Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
K r e x

#2 Falando sobre Spriting - Estilos

Recommended Posts

K r e x    42
K r e x

Falando sobre Spriting

#2 Estilos

 

 

Olá galera :)

Mas um falando sobre Spriting. Não sei com que freqüência vou postar, mas sempre que puder vou escrever algo aqui =)

 

Hoje vou tocar num assunto meio polêmico: estilos de spriting.

Muita gente sempre "spriteia" usando o mesmo estilo. Começam com o paint, por exemplo, e seguem a vida toda fazendo sprites do mesmo modo. Isso é errado?

Não, acredito que não.

 

A vantagem é que você domina aquele programa (seja ele o Paint, o Photoshop, Gimp, Paint.net e etc) e aquele estilo de spriting.

A desvantagem é que você pode precisar fazer um estilo diferente e não vai se sair tão bem.

 

 

Além dessas vantagens/desvantagens, tem outra questão que envolve os estilos de spriting: a aceitação.

Muita gente vê um sprite feito de outra forma e acha estranho... normalmente porque estão acostumados. Acostumados, em grande parte dos casos, com o estilo usado no Tibia - e lógico, isso não é errado, visto que estamos num fórum de Open Tibia Servers. A questão é que nem sempre você vai fazer um sprite pensando em colocar num OT, então é preciso abrir seus olhos pra outros horizontes. Quer um exemplo?

 

 

Olha essa árvore:

 

arvore.png

 

Ela foi feito no GIMP, usando efeito de borrar, em poucos minutos. Se for perceber, é um sprite bonito, mas não tem NADA a ver com o modelo utilizado no Tibia. Isso não torna o sprite estranho ou com menor qualidade, só o torna 'diferente'. Digo isso porque ele pode ser usado em outros meios (em outros jogos). Um exemplo é o MMORPG Zezenia Online. A maioria dos sprites tem um estilo diferente do visto no Tibia, mais escuro e menos pixelado... como se fosse feito com brushes. Se você não conhece o jogo pode pesquisar no google ou então clicar aqui pra ver uma imagem.

 

Um famoso spriter chamado André (Galiant) costuma utilizar seus sprites feitos no Paint no seu projeto principal, o Phobos Online, e alguns que faz no Photoshop ele doa pro Zezenia. Nesse exemplo fica bem claro como os estilos combinam com um jogo mas não com outros.

 

Pra quem não conhece o trabalho do André, pode conhecer mais no Perspective 45, clicando na imagem abaixo (que é um sprite dele):

 

12321310.png

 

 

Ou seja, se você começou spritear agora e não se sente bem seguindo determinado estilo, sinta-se livre pra tentar migrar pra outro. Só não vale usar como desculpa que você faz 'arte abstrata' pra ficar postando sprites lixos. :slap:

 

Resumindo, é isso.

Escrevi com pressa e com o computador em modo de segurança :no:

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
Jack Frost    0
Jack Frost

boa krex, abrindo os olhos da galera :)

 

quando eu comecei a fazer sprites para o tibia, pessoal me apedrejava por causa do estilo

já que eu era acostumado a só fazer sprites pro RPG Maker, usando poucas cores e tamanho as vezes reduzido

 

o bom de sair esperimentando (ex?), é que uma hora ou outra você encontra o ideal pra você, e se desenvolve sozinho, sem ajuda de tutoriais

 

eu meio que desisti de fazer sprites pra tibia D:

mas continuo treinando aquele estilo que eu comecei, sprites pra RPGMaker, em 0º

 

a diferença é que agora uso paint+fireworks, foi uma combinacao que me ensinaram em alguns tutoriais: paint pra outline, fireworks pra AA e coloração, e que falando nisso aprendi uns belos truques sozinhos pro fireworks

 

no meu próximo dia de folga eu tento passar um pouco do que eu aprendi sozinho

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Isso ai Krex.\o\

Comecei com paint, depois migrei para o paint.net(acho que fui o primeiro spriter a mecher nele, não sei o_o)

E hoje eu ja desenvolvi "manhas" para fazer AA, texturas, etc.

E agora aprendi a usar o FW, estou usando tanto o paint.net quanto o FW.

._.

Isso ai, vamos para o #3 \o

Compartilhar este post


Link para o post
Cenora13    0
Cenora13

É isso ae, creio q eu tenha feito sprites horriveis, e sprites otimos, mais nunca testei nenhum deles "In-Game"... ^^

 

Edit ----

 

Ai ja vai uma pergunta, no GOTW, consta o sprite mais belo, ou oq se encaixaria melhor no tibia? :x

Editado por Cenora13

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

De vez em quando eu posto algo aqui, quando me vier a tona algum assunto!

 

Acredito que o mais belo merece a vitória, independente do seu estilo :)

Compartilhar este post


Link para o post
Wolowizard    0
Wolowizard

O Paint sem dúvida e o melhor...

O Fireworks quebra galho..muitas vezes..

hoje em dia fico usando o GGale.. ele é melhor para pixelart

mais faço nele e depois jogo no paint para arrumar

Compartilhar este post


Link para o post
Bvkse    0
Bvkse

eu uso o paint.net sempre usei :P o paint.net é igual ao paint só que com mais recursos :P e lcsflrs existe um plug-in do paint.net que fais aa :)

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

É akela velha discussão...

Alguns acham melhor usar paint.net, photoshop, fireworks por min tudo bem, mas qualquer erro eu gosto de criticar e mostrar que o melhor é o paint.

Pq?

Pq o "AA automatico" pode ser uma faca de dois gumes(se nao sabe esse "ditado" se mata)

Entao é melhor vc sabe toda a logica de Anti Aliasing o uso das cores ou apenas passar um programa que o faz automatico.

Logico que nao vou dizer que esses programas sao "de todo mau", pois com o conhecimento adequado vc pode fazer lindo trabalhos bem mais rapidos que com o paint e com qualidade igual ou superior até...

Entao fica minha dica, aprenda a base depois passe para tais programas QUANDO FOR PRA FAZER UM SERVIÇO RAPIDO

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×