Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vufusuf

Fazendo a superfície do seu mapa

Recommended Posts

Vufusuf    1
Vufusuf

Fazendo a Superfície do seu Mapa
.

Talvez mais de 70% de um mapa, fique na superfície. Ela é composta por cidades, locais para caça, montanhas, algumas construções e florestas... Mas e o resto?

 

Provavelmente todos já jogaram Tibia (*), e já perceberem que em uma viagem de Carlin para Thais, uma boa parte do mapa não tem nada! Ou melhor, não tem nada mais que alguma decoração, e é exatamente isso que vou ensinar a fazer:

A superfície do seu mapa, as partes teoricamente inúteis, mas que fazem muita diferença no seu mapa.

 

Tutorial feito por Vufusuf e revisado por Lambix.
Parte #1: As Bordas.

 

O problema mais comum nesta primeira parte são as famosas bordas quadradas:

 

imagem1im5.png

 

Na foto acima temos um exemplo bem nítido de bordas quadradas, o que não é muito comum de se encontrar por aí, mas que AINDA existe, infelizmente.

 

imagem2xb4.png

 

Talvez você esteja pensando: "Mas estas bordas NÃO estão quadradas!"

Realmente... elas não estão quadradas, mas isso é o que eu chamo de borda "escadinha", aonde o mapper traça uma diagonal em uma direção e faz as bordas.

Não é uma borda ruim, mas hoje em dia, o que conta é a diferença, então você pode ser um pouco mais ousado...

 

imagem3uc6.png

 

Nesse caso temos uma borda bem irregular, nada geométrico. Assim seria uma borda IDEAL, mas uma dica: Não exagere demais! Bordas muito irregulares também são feias.

 

Parte #2: A Vegetação.

 

Outra parte muito importante de uma superfície, se não a mais importante: A vegetação.

Ao contrário do que muitos pensam uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial. Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo mapa, que é o que vemos em GRANDE parte dos mapas atualmente.

 

imagem4we5.png

 

Sim, ainda costumam errar muito neste ponto... Na imagem acima vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do mapa e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum.

 

O Certo seria basicamente isso:

 

imagem5bu3.png

 

Pouca quantidade de árvores (lembrem-se: não estamos fazendo uma floresta), separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo".

Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta.

 

E obviamente, uma superfície não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas:

 

imagem6wg7.png

 

Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos!

 

Mas não podemos esquecer também das rochas e pedras! São essenciais no seu mapa e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas também não exagere!

 

imagem7uv7.png

 

Nossa superfície está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco:

 

imagem8ln5.png

 

Finalmente nós podemos finalizar nossa superfície, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama.

 

Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

 

imagem9oi8.png

 

Pronto! Sua superfície está pronta! E agora que você já aprendeu como fazer, poste aqui o resultado.

 

Se você ainda acha sua superfície monótona e quer colocar algo diferente, você pode adicionar uma montanha, uma floresta mais densa ou até uma casa abandonada.

 

E lembre-se: Partes inúteis no seu mapa são muito mais do que você imagina!

 

Espero que vocês tenham gostado, abraços!

Editado por Jedi

Compartilhar este post


Link para o post
Lambix    0
Lambix

Muito muito bom, como sempre.

 

Aprovado, fixado e movido.

Compartilhar este post


Link para o post
Marcelo Côrtes    0
Marcelo Côrtes

Ótimo tutorial!

 

Areas inúteis sãos muitos úteis, uma paisagem leve dá um toque especial ao mapa.

 

Parabéns Vufusuf ;D

Compartilhar este post


Link para o post
BladecK-OuT    0
BladecK-OuT

Ótimo tutorial, meus devidos parabéns a você.

Só tem uma coisa que eu não gostei.

 

38419028gs1.jpg

 

Fora isso ta perfeito!

Bk~

Compartilhar este post


Link para o post
tua vo    0
tua vo

É otimo tutorial =D

Acho que vou presisar pro meu mapa que to fasendo xDD

vlw....

Compartilhar este post


Link para o post
Flay    0
Flay

Muuuito Bom o Tutorial e Mereceu mesmo o Fixo nele ^^.

 

Parabens Continue asssiiim Aqui no OTNET que sempre ficarei esperando um Tutorial Bem bolado por você, isso ira me ajudar muito com o Mapa que estou Criando.

 

Tópico: Aprovado.

:D

Compartilhar este post


Link para o post
[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]

#BleckedOUT

 

Aquilo é uma stone henge, tem no Tibia global numa area aleatória que se explica neste tutorial :)

 

#Topic

 

:o

Vufusuf só ganha fixado, és foda!

