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Tutorial Básico

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Antes de começar o tutorial, gostaria de lembrar que o programa que eu uso, é o Paint.NET, um software de uso livre, se quiserem baixar, segue o link:

Download Paint.NET

_________________________________

Se você, leitor, estiver com alguma dúvida relacionada a termos usados por mim, consulte o Glossário 8D:

Clique Aqui

 

 

Bem, para começar este tutorial, vamos aprender sobre o Anti-Aliasing, conhecido como AA.

O AA serve para não deixar o sprite serrilhado, serve para suavizar o outline.

Exemplo - exemploprofdp.png

Note neste exemplo, que o escudo do lado de < está menos serrilhado que o lado de >.

Porém, o usso excessivo de AA, pouco uso de contraste, gera o Pillow Shading, que deixa o sprite com aspecto de borracha;

Exemplo - newbielegs.png

Concluindo, o AA é a intercessão da borda(não necessariamente o outline) com a cor do sprite, no caso do meu exemplo, branco.

 

Vamos agora sair do AA e vamos para a luz e sombra.

A Luz, vem do noroeste.

luz.png

Ou Seja cerveja:

tutorialluz.png

 

vg2bzl.png

créditos: 99.9% André 0.01% Solara.

 

Vamos para o Contraste -

Bem gente, não sou a pessoa mais indicada para explicar sobre o contraste, por isso vou recomendar um tutorial feito por André/Galliant, segue link:

Tutorial Sobre Contraste - Perspective 45

 

 

Textura -

Textura é o aspecto fisico de algo concreto.

E o que dá ao sprite textura, são as cores e a ordem em que os pixels são colocados.

Exemplo -

Textura de Madeira - moldeparede.png

Textura de Pelo - fofinhocompleto.gif

 

 

Saturação -

Saturação é a intensidade da cor.Quanto menos Saturado, mais puxado para o cinza será a cor.Quanto mais Saturado, mais coloridorestart 8D.

 

Sim, chega de teoria e vamos para a pratica 8D

[spoiler=Sword]Bem, para começar a sua sword, façamos o Outline.

 

outline.png

Eu fiz essa sword para um Concurso do Fórum Perspective45, segue o link:

Link do Concurso

 

Feito o outline, vamos colorir.

Os pixels riscados de Amarelo são os pixels que geram o contraste

Os pixels riscados de Vermelho, são os pixels do AA

outline.png

 

Então gente, após feito a lâmina, o cabo fica ao seu gosto, no caso, me baseei na imagem do concurso e ficou assim:espadaofrage.png

 

 

[spoiler=Armadura]Bem, a iluminação das Armaduras é um pouco diferente de alguns outros sprites.

A iluminação é Cilindrica, para dar um formato de arredondado

Exemplo - tutorialluzarmor.png

 

Aplicando no Sprite ficaria assim:

armorb.png

Feita por André/Galliant.

 

Bom para começar a amor, faça o Outline

E Comece sempre pela ombreira.

Meu Outline ficou assim:

outlina.png

A minha armor é antiga, por tanto não tem uma ótima qualidade.:palm:

Outline feito, vamos colorir;

Eu sempre começo pelas ombreiras, mas não se esqueça da iluminação...

outlina.png

Ombreiras Feitas?Bonitas?Lhe Agradou?

Vamos para a armadura...

newbiearmor.png

Lembre-se, sombreamento Cilindrico.

Explicando -

outlina.png

Vermelho - Divisão de Luz

Verde - Luz Intensa

Azul - Luz Fraca

 

[spoiler=Jóias]Uma coisa que eu vejo muitos novatos errando são as jóias.

jiasm.png

A iluminação das jóias são igual a das Orbs.

luzorbs.png

 

 

[spoiler=Textura]Bem, para alguns esse termo é o fim do mundo.

Existe vários tipos de textura, pano, pelo, metal, madeira, etc...

Infelizmente não vou conseguir mostrar como se faz todas, mas algumas sim.^^

A textura que eu considero mais fácil é a de metal.

O Metal comum, é um material que recebe muito brilho.

Ou seja, num sprite, pode usar a cor branca tranquilamente.

Exemplo - kunai.png

A textura de metal, além de ter muito brilho, é muito smooth(limpa)

e eu vejo várias pessoas usando pixels errados, deixando o sprite poluído.

E vale lembrar, que um contraste alto em textura de metal dá uma beleza a mais.

Cocluindo, use sempre poucos tons de cores para fazer textura de metal,

isso deixa o sprite mais harmonioso e agradavel.

E use um pouco de contraste.

 

A segunda textura que eu, particulamente, acho mais facil, é a textura de madeira.

A madeira em si, é bem complexa, por isso, minha maneira de fazer textura de madeira é fazer riscos e colocar um AA na ponta deles.

Exemplo -

cabanamadeiraolimpicser.png

Pode variar nas cores, pois existe váriooos tons de madeira. ^^

Se quiser salvar a imagem para dar um zoom, sinta-se a vontade.

 

 

 

 

Enfim gente, este é um tutorial feito por mim, e ele está sujeito a alterações, criticas construtivas são bem-vindas ^^

Eu sei, ele está meio incompleto, mas com o tempo eu vou implementando ^^

É proibido qualquer que seja a intenção, o uso dos sprites usados aqui.

Editado por lcsflrs

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lilialine    0
lilialine

Mto bom o tutorial! Eu gostei da parede de madeira! (Principalmente do bichinho vermelhinho). rsrsrs... achei mto bem feito o tutorial... Só o cabo da sword que eu n gostei mto... Vai ajudar mta gente com certeza...

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Jojow    0
Jojow

gostei do tutorial, instrutivo e bem formatado. Parabéns Lucas, fazendo mais uma vez presença à otbr.

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K r e x    42
K r e x

Gostei mais da explicação de AA e daquela textura de madeira *-*

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luquitossml    0
luquitossml

Muito bom msm manow , oque eu mais gostei foi sobre o AA tb, como o jojow falo ficou bem formatado e muito instrutivo, o tutorial ira ajudar muitos novatos por ae ;D, parabens.

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lcsflrs    0
lcsflrs

Editado - Adicionei O Básico de Armaduras e Jóias

 

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Addicted    1
Addicted

Maravilha, um ótimo tutorial. Ajuda quem quer começar e quem quer se aperfeiçoar. Parabéns pelo esforço e obrigado pelo tutorial.

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ElfKiller    36
ElfKiller

Não gostei do seu nick, brinks.

 

Ficou muito bom, bem explicado e bem formatado, além do português aceitável. :)

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