Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Forger

Qual a motivação?

Recommended Posts

Forger    2
Forger

Qual a motivação? Essa é a pergunta.

LUA Scripters, existem milhares. Aqueles que se dizem scripters, mais ainda. O problema é que os verdadeiros entendedores de LUA são poucos.

 

Sim, eles existem. Sim, alguns deles são brasileiros.

Exemplos, sem querer puxar o saco, ou qualquer coisa do tipo, mas o Nostradamus soube escolher muito bem os scripters da BlackOnix: Jovial, Capaverde, Palmares, Colex, Zorzin, Pedro B.

Fora da BlackOnix e brasileiros: Héliton, e vários outros...

Mas também existem os gringos: 4220niller, Helveg, Ispiro, Jiddo...

 

Não pensem que são só esses, mas garanto que pelo menos 80% de vocês que estão lendo esse tópico, nunca/raramente ouviram falar de 3 dos 4 que citei como gringos.

 

Bom, continuando.

Esse pessoal, COM CERTEZA, tem muito pra ensinar, sabem BASTANTE sobre programação/LUA.

A maioria de vocês não sabe um décimo do que eles sabem sobre LUA.

 

Eu mesmo, um mero avançado scripter, não me comparo a lendas como alguns dos citados, poderia postar aqui várias das funções desenvolvidas por mim (veja minha sign para alguns exemplos), tutoriais, como:

-Metamétodos/Metatabelas, indiretamente incluindo Classes e Lua Oriented Object.

-Diversas dicas, sobre as mais variadas coisas, incluindo organização, performance, resumo de scripts, e por aí vai.

-Como criar funções de LUA para OTServer.

-Definições gerais, básicas, médias e avançadas sobre conceitos de programação/LUA.

-Operadores OS(Operating System -> Windows), math, string, table, io, ...

-Funções básicas de LUA (for, while, repeat)...

-Arrays multi-dimensionais

-...

 

Pode crer que isso que citei acima muito pode ser expandido, e não pensem que são básicos, porque muitos não são. Faltou muito por citar, é claro.

 

Então, já viram que o conteúdo é grande, certo? E esses caras poderiam ensinar a vocês, mas aí volto a pergunta do início do tópico: qual é a motivação?

Que eles ganham com isso? Sim, estamos num mundo essencialmente capitalista, mas, ignoremos o fato, porque eles gastariam o tempo deles postando tutorias, novas funções/scripts aqui/qualquer outro lugar?

 

Não, o intuito do tópico não foi humilhar ou gabar ninguém, mas demonstrar que vocês são sanguessugas: postam no tópico de alguém que se deu ao trabalho de fazer um script, pegam o script, colocam em seus OTs, e dizem que é seu. Não reconhecem o trabalho desgraçado do coitado do scripter.

 

Essa é a vida de um scripter.

E, mais uma vez volto à questão, qual a motivação?

 

É isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
guilherme.pretu    0
guilherme.pretu
Não, o intuito do tópico não foi humilhar ou gabar ninguém, mas demonstrar que vocês são sanguessugas

Sem querer humilhou haha

 

Cara eu uso os scripts feitos por eles, mas nunca retiro os créditos. Pq o certo é certo e o errado é errado, e piratear é errado né naum?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Norton Ví    0
Norton Ví

É, dificil encontrar a motivação as vezes =X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Addicted    1
Addicted

Motivação.. uma coisa dificil de se ter.. quando se tem é bom.. quando não se tem é mal :(

 

RcD~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marceklos    0
Marceklos

Pois é.

 

Os scripters realmente sofrem muito.

 

Quando o forum para, sem scripts nem nada (como agora)

 

Já vem uma tonelada achando ruim por ngm postar nada

 

Ai qdo posta algo, eles rippam =X

 

Realmente a vida de scripter e foda.

 

No antigo forum eu postava alguns scripts mas eu ate desanimei...

 

A unica motivaçao seria entrar numa boa equipe e poder criar para a equipe

com os devidos creditos.

 

Realmente, ta dificil, no OtFans, o povo que posta por "nada", aqui na Otnet

 

ainda tem os OT$, mas isso nao incentiva muito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Forger    2
Forger

@up

Mas a questão é: isso aqui não se chama OpenTibia Server?

