Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DarkIgor

Apresentação à linguagem de programação C++

Recommended Posts

DarkIgor    0
DarkIgor

Olá galera http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif...Estou aqui para ajudar vocês a aprenderem a usar a linguagem de programação C++, com aulas e tutoriais, além de produzir armas (programas) para a comunidade da OTNET afinal sou um alquimista http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif

 

Vamos começar com um pouco de história...

 

Pequena Introdução à História do C++

 

A linguagem C++ foi desenvolvida inicialmente por Bjarne Stroustrup na AT&T, de 1979 a 1983, à partir da linguagem C, tendo como idéia principal a de agregar o conceito de classes, de orientação à objetos, àquela linguagem. Razão porque iniciamente chamva-se de “C com classes”. Bjarne procurou tanto quanto possível manter retrocompatibilidade com C, de modo que programas em C pudessem ser compilados por um compilador C++ com um mínimo de alterações. Entretanto, encarar C++ como um superconjunto de C é um erro, e C++ deve ser vista como uma “outra linguagem”, por diversas razões. Em primeiro lugar, nem todo o programa escrito em C é compilado em C++ sem erros, e pode nem mesmo gerar o mesmo resultado, já que a sintaxe e a semântica de algumas construções diferem. Ao ligar-se partes de um programa em C++ com partes em C, estas devem ser bem especificadas, pois as convenções de funcionamento do código compilado também diferem. Além disso, C++ oferece um conjunto de mecanismos básicos que não estavam presentes em C, e estes devem ser usados para produzir software mais modular e confiável explorando-se as verificações disponíveis no compilador. Finalmente, os mecanismos de C++ devem inspirar a programação segundo o paradigma de orientação a objetos e, portanto, não se deve programar em C++ como se faz em C.

 

A partir da primeira versão de 1983, a linguagem foi sendo revisada e evoluindo, tornou-se disponível fora da AT&T em 1985, e após um longo processo foi padronizada pela ISO no final de 1997, pelo padrão ISO/IEC 14882. Você pode obter mais informações sobre o desenvolvimento da linguagem na página do próprio autor em [sTR 2004].

 

STL é uma parte do padrão C++, e consiste em uma biblioteca de funções e estruturas de dados que todo compilador C++ deve oferecer, provê as implementações mais comuns em um programa, e pode-se utilizá-la com diferentes tipos de dados. Um bom ponto de partida para leitura específica sobre STL é na página da Silicon Graphics, Inc. em [sTL 2004].

 

Bom esse foi um resuminho da história de C++, que pode parecer inútil mais é muito interessante saber que uma linguagem usada em pleno século XXI com tanta técnologia e etc foi criada em 1983, completando esse ano então 23 anos de existência...

 

FAQ

 

Por que o OTSERV é programado em C++?

 

Só para começar, 90% dos jogos que você conhece são feitos ou têm alguma participação de C++...Um exemplo é o próprio Tibia...Quem já recebeu o relatório de erro do cliente do tibia (uma janela com códigos pedindo que você envie para a CipSoft) deve ter percebido que aparecem arquivos escritos no relatório, geralmente com final .cpp, que por acaso é a extensão dos arquivos fontes de C++.

 

Apenas com isso já da para perceber que o OTSERV não é feito em C++ por acaso, mas irei ressaltar algumas vantagens de C++:

 

* Linguagem bastatente completa e poderosa capaz de fazer inúmeras tarefas.

 

* Ela pode ser compilada tanto em Linux como em Windows com a mesma sintaxe, com a diferença de que funções de bibliotecas do Windows são diferentes das do Linux.

 

* Grande quantidade de ferramentas como por exemplo WinAPI, DirectX OpenGL e outras que ajudam a vida do programador.

 

* Capacidade de ser misturada com linguagens de baixo nível como Assembly por exemplo.

 

* Velocidade...Já que C++ é compilado diretamente em binário, o programa se torna muito rapido, o que é muito util para jogos e servidores onde a quantidade de dados são muito grandes

 

E muitas outras...Acho que com isso você já deve estar seguro de que C++ foi uma ótima escolha para o OTSERV.

 

C++ é uma linguagem fácil de se aprender?

 

Depende de caada um...Muitos dizem que é uma linguagem complicada, apesar de eu não ter tido dificuldades, mais acredito que nada que força de vontade e um pouco de esperança não faça...