Mutu baum u tuto :)

Compartilhar este post


Link para o post
Magian    0
Magian

aquela construção ali na última foto seria o que?uma stonehenge

 

Hà mais uma coisa húmido não se escreve assimo certo é Ùmido.

Compartilhar este post


Link para o post
Seven    0
Seven

Parabéns, seu tutorial está muito bom....

já entrei em ots que os mappers se exibiam de ter feito um mapa muito louco...entrei e não tinha nem borda LoL..

Espero que ele venha ver seu tuto, estava precisando.

Nota:10!

Até.

Compartilhar este post


Link para o post
bomba    0
bomba

Demorou pra postar hein, se posta-se a 2 anos atraz eu não teria de aprender a fazer sozinho.

De qualquer forma obrigado por fazer este Tutorial, irá ajudar ainda mais os melhores mappers (os Brasileiros).

Na minha opinião os Brasileiros são os melhores mappers de Tibia/Otserv.

Aprovado!

Compartilhar este post


Link para o post
Vufusuf    1
Vufusuf

Pra falar a verdade nem sei o que é uma stonehenge,

mas como o meu resultado ficou não importa, o que importa pra mim é

que o tutorial faça a diferença pra alguém ^^

 

@phelype,

obrigado pela correção, arrumarei o úmido

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique Lacerda    3
Henrique Lacerda

Ótimo tutorial mesmo Vusuf, lembro que as partes do mapa que voê fazia no Bronson, eram mais trabalhadas em relação as outras.

Me ajudou mesmo foi nas bordas, eu fazia as bordas 'semi-quadradas', agora já tenho uma base de como ser :).

Compartilhar este post


Link para o post
plomentes    0
plomentes

Cara, ficou ótimo!

hahaa

Voce mapeia bem!(xD)

Meu, o tutoria está muito bom mesmo, tudo está correto!

Ainda bem que voce o fez, tem muitos OTs por ai, que são tudo com as bordas quadradas!

Ai, da nojo só de pensar, tomara que depois desse tutorial, as pessoas comessem a mapear melhor(menos mal) ahhaa

Parabéns!

Editado por plomentes

Compartilhar este post


Link para o post
BladecK-OuT    0
BladecK-OuT

@ B a l l i l o

 

Ok, mas ainda acho que deveria ficar num lugar mais especial :D

 

@ Vufusuf

 

Pra falar a verdade nem sei o que é uma stonehenge,

mas como o meu resultado ficou não importa, o que importa pra mim é

que o tutorial faça a diferença pra alguém

 

E conseguiu, o tutorial está muito bom. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Bright'Sound    0
Bright'Sound

Excelente tutorial, parabéns.

Contudo, apenas não gostei da colocação de plantas aquaticas e cogumelos, porque não entendi direito se é um rio ou um mar, acredito que seja um rio. Se for deixa pra lá xD.

Esse tutorial é tão útil que ajuda até os que possuem mais experiência. Obrigado :D

Editado por Bright'Sound

Compartilhar este post


Link para o post
Queqzacolt    0
Queqzacolt

GREAT! Cara, você é muito bom, deveria fazer tutoriais toda semana! =P. Não achei legal a ideia do energy field emcima daquele negócio que eu esqueci o nome. E não falou da randomização. Mas como sempre perfeito.

 

Queqzacolt //~*

Compartilhar este post


Link para o post
Schmidt xD    0
Schmidt xD

Caraca...esses mappers de hoje em dia estão com tudo na mão fácil...Antigamente não era facil assim não, era na raça, ou você aprendia e tentava virar algo, ou nimguém te ajudava (tinha até uns tutos e outros), mais nada como esse, com figuras e ainda mais mestrado por um grande Membro..

 

Exelente tutorial para os "iniciantes".

 

Como eu queria que na época que eu aprendi a mappear tivesse tudo tãão fácil!

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

Perfeito!

pode te certeza que faz muita diferença para muitos mappers =]

Parabens pelo seu talento (Y)

Compartilhar este post


Link para o post
caips    0
caips

Sempre Se Superando

Topicos Lindos!

To Aprendendo Muito Com Esses Topicos

Nota: 11!

Aprovadissimo

Grato.

Caips.

=)

Compartilhar este post


Link para o post
mark04fun    0
mark04fun

Opa galera, tudo certo?

seguinte eu sou completamente iniciante nesse ramo de mapping e tava querendo conversar com alguem sobre ediçao de mapas...algumas dicas e coisas do tipo

se alguem puder disponibilizar um tempo pra conversar comigo no msn ([email protected])

ficarei mto grato com a ajuda

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×