas, mas alguns artistas chegam a construir cidades só com pequenos pontos. É um estilo promissor, já que pode ser usado pra ilustrar diferentes áreas (inclusive jogos).
     
    quarto1.png
    Exemplo de Pixel Art feito por Jojow.
  • Ripping: Nessa seção é o ato de postar um sprite que não foi feito por você sem a autorização do verdadeiro criador. É ilegal e está sujeito a punição.
  • Serrilhado: Efeito comum pra novatos. Acontece quando o sprite não está muito "suave" nos seus traços, precisando adicionar AA. Em uma espada, acontece quando está com as laterais sem corte. Lembrando que em alguns casos é necessário deixar serrilhado, quando você quer fazer ums espada gasta, por exemplo.
  • Smooth: Quando aplicado num sprite significa deixa-lo mais limpo, suave. Isso pode ser feito utilizando menos tons de cores e aumentando o contraste. Exemplo:
     
    suavizada.png
    Sprite muito poluído e depois mais limpo.
  • Sombreado: Fase da pintura onde são adicionadas sombras no sprite. Elas dão forma e volume, realçando os detalhes e deixando sua criação mais natural. Exemplo:
     
    sombreado.png
     
    Na primeira imagem não da ver os detalhes do vestido, por exemplo. Depois de sombreado, pode-se notar os lugares onde tem mais e menos relevo.
  • Sprite: Imagens que construem o gráfico dentro do jogo. Os itens, as casas, as árvores, os monstros... tudo é composto pelos sprites.
  • Spriter: Pessoa que faz os sprites.
  • Textura: É o aspecto visual que o material de determinado sprite passa. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada... ou seja, a sua textura.
  • Tibia.dat (dat): Arquivo que acompanha o cliente do Tibia. Nele ficam as informações que 'organizam' as sprites do arquivo Tibia.spr para que o cliente entenda.
  • Tibia.spr (spr): Arquivo onde ficam compiladas todas as sprites do Tibia. Trabalha em conjunto com o Tibia.dat.
  • WOT/WOP (World of Tibia, Wolves on prey): Antigo fórum onde se reuniam grandes spriters, inclusive os próprios que trabalham na Cipsoft. Com o tempo foi perdendo seu valor e foi abandonado pelos moderadores. Hoje se encontra fechado.

 

Última Edição: 22/11/2010

 

Adicionado: Textura

 

 

Observações:

 

- Muitos termos podem ser óbvios para uns, mas para outros pode ser algo esclarecedor.

- É difícil lembrar de todos os termos, portanto não coloquei muitos... quem quiser dar uma sugestão de termo desconhecido, pode se sentir a vontade. OiaeuMae

- Alguns termos podem ter a explicação um pouco vaga, como o Paint.net (nunca usei o programa, então não entendo bem quais suas diferenças). Caso algum usuário se sinta a vontade de comentar a respeito de qualquer um deles pra melhorar, ajuda bastante. :yes:

- Pretendo adicionar imagens mostrando melhor cada um dos erros, mas pra isso preciso da autorização dos usuário (não quero postar nada que não tenha sido feito por mim sem autorização ou referência).

 

 

Espero ter sido útil, obrigado :bye:

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
redmax1596    0
redmax1596

Xii.

Mandou ver.

 

Vai ajudar muita gente. ^^

Compartilhar este post


Link para o post
lilialine    0
lilialine

Ta mto bom esse Guia :D

Obg, Me ajudou tmb, coisas q td mundo fala que eu nem sei (ou melhor, q eu n sabia) o que é, como por exemplo:

Pillow, serrilhado, backside, non-sense...

Alguns eu nunca ouvi falar, como o: lineart e wot/wop.

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Eu não recomendo nenhum spriter usar firework, dizem que é fácil, mas se te botarem num paint vc fica sem saber o que fazer.

Mas está mto Bom ^^

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

Eu não gosto também, se for pra usar algum desses editores prefiro o Gimp - não sei porque, mas me acostumei com ele. Embora o Paint ainda seja de lei =P

 

Você usa o Paint.net não é? Pode fazer uma descrição básica pra ficar melhor que a que eu fiz? :B

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0
"Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos quadrado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Para ver dois bons tutoriais falando mais sobre isso, clique aqui e aqui."
Nao é que seja pra deixar menos quadrado, e sim menos serrilhado.
"Serrilhado: Efeito comum pra novatos. Acontece quando o sprite não está muito "suave" nos seus traços, onde é preciso dar um trato pra deixar mais natural (adicionando AA). Em uma espada, acontece quando está com as laterais sem corte, por exemplo."
Nao é que seja pra deixar "mais natural" mas sim apenas tirar o serrilhado onde nao precisamos dele, o "efeito serrilhado" tb é usado (deixar o sprite serrilhado) como por exemplo uma espada com a lamina quebrada, alguns pixels claros dando efeito serrilhado(e de volume) podem fazer a diferença.

 

Otima iniciativa. Bons tempos os que eu tinha vontade de criar algo para ajudar os outros, pena que o forum nao ajuda. :bye:

 

PS: Adiciona "Smooth" que é Limpo ou seja um sprite smooth é um sprite sem muita sujeita, normalmente composto por relativamente poucas cores. (procura mais no google pra poder explicar melhor)

Editado por Victinh0

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Podia falar sobre pixel art, perspectiva, textura, sombreamento, etc.

 

edit:

também sobre smooth, saturação, coloração

Editado por lcsflrs

Compartilhar este post


Link para o post
Izzydk    0
Izzydk

eu uso o mspaint, o paint normal do windows xp, eu tenho windows 7 mas baxei o paint do xp ;d

:P tava me esquecendo sobre o topico, muito bem explicado parabens :D

Compartilhar este post


Link para o post
Wolowizard    0
Wolowizard

LINDO.

Adorei o tópico.

wot/wop bons tempos :s

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

Adicionei algumas coisas. Qualquer comentário pra melhorar/consertar só dizer.

Smooth eu nunca tinha ouvido falar ._.

 

Falta: saturação, coloração e textura.

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Bah, desses 3 o mais importante é textura, não pode faltar, mas depois você põe, o tópico está ótimo ^^

 

Ah, Pillow deixa com aspecto de borracha o sprite.

Compartilhar este post


Link para o post
Wolowizard    0
Wolowizard

Dithering - Não é nada mais nada menos do que misturar os tons em duas camadas pra dar um auxílio ao AA.

ditheringeh2.png

por:Galiant

 

Já usei esse termo algumas vezes e a galera acabou ficando perdida,daí é bom colocar 8)

Compartilhar este post


Link para o post
luquitossml    0
luquitossml

Omg, simples e funcional, perfeito esse guia, ira ajudar muitos novatos ou nao-novatos :D

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×