Se é Open, tudo deveria ser "aberto", ou seja, compartilhado, sem essas frescuras de vaidade e equipes. ^^

 

E ainda por cima, os que não "param" de postar são porque postam coisas ruins (fáceis de fazer) ou realmente compartilham, visando algum cargo ou recompensa.

É um dilema, problema que todos devemos ajudar a resolver. >_>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
GDLib    2
GDLib

Hehe cara, eu me idenfico muito com você quando eu estava começando com OpenTibia. Lembro-me que fiz um texto apelativo do mesmo tipo que você, mas é fato, não adianta.

 

A BlackOnix foi muito boa para mim e para todos esses grandes scripters que trabalharam ao meu lado, e no final, todos saíram ganhando, Jovial agora é organizado e faz scripts impecáveis (já mandei ele refazer uns scripts umas dez vezes pra mais), Palmares progrediu bastante (creio que é o que mais progrediu em tão pouco tempo), Colex melhorou também, assim como eu aprendi a trabalhar com Lua de maneira profissional (já trabalhei no LuaJava e fiz umas contribuições para o projeto do LuaSocket).

 

Mas agora, Tibia perdeu a graça para mim, sinceramente, não vejo mais ânimo em continuar com isso, nem mesmo com a impecável e perfeita ilimitada BlackOnix, sou muito perfeccionista para lançar algo do tipo sem estar perfeito e, como aprendemos todos os dias alguma coisa, estou sempre otimizando o que tenho, então, realmente, eu desisti dessa luta que você inicia por aqui. Cheguei ao auge como Leader Scripting Developer da SVN ponderando cada função Lua de OpenTibia, mas agora eu pergunto, o que eu ganhei com isso diante dos usuários reais? Nada, conhecimento? Sim, mas não tive nenhum reconhecimento de meu trabalho por parte dos usuários de OpenTibia servers.

 

Boa sorte, e tomara que consiga alcançar seus objetivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Forger    2
Forger
Hehe cara, eu me idenfico muito com você quando eu estava começando com OpenTibia. Lembro-me que fiz um texto apelativo do mesmo tipo que você, mas é fato, não adianta.

 

A BlackOnix foi muito boa para mim e para todos esses grandes scripters que trabalharam ao meu lado, e no final, todos saíram ganhando, Jovial agora é organizado e faz scripts impecáveis (já mandei ele refazer uns scripts umas dez vezes pra mais), Palmares progrediu bastante (creio que é o que mais progrediu em tão pouco tempo), Colex melhorou também, assim como eu aprendi a trabalhar com Lua de maneira profissional (já trabalhei no LuaJava e fiz umas contribuições para o projeto do LuaSocket).

 

Mas agora, Tibia perdeu a graça para mim, sinceramente, não vejo mais ânimo em continuar com isso, nem mesmo com a impecável e perfeita ilimitada BlackOnix, sou muito perfeccionista para lançar algo do tipo sem estar perfeito e, como aprendemos todos os dias alguma coisa, estou sempre otimizando o que tenho, então, realmente, eu desisti dessa luta que você inicia por aqui. Cheguei ao auge como Leader Scripting Developer da SVN ponderando cada função Lua de OpenTibia, mas agora eu pergunto, o que eu ganhei com isso diante dos usuários reais? Nada, conhecimento? Sim, mas não tive nenhum reconhecimento de meu trabalho por parte dos usuários de OpenTibia servers.

 

Boa sorte, e tomara que consiga alcançar seus objetivos.

 

Na verdade, não estou em meu início de OpenTibia. Pode ter certeza que já tenho um bom tempo na estrada.

O problema é esse. A maioria dos usuários de OTServers é de usuários caseiros, leechers. Não dão reconhecimento algum que você teve o trabalho de fazer, apenas o quer funcionando para jogar com seus amiguinhos. :/

Mas esse é o bom: se divertir.

 

Sim, tomara que alcancemos o objetivo. Boa sorte a todos nós. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marceklos    0
Marceklos

Eu acho que a questao de ser OpenTibia nao mude muito.

 

Muitos acham que o certo é "ot"

 

Na verdade é "ots"

 

Isso nao vem muito ao caso mas é mais um fato.

