Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guiminhah

Algumas LIBs úteis em OTServ

Recommended Posts

Guiminhah    0
Guiminhah

Algumas LIBs úteis em OTServ

divisor.png

Introdução: Não sou NENHUM expert em lua e estou LONGE de ser. Porém, ontem eu vim procurar algum tutorial que me evidenciasse facilmente o assunto em questão e não encontrei, então resolvi estudar um pouquinho e trazer para vocês

 

Fonte: A fonte do meu estudo foi um site muito conhecido por scripters, que é: Lua-Users.org

 

Explicações: Optei por incluir nesse tutorial explicações somente das libs que eu achei mais interessantes e que pude ver uma utilidade em OTServ, como Math, Os e Table. Se você acha que faltou algo de interessante ou que alguma explicação pode ser melhorada, por favor, poste construtivamente aqui, quem sabe até eu possa aprender mais :P

 

divisor.png

Da Biblioteca Math...

math.abs(v): retorna o valor absoluto de v -- o valor positivo

math.floor(v): retorna o valor inteiro mais proximo e menor ou igual a v -- arredonda para baixo

math.ceil(v): retorna o valor inteiro mais proximo e maior ou igual a v -- arredonda para cima

math.min(a,b,c,d,...): retorna o menor valor do conjunto especificado entre parêntesis (a,b,c,d,....)

math.max(a,b,c,d,...): retorna o maior valor do conjunto especificado entre parêntesis (a,b,c,d,....)

math.random(a,b): retorna um valor aleatório entre a e b, incluindo ambos

 

Da Biblioteca Os...

os.date(): retorna uma string no formato MM/DD/YY HH:MM:SS.

os.date('*t'): retorna uma tabela contendo {hour, min, wday, year, yday, month, sec, day, isdst(true)}

os.date('!*t'): retorna uma tabela contendo {hour, min, wday, year, yday, month, sec, day, isdst(false)}

os.time(): retorna o horário do sistema utilizando Unix Timestamp --(Conversor: http://www.unixtimestamp.com/index.php)

os.difftime(t2, t1): retorna os segundos de diferença entre os tempos t2 e t1

 

Da Biblioteca Table...

table.insert(table, [pos,] v): insere um elemento de valor v na tabela table na posição pos. --NOTA: Se não for especificada a pos, o elemento será inserido no fim da tabela.

table.remove(table [, pos]): remove o elemento da tabela table que está indicado pelo índice pos. NOTA: Se não for especificada a pos, removerá o último elemento da tabela.

table.concat(table [, sep [, i [, j]]]): Concatena (une) os elementos da tabela table a fim de formar uma string. --NOTA: sep é o elemento separador e i e j são os índices de começo e fim, respectivamente, dos elementos que serão concatenados.

table.sort(table [, comp]): reordena os elementos da tabela table segundo as especificações de comp. --NOTA: O padrão é: function(a,B) return a<b end, ou seja, reordernação ascendente.

 

Da Biblioteca String...

string.lower(s) ou s:lower(): Retorna a string s após fazer com que todos seus caracteres maiúsculos se tornem minúsculos. --Tudo minúsculo, oposto de string:upper

string.upper(s) ou s:upper(): Retorna a string s após fazer com que todos seus caracteres minúsculos se tornem maiúsculos. --Tudo maiúsculo, oposto de string:lower

string.gsub(s, pattern, replace [, n]) ou s:gsub(pattern, replace [,n]): Retorna o texto s após substituir os caracteres pattern do texto pelos caracteres definidos em replace, sendo n o limite de subtituições, que caso não seja definido, é ilimitado.

string.len(s) ou s:len(): Retorna a quantidade de caracteres da string s.

string.reverse(s) ou s:reverse(): Retorna a string s reordenada de forma contrária.

string.rep(s, n) s:rep(n): Gera uma string que são n cópias da string s concatenadas.

 

Outras bibliotecas...

tonumber(a): Converte a string a para números.

 

OBS: OBRIGATÓRIO DEFINIR // NÃO-OBRIGATÓRIO DEFINIR

 

divisor.png

Considerações Finais: Esse tutorial foi feito para dar uma noção do quão úteis podem ser essas libs. Quem já tem essa noção e já sabe trabalhar acha um tutorial desse desnecessário, mas assim como eu, muitos não sabem que podem ter grande utilidade.

 

Dica: Sempre que estiverem a fim, deem uma olhada no Lua-Users.org, site citado no início do tutorial, na parte Fonte. Há muitas coisas legais lá, e se cresce bastante estudando assim, apesar de o site estar em inglês.

 

Até a próxima! :)

Editado por Guiminhah
Acrescentadas mais LIBs (String)

Compartilhar este post


Link para o post
Lwkass    1
Lwkass

Ótimo tutorial, muito bem formatado,

 

Muito obrigado pela contribuição !

Compartilhar este post


Link para o post
Rômulo Souza    14
Rômulo Souza

muito bom.

 

Os scripters da otbr estão muito condicionados a parar de estudar num baixo nivel de conhecimento, ficando uma massa de scripter intermediarios, e poucos avançados.

Se a otbr, digo, scripters como Lwkas, iunix, ate mesmo mock ( quem sabe ), socket, esse pessoal, investir em tutoriais avançados, certamente crescera a seção de exclusivos da otbr.

 

 

 

fikdik.

Compartilhar este post


Link para o post
sabrina9292    0
sabrina9292

Muito bom...

Levou rep+

Espero que acrescente mais ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×