Full'House 0 #1 Posted April 29, 2008 Lógica de Programação serve para você aprender outras linguas de programação com mais facilidade. Estou aprendendo isso, então vou passar o que eu sei, conforme eu vou aprendendo eu edito aqui. Existem 3 tipos de programação: Algoritmo, Diagrama de Blocos e Português Estruturado. Algoritmo: Se descreve em tópicos o que é para o prorama fazer. Exemplo: Testar uma lampada,e trocar caso ela não acenda(claro que não é tipo de programa que você vai fazer, É SÓ UM EXEMPLO) 01)Apertar o interrupitor 02)Se a lampada, então 03) Apagar a lampada 04)Se não 05) Pegar a escada 06) Posicionar a escada embaixo de lampada 07) Pegar a lampada reserva 08) Desligar o interrupitor 09) Subir na escada 10) Retirar a Lampada 11) Colocar a lampada 12) Retorne ao topo Seria algo assim. Diagrama de Blocos: É uma coisa mais simples usar alguns desenhos: Como já da para ver serve para começar e terminar o diagrama de blocos. Pegar valores. Fazer processamento de informações, contas. Tomar alguma decisão. Mostra o resultado. Exmplo bem simples, tira Média de 3 notas e se For igual ou maior que 5 Mostra você Passou, se Não Você reprovou: Seria mais ou menos isso. Português Estruturado: Talvez a mais importante, é a mais usada, por exemplo o dev é dessa forma. Português Estruturado é um forma de chamar para facilitar, mas o certo é inglês estruturado, porque se você for aprender um linguagem de programação boa vai ser em inglês. Fazer a mesma coisa do diagrama de blocos: [color="Blue"]Dim[/color] nota1, nota2, nota3, m [color="Blue"]as Single[/color] m =(nota1 + nota2 + nota3)/3 Se(m >= 5) então escrever("Você está aprovado") Se não escrever("Você está reprovado") O dim e o as single podem variar de acordo com a linguagem, por exemplo pascal usaria no lugar de dim Var e no lugar de as single : real (ou algo do genero) Lógica do E do OU Bem simples, funciona assim: Logica do E:Só vai rodar se as duas, ou mais condições, forem verdadeiras Existe também o "não e"(em inglês se usa nad), que o contrario também. Logica do ou:Basta uma das condições serem verdadeiras E também existe o "não ou"(em inglês se usa nor"), que o contrario também. Briso? Presta um pouquinho de atenção que você vai entender fácil. Se quiser pergunte. Informações adicionais sobre programação: O que é um aplicativo de windows? è um aplicativo desses comuns que podesse dizer com um "design proprio", por exemplo o ip-changer. Algo assim: O que é um aplicativo de console? É um aplicativo que é executado pelo MS-DOS(prompt de comando), por exemplo alguns executaveis de otsev. Algo assim: Dúvidas? Postem aqui, ou por MP. Falou. Share this post Link to post Share on other sites
SpeeD 1 #2 Posted April 29, 2008 Movido para Programação → Tutoriais. Share this post Link to post Share on other sites
Black Gooden 0 #3 Posted April 29, 2008 Muito BOm Aconcelhado a toda as pessoas que tão Entrando no Mundo da programação. Uma das primeiras matérias que se dá é essa Share this post Link to post Share on other sites
Snap 0 #4 Posted April 29, 2008 Eu já passei por isso ;D Algoritimos tem em Sistemas de Informações praticamente um ano todo ausha. Pra testarem o código podem usar o visualLg ;D Share this post Link to post Share on other sites
killer 0 #5 Posted April 29, 2008 Muito Bom Legal Vlws ae cara Share this post Link to post Share on other sites
Full'House 0 #6 Posted April 29, 2008 Valeu, mas ainda estou aprendendo lógica e então não pude fazer grandes coisas. Share this post Link to post Share on other sites
lokiado180 0 #7 Posted May 1, 2008 SO nbbbbb pra quem nunca viu issso... nunca vai entendeee!!! SHUuhsuhUHSHUUHs So mais mapper.. Flw Lokiado Share this post Link to post Share on other sites
LG 1 #8 Posted May 1, 2008 po que legal gostei me ajudoru muito Share this post Link to post Share on other sites
ThUiN 0 #9 Posted May 4, 2008 Faz sentido, tem muita lógica. Eu gostaria de aprender isto mas.. é um pouco dificil exige muita paciencia. e você tem que quebrar a cabeça, mas isto tem lógica sim deu até pra intender um pouco. Share this post Link to post Share on other sites
Fareham 0 #10 Posted May 9, 2008 Bem, tentar explicar uma tabela da verdade para leigos é bem difícil. Vou tentar exemplificar (edite ai no seu tópico se gostar, coloque créditos): Pense em dois fios (A, um ligado a uma bateria em um extremo (A), ligado a uma lâmpada (S) e outro fio saindo da mesma (.. Utilizando a porta lógica "E" : A | B | S 0 | 0 | 0 (se tirarmos os dois fios a lâmpada não acende) 0 | 1 | 0 (se ligarmos o fio na saida, mas não na entrada a lâmpada não acende) 1 | 0 | 0 (se ligarmos o fio na entrada, mas não na saida a lâmpada não acende) 1 | 1 | 1 (se ligarmos os dois fios na lâmpada, a corrente passa e esta acende) Share this post Link to post Share on other sites
tamars 0 #11 Posted May 31, 2008 Muito bom para desenvolver a lógica sim... Já vi alguns amigos meus fazendo os exercícios do Técnico sobre isso... x) Share this post Link to post Share on other sites
_RIBEIRO_ 0 #12 Posted June 8, 2008 Nossa meio dificil mais está otímo... Share this post Link to post Share on other sites
Schmidt xD 0 #13 Posted June 8, 2008 Está bem explicado, porém faltou muitas outras funções básicas, acrescentar alguns detalhes e etc... É Basicamente a Introdução de programação...porém tem um longo caminho a percorrer! Share this post Link to post Share on other sites
Full'House 0 #14 Posted June 8, 2008 Está bem explicado, porém faltou muitas outras funções básicas, acrescentar alguns detalhes e etc... É Basicamente a Introdução de programação...porém tem um longo caminho a percorrer! Eu sei, mas como disse no começo eu vou acrescentar mais coisas, assim que aprender. Mas meu professor anda meio lento para explicar as coisas. Share this post Link to post Share on other sites
Pedro Vincenzo 0 #15 Posted June 16, 2008 110% inútil. Você conseguiu piorar o que não presta. Share this post Link to post Share on other sites
subdark 0 #16 Posted June 16, 2008 muito bom cara, to começando a estudar agora Share this post Link to post Share on other sites
gamberlay 0 #17 Posted June 29, 2008 Legal legal Continue assim Ficou muito interesante. Share this post Link to post Share on other sites
LorD Sybian 0 #18 Posted June 29, 2008 Gostei da sua lista, principalmente pq comecei a estudar lógica a uns 2 dias. Comparando meu matérial de estudo com o seu, o seu falta algumas informações, mas como você disse será adicionadas posteriomente. Parabéns! Share this post Link to post Share on other sites
konohasannin 0 #19 Posted July 1, 2008 Mt bom mano. To começando agora a programas em pascal e gostei da sua aula vlws Share this post Link to post Share on other sites
Full'House 0 #20 Posted July 2, 2008 A segunda parte ja está esperando autorização, Share this post Link to post Share on other sites