 

E outra, se você comete um MISERO erro,

 

troca de numero, algo assim

 

Todo mundo te desmeresse [como escreve?] mesmo tendo tudo em cima!

 

Esse e um problema grande tambem.

 

Nao tenho muita vontade mais de abrir um ots meu, prefiro jogar global.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Speedy    0
Speedy

Quando o cara ta sem motivaçao é so ele pensar em sexo ele fica com motivaçao, mas so serve para os nerds de 17 anos que nunca meteu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jovial    2
Jovial

Motivação é uma coisa meio dificil depois de um incidente que ocorreu comigo. Quando vi um script passado somente a ums amigos nas mãos de vários outros e postado em um forum, cerca de 5 pessoas que eu confiava estavam passando coisas que eu fazia e confiava a eles, sem os créditos.

 

Mas ao mesmo tempo me lembro de quando eu comecei com o OpenTibia, eu não sabia nada de programação, mas com o tempo fui adquirindo conhecimento observando o trabalho dos outros. Isto me motiva pois, se eu parar de postar, se você parar de postar, os novatos terão mais dificuldade para adquirir conhecimento.

 

Enfim, o fato de poder ajudar os novatos a virarem grandes scripters/programadores olhando oque faço é muito gratificante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fadi    0
Fadi

Entendo o que aconteceu ao Jovial, e concordo com o que foi dito por ele. Apenas o fato de ver novatos aprendendo com vc, as vezes um "NOSSA mto rox esse tuto" ou coisa parecida jah motivam um pouco.

 

Já me considerei um ótimo lua scripter, fui amargo, não aceitava críticas. Mas aí percebi que isso só tirava minha motivação, pois eu acreditava estar "perfeito", não queria acreditar que era capaz de errar. E sendo assim, não tentava melhorar. Assim como o Jovial, já tive tutoriais copiados sem crédito, scripts apenas mostrados a poucos amigos expostos sem nenhuma citação do meu nome. Mas vc acaba descobrindo que isso faz parte. E quando acontece algo assim, não desanime! Vc perdeu a exclusividade de um script, talvez um dos melhores que vc jah fez, mas tudo bem! Se vc fez aquele, agora vc pegou experiência, e com certeza pode fazer melhor!

 

Aprenda com seus erros, ajude novatos, e tenha um ídolo, o qual vc tem como objetivo alcançar, se igualar ao nível dele, ou até passar ele. Entre em uma equipe se não tiver uma, trabalhar em grupo é muito mais gratificante que sozinho. RECONHEÇA o trabalho alheio, assim o seu também será reconhecido.

 

Resumindo, essa é minha motivação:

 

*Os elogios de membros da minha equipe e de pessoas que postem em meus tópicos.

*A vontade de sempre melhorar, e quando errar APRENDER com os erros, e não ignorá-los.

*Ter um ídolo, considerá-lo mestre, e tentar superá-lo, ou se igualar em nível.

*Veja o lado bom de postarem seu trabalho dizendo ser o deles! Isso significa que vc trabalha bem, e que a pessoa q postou te inveja. Ninguém posta coisa dos outros se estiver mal-feita. ;D

 

Não podemos agradar o mundo inteiro. Então, agrade apenas quem estiver ao seu alcançe!

 

~no more

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nord    2
Nord

Putz essa doeu aqui, quando eu era bem noob em scripts fiz um negócio daqueles de chance gold, platinum, que enviava um efeitozinho rox em cores diferentes: $$$

Dai um cara disse: que noob isso já vem nos OTs, dai eu baixei TFS 2.9 tava lá o meu script igualzinho pra varia (não que eles me copiaram, mas eu que fiz igual sem saber), dai fiquei com raiva.

 

Por enquanto eu faço os scripts pra nada, não to em equipe nenhuma, mas o meu sonho é fazer um OT totalmente sozinho, mapa próprio, scripts próprio (haja motivação), mas se alguém quiser ser hoster eu aceito xD. (zuera)

 

Sei lá cara, eu não tenho motivação pra posta meus scripts, aos poucos eu estou evoluindo, mas não passo de um scripter que usa If e Funções, não sei usar for, do, while, repeat e um monte de outros, o que acontece então: A gente fica a espera de tutoriais e scripts para aprender a usar para um dia quem sabe poder ensinar.

