Full'House 0 #1 Posted April 29, 2008 Lógica de Programação serve para você aprender outras linguas de programação com mais facilidade. Estou aprendendo isso, então vou passar o que eu sei, conforme eu vou aprendendo eu edito aqui. Existem 3 tipos de programação: Algoritmo, Diagrama de Blocos e Português Estruturado. Algoritmo: Se descreve em tópicos o que é para o prorama fazer. Exemplo: Testar uma lampada,e trocar caso ela não acenda(claro que não é tipo de programa que você vai fazer, É SÓ UM EXEMPLO) 01)Apertar o interrupitor 02)Se a lampada, então 03) Apagar a lampada 04)Se não 05) Pegar a escada 06) Posicionar a escada embaixo de lampada 07) Pegar a lampada reserva 08) Desligar o interrupitor 09) Subir na escada 10) Retirar a Lampada 11) Colocar a lampada 12) Retorne ao topo Seria algo assim. Diagrama de Blocos: É uma coisa mais simples usar alguns desenhos: Como já da para ver serve para começar e terminar o diagrama de blocos. Pegar valores. Fazer processamento de informações, contas. Tomar alguma decisão. Mostra o resultado. Exmplo bem simples, tira Média de 3 notas e se For igual ou maior que 5 Mostra você Passou, se Não Você reprovou: Seria mais ou menos isso. Português Estruturado: Talvez a mais importante, é a mais usada, por exemplo o dev é dessa forma. Português Estruturado é um forma de chamar para facilitar, mas o certo é inglês estruturado, porque se você for aprender um linguagem de programação boa vai ser em inglês. Fazer a mesma coisa do diagrama de blocos: [color="Blue"]Dim[/color] nota1, nota2, nota3, m [color="Blue"]as Single[/color] m =(nota1 + nota2 + nota3)/3 Se(m >= 5) então escrever("Você está aprovado") Se não escrever("Você está reprovado") O dim e o as single podem variar de acordo com a linguagem, por exemplo pascal usaria no lugar de dim Var e no lugar de as single : real (ou algo do genero) Lógica do E do OU Bem simples, funciona assim: Logica do E:Só vai rodar se as duas, ou mais condições, forem verdadeiras Existe também o "não e