 

Existem linguagens melhores que C++?

 

Para mim não xP. Acredito que cada linguagem tem sua vantagem, mas posso ressaltar que uma linguagem que está ganhando força no mercado mundial de programas é a linguagem JAVA.

 

O que é preciso para programar em C++?

 

Um computador, um compilador, uma ídéia e força de vontade http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif

 

Um ótimo compilador muito bom e recomendado pelos Alquimistas da OTNET é o Dev-Cpp, ele é freeware e pode ser encontrado aqui:

 

http://www.bloodshed.net/dev/devcpp.html

 

O instalador tem 9MB e após instalado ele tem cerca de 50MB.

 

O resto dos requerimentos é com você http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif

 

 

 

 

Bom acho que por enquanto é só...Caso hajam mais dúvidas eu adiciono no FAQ...

 

Espero ver vocês mais vezes nas minhas aulinhas http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif

 

Atenciosamente,

Dark'Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RaFa    0
RaFa

Parabéns Igor, como sempre ajudando o fórum na parte de programação ^^"

Meus parabéns! *clap, clap*

Só espero ver mais tutoriais nesse estilo, mas ensinando COMO programar, pois também quero aprender =(

Eu e meus amigos temos o sonho de criar um jogo 100% não RPG maker 8D~

Vlws

 

//RaFa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Shinmura    0
Shinmura

Queria saber mais um pouco sobre este programa, pois estou querendo fazer meu proprio cliente do tibia.Tem como vc me ajudar dando umas dicas de como feze-lo?Eu baixei e instalei o programa, mas... (sempre tem um "mas" neh xP)eu nao sou mtu bom com esses tipos de coisas, como sou o unico que faz minha equipe de otserv jah que to tendo dificuldades de achar uma, eu quero aprender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Loony    0
Loony

ressaltando que o Dev-C++ NÃO é o compilador, o compilador é o Mingw.

o Dev-C++ é apenas uma interface gráfica para facilitar a programação e a compilação, chamando automaticamente o compilador e o linker.

 

ou seja, se vc notar no site do dev-c++, a última versão é a 4.9.9.2 já faz um bom tempo, mas vc pode atualizar o compilador, que é o mingw. ( http://www.mingw.org/)

 

o mingw é nada mais que, basicamente, uma versão do GCC para windows, assim como existe o DJGPP para DOS (http://www.delorie.com/djgpp/)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
GOD Gustavo    0
GOD Gustavo

V6 sabem como tirar a PARTY e colokar FALLOW ATK no oT?Eu tenhu um mapa Spartakus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sorrisotdr    0
sorrisotdr

nossa bello tutorial, mas c++ eh muito fod.. de aprender =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BieL    1
BieL

lglvo ver se aprendo algo estou afimde aprender a criar alguns programasboa introduçaodark igor parabens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado ghydow   
Convidado ghydow

contibnue man eh muito legal suas aulas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mandinha    0
Mandinha

tem como vc ensinar como criar um novo cliente do tibia? estou kerendo aprender!se puder muito obrigado! seu vtutorial tah muito bom! Parabéns!...Mandinha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
luciancs    0
luciancs

oi, uma perguntinha, tem como compilar e rodar um OT desses que a gente encontra aqui nos downloads como o Evolutions ou Darkonia e rodar ele em servidor Linux como CentOs e RedHat?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
HoverBoy    0
HoverBoy

cra parabems aew seu tutorial ta muito bom msm continue assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gio    0
Gio

Muito bem DarkIgor, muito bem feito o tutorial, espero que continue assim.Ainda não li suas aulas, mas estou ansioso para poder lê-las, realmente, muito bem feito o tutorial... Parabéns.Gio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Sir Fabuloso   
Convidado Sir Fabuloso

wlw DarkIgor, num sei nd mas pretendo aprender muito ae com vcSe continuar assim garanto q vou participar de tds as aulas =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Balahad   
Convidado Balahad

legal mesmo o tuto.. acho q vo comecar no c++....

+ ai vo assistir uns videozinhos da lynda... ai sim da pra aprender legal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Samurai    0
Samurai

Bahh mais uma aula rox tua...

parabens,,,

 

aprovado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bacardi    0
Bacardi

Ta muito rox!

Me ajudo muito mesmo...

Vlws :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bacardi    0
Bacardi

Ta muito rox!

Me ajudo muito mesmo...

Vlws :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×