 

As spells dêem uma olhada, estão todas um lixo, eles modificam a área e o efeito, mais nada, dai postam e querem que fiquem comentando, depois ficam flodando e alguém xinga dai enquanto eles não recebem alerta não param nunca, acho que a solução é ensinar o CALLBACK para eles e isso serve de motivação.

 

Cara eu adoro os tutoriais do Jovial, mas eles não estão ainda ao meu nível, então a gente deixa de ser iniciante e se torna intermediário e não da de aprender algumas dessas coisas difíceis que a gente tanto quer, ou seja, para ser avançado é se ferrando mesmo, ser scripter é assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Forger    2
Forger

@Nord

Simples, leia http://www.lua.org/pil e http://www.lua.org/manual/5.1/pt/manual.html

 

Dá trabalho, sim, mas recompensa. É daí que eu aprendi, além de procurar na Internet.

 

@Jovial e Fadi

Essas tem que ser as verdadeiras motivações, porque se não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nord    2
Nord

Valew pela dica Forger, mas eu não consegui entender nada, mas mesmo assim vlw, serve de motivação sabia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Forger    2
Forger

@Nord

É verdade, o vocabulário empregado é complexo, de difícil compreensão, mas fixe-se em apreender o contexto, não ficar parado em uma só palavra. Aos poucos você se acostuma.

Se não entender uma palavara, procure, não fique parado dizendo: "nossa, não entendi essa palavra, não vou ler mais o texto." Seja pró-ativo. ;)

Que bom que serve de motivação. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nord    2
Nord

Até que a discução está legal aqui e concordo plenamente com você que a linguagem lá é difícil e bem avançada, mas continuei tentando.

 

Fui dar uma olhadinha na explicação lá do math.random e não entendi nada, mas meu resumo é que randomiza um valor mínimo e outro máximo respectivamentes dentro da função.

 

Coisas assim são complicadas e nós tentamos o que podemos, aos poucos vamos avançando, se alguém está lendo esse tópico, por favor leia todos os pots, serão importantes para seu aprendizado(no sentido de compreensão), aqui a gente passa por muitas experiencias e ajudas.

 

Minha dica de motivação para vocês é nada mais e nada menos que, ver um script e entender todos os detalhes, perguntar, pesquisar e principalmente paciência se não você não chega a lugar algum.

 

Tomara que isto sirva de motivação para algum de vocês, lembre-se que é com muita dedicação e princalmente...

<todos>PACIÊNCIA</todos>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bruxo    0
bruxo
Qual a motivação? Essa é a pergunta.

LUA Scripters, existem milhares. Aqueles que se dizem scripters, mais ainda. O problema é que os verdadeiros entendedores de LUA são poucos.

 

Sim, eles existem. Sim, alguns deles são brasileiros.

Exemplos, sem querer puxar o saco, ou qualquer coisa do tipo, mas o Nostradamus soube escolher muito bem os scripters da BlackOnix: Jovial, Capaverde, Palmares, Colex, Zorzin, Pedro B.

Fora da BlackOnix e brasileiros: Héliton, e vários outros...

Mas também existem os gringos: 4220niller, Helveg, Ispiro, Jiddo...

 

Grandes scripters, já tive o privilégio de trabalhar com alguns deles.

 

Não pensem que são só esses, mas garanto que pelo menos 80% de vocês que estão lendo esse tópico, nunca/raramente ouviram falar de 3 dos 4 que citei como gringos.

 

Conheço praticamente todos =].

 

Bom, continuando.

Esse pessoal, COM CERTEZA, tem muito pra ensinar, sabem BASTANTE sobre programação/LUA.

A maioria de vocês não sabe um décimo do que eles sabem sobre LUA.

 

E o que que tem? Eu realmente não sei, mas estou aprendendo. Sei muito de Java, mas não é por isso que veio aqui me gabar ou diminuir os outros.

 

Eu mesmo, um mero avançado scripter, não me comparo a lendas como alguns dos citados, poderia postar aqui várias das funções desenvolvidas por mim (veja minha sign para alguns exemplos), tutoriais, como:

 

Arrogancia? Eu pessoalmente nunca vi nenhum trabalho seu =].

