lcsflrs 0 #1 Posted December 1, 2010 (edited) Antes de começar o tutorial, gostaria de lembrar que o programa que eu uso, é o Paint.NET, um software de uso livre, se quiserem baixar, segue o link: Download Paint.NET _________________________________ Se você, leitor, estiver com alguma dúvida relacionada a termos usados por mim, consulte o Glossário 8D: Clique Aqui Bem, para começar este tutorial, vamos aprender sobre o Anti-Aliasing, conhecido como AA. O AA serve para não deixar o sprite serrilhado, serve para suavizar o outline. Exemplo - Note neste exemplo, que o escudo do lado de < está menos serrilhado que o lado de >. Porém, o usso excessivo de AA, pouco uso de contraste, gera o Pillow Shading, que deixa o sprite com aspecto de borracha; Exemplo - Concluindo, o AA é a intercessão da borda(não necessariamente o outline) com a cor do sprite, no caso do meu exemplo, branco. Vamos agora sair do AA e vamos para a luz e sombra. A Luz, vem do noroeste. Ou Seja cerveja: créditos: 99.9% André 0.01% Solara. Vamos para o Contraste - Bem gente, não sou a pessoa mais indicada para explicar sobre o contraste, por isso vou recomendar um tutorial feito por André/Galliant, segue link: Tutorial Sobre Contraste - Perspective 45 Textura - Textura é o aspecto fisico de algo concreto. E o que dá ao sprite textura, são as cores e a ordem em que os pixels são colocados. Exemplo - Textura de Madeira - Textura de Pelo - Saturação - Saturação é a intensidade da cor.Quanto menos Saturado, mais puxado para o cinza será a cor.Quanto mais Saturado, mais coloridorestart 8D. Sim, chega de teoria e vamos para a pratica 8D [spoiler=Sword]Bem, para começar a sua sword, façamos o Outline. Eu fiz essa sword para um Concurso do Fórum Perspective45, segue o link: Link do Concurso Feito o outline, vamos colorir. Os pixels riscados de Amarelo são os pixels que geram o contraste Os pixels riscados de Vermelho, são os pixels do AA Então gente, após feito a lâmina, o cabo fica ao seu gosto, no caso, me baseei na imagem do concurso e ficou assim: [spoiler=Armadura]Bem, a iluminação das Armaduras é um pouco diferente de alguns outros sprites. A iluminação é Cilindrica, para dar um formato de arredondado Exemplo - Aplicando no Sprite ficaria assim: Feita por André/Galliant. Bom para começar a amor, faça o Outline E Comece sempre pela ombreira. Meu Outline ficou assim: A minha armor é antiga, por tanto não tem uma ótima qualidade.:palm: Outline feito, vamos colorir; Eu sempre começo pelas ombreiras, mas não se esqueça da iluminação... Ombreiras Feitas?Bonitas?Lhe Agradou? Vamos para a armadura... Lembre-se, sombreamento Cilindrico. Explicando - Vermelho - Divisão de Luz Verde - Luz Intensa Azul - Luz Fraca [spoiler=Jóias]Uma coisa que eu vejo muitos novatos errando são as jóias. A iluminação das jóias são igual a das Orbs. [spoiler=Textura]Bem, para alguns esse termo é o fim do mundo. Existe vários tipos de textura, pano, pelo, metal, madeira, etc... Infelizmente não vou conseguir mostrar como se faz todas, mas algumas sim.^^ A textura que eu considero mais fácil é a de metal. O Metal comum, é um material que recebe muito brilho. Ou seja, num sprite, pode usar a cor branca tranquilamente. Exemplo - A textura de metal, além de ter muito brilho, é muito smooth(limpa) e eu vejo várias pessoas usando pixels errados, deixando o sprite poluído. E vale lembrar, que um contraste alto em textura de metal dá uma beleza a mais. Cocluindo, use sempre poucos tons de cores para fazer textura de metal, isso deixa o sprite mais harmonioso e agradavel. E use um pouco de contraste. A segunda textura que eu, particulamente, acho mais facil, é a textura de madeira. A madeira em si, é bem complexa, por isso, minha maneira de fazer textura de madeira é fazer riscos e colocar um AA na ponta deles. Exemplo - Pode variar nas cores, pois existe váriooos tons de madeira. ^^ Se quiser salvar a imagem para dar um zoom, sinta-se a vontade. Enfim gente, este é um tutorial feito por mim, e ele está sujeito a alterações, criticas construtivas são bem-vindas ^^ Eu sei, ele está meio incompleto, mas com o tempo eu vou implementando ^^ É proibido qualquer que seja a intenção, o uso dos sprites usados aqui. Edited December 3, 2010 by lcsflrs Share this post Link to post Share on other sites
lilialine 0 #2 Posted December 1, 2010 Mto bom o tutorial! Eu gostei da parede de madeira! (Principalmente do bichinho vermelhinho). rsrsrs... achei mto bem feito o tutorial... Só o cabo da sword que eu n gostei mto... Vai ajudar mta gente com certeza... Share this post Link to post Share on other sites
Jojow 0 #3 Posted December 2, 2010 gostei do tutorial, instrutivo e bem formatado. Parabéns Lucas, fazendo mais uma vez presença à otbr. Share this post Link to post Share on other sites
K r e x 42 #4 Posted December 2, 2010 Gostei mais da explicação de AA e daquela textura de madeira *-* Share this post Link to post Share on other sites
luquitossml 0 #5 Posted December 2, 2010 Muito bom msm manow , oque eu mais gostei foi sobre o AA tb, como o jojow falo ficou bem formatado e muito instrutivo, o tutorial ira ajudar muitos novatos por ae ;D, parabens. Share this post Link to post Share on other sites
lcsflrs 0 #6 Posted December 2, 2010 Editado - Adicionei O Básico de Armaduras e Jóias Comentem 8D Share this post Link to post Share on other sites
Addicted 1 #7 Posted December 2, 2010 Maravilha, um ótimo tutorial. Ajuda quem quer começar e quem quer se aperfeiçoar. Parabéns pelo esforço e obrigado pelo tutorial. Share this post Link to post Share on other sites
ElfKiller 36 #8 Posted December 3, 2010 Não gostei do seu nick, brinks. Ficou muito bom, bem explicado e bem formatado, além do português aceitável. Share this post Link to post Share on other sites