 

-Metamétodos/Metatabelas, indiretamente incluindo Classes e Lua Oriented Object.

-Diversas dicas, sobre as mais variadas coisas, incluindo organização, performance, resumo de scripts, e por aí vai.

-Como criar funções de LUA para OTServer.

-Definições gerais, básicas, médias e avançadas sobre conceitos de programação/LUA.

-Operadores OS(Operating System -> Windows), math, string, table, io, ...

-Funções básicas de LUA (for, while, repeat)...

-Arrays multi-dimensionais

-...

 

Eu conheço tudo isso que tú falou, mas não me considero um avançado em scripter.

 

Pode crer que isso que citei acima muito pode ser expandido, e não pensem que são básicos, porque muitos não são. Faltou muito por citar, é claro.

 

Então, já viram que o conteúdo é grande, certo? E esses caras poderiam ensinar a vocês, mas aí volto a pergunta do início do tópico: qual é a motivação?

Que eles ganham com isso? Sim, estamos num mundo essencialmente capitalista, mas, ignoremos o fato, porque eles gastariam o tempo deles postando tutorias, novas funções/scripts aqui/qualquer outro lugar?

 

Uma boa pergunta, por quê? Talvez pelo mesmo motivo de existirem tantos tutoriais aqui na otnet, talvez pelo motivo do otserv ser open-source, COMPARTILHAR!

 

Não, o intuito do tópico não foi humilhar ou gabar ninguém, mas demonstrar que vocês são sanguessugas: postam no tópico de alguém que se deu ao trabalho de fazer um script, pegam o script, colocam em seus OTs, e dizem que é seu. Não reconhecem o trabalho desgraçado do coitado do scripter.

 

A pessoa postou o script, ela sabe que terá esse risco.

 

Essa é a vida de um scripter.

E, mais uma vez volto à questão, qual a motivação?

 

É isso.

 

Ocupar o tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Snap    0
Snap

Conheço todos os gringos que você falo e alguns dos Brasileiros :X

 

Ensinar? Eles não tem motivo pra isso, por que? Ninguem tá querendo aprender só querem saber de copiar.

 

Muitos dos usuários aqui, não reconhecem nem as funções básicas de lua, e muito menos dão valor aos criadores dos scripts. A única motivação desses scripts ainda talvez sejá passar o tempo ou dinheiro?

 

Já que ninguém reconhece o trabalho deles mesmo.

 

P.S

 

Pra min os melhores scripts são Palmares, Jiddo, 4220niller, Pedro B.

 

Quem ae lembra que um dos primeiros que criaram sistemas como tapete voador, barco movel foi o 4220niller? Acho que ninguém quase.. É esse reconhecimento que falta, já que nesses fóruns de OPEN TIBIA só tem sangue suga mesmos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
WinfernuS    0
WinfernuS

"Se Não Sabes Muito, Sejas Humilde.

Se Sabes Muito, sejas mais Humilde Ainda".

 

concordo muito com esse ditado...

Acho que não há uma tabela para definir quem é avançado, profissional, mediano, nivel baixo, noob...

Acho que todos viemos aqui para apreender, todos começaram do Zero...

 

Comentário Acima fazendo Referência ao Criador do Tópico.

 

 

Gostei muito do que o Jovial falou...

Sobre ser um trabalho Gratificante...

Todos tem uma Fase...

Logo logo, quem não se especializar no ramo de Arquivos Lua

Irá parar de trabalhar com tal...pois é um hobbie

´

Deveria ser Gratificante ver que as pessoas aprendem pelo que você ensina.

O que acontece muitas vezes, é q não há contato direto do Mestre com o aprendiz.

 

O Scripter posta no fórum, o aprendiz lê do fórum.

O Scripter, sentiria esse reconhecimento, se houvesse um aprendizado Professor/Aluno.

 

Onde pudesse dizer:

 

-(Tal Scripter Famoso), fui eu que ensinei a maioria do que ele sabe!

 

Mas infelizmente não é assim...

e enquanto não for.

Os Scrypters "Lendas" e os avançados...procuraram reconhecimento

infinitamente...

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×