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akurabr22

TUDO sobre Extensions! [RME]

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akurabr22

42324574.gif

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Criado, editado e feito por: Akurabr22.

Ultima revisão em: 12/03/2009.

Revisão 04*.

*Corrigido bug's nos códigos inseridos e link's para baixar o programa funcionando.

*Adicionado uma mini-explicação ao criar extension no programa.

 

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01 - Afinal de contas, o que é?

Este sistema foi implantado no Rme's Map Editor desde suas versões mais antigas. Foi feito para fazer com que seja mais aproveitado ID's que são quase que extintos por não serem usados, ou as pessoas não saberem da sua existência. Foi feito também, para facilitar a vida dos mapper's. Como? Simples, você pode criar um tileset de "grass" que quando você inserir no mapa, já vá com a borda e tudo. "Grass" é só um exemplo, ok?! :laugh:

44330232.gif

 

02 - E como ele funciona?

Simples, as extensões são salvas geralmente em C:/Arquivos de Programas/Remere's Map Editor/extensions/ ( Local padrão da instalação do Map Editor. ) É salvo no tipo de arquivo .XML, e sua linguagem de programação lembra bastante a dos NPC's.

44330232.gif

 

03 - E agora, como posso começar a usar este sistema maravilhoso?

Pois é, poucas pessoas sabem da funcionalidade muito importante que este sistema propõe. Alguns se quer sabem que ele existem. Estão dando bobeira, já que é algo que pode adiantar e MUITO a vida de pessoas como por exemplo: Extensions de criar barcos, paredes de montanhas de terra, entre muitos outros.

44330232.gif

Primeiramente, as tags principais deste sistema no arquivo .XML:

 

<materialsextension name="

 

É o nome da extensão. Ela aparecerá em Extensions, dentro do Map Editor. Não tem muita importância, além da organização que dará para suas extensions.

 

 

author="

 

É o nome do autor. No caso, será seu :rolleyes:

 

description="

 

É uma pequena descrição sobre o que o extension funciona. Aparecerá também em Extensions, dentro do Map Editor.

 

client="

 

Aqui você citará as versões que seu extension suportará. Caso coloque 8.20, só aparecerá sua Extension caso o mapa seja para versões 8.20+.

 

<tileset name="

 

Aqui será o nome do Tileset, caso você crie um Extension do tipo: Grounds, no caso, que utilize tiles. Irá aparecer no Map Editor o nome que você colocar aqui

 

<brush name="**

 

Aqui será o nome do Brush, caso você crie um Extension do tipo: Doddad, no caso, que utilize objetos, enfim.

**: Aqui também serve para denominar o nome do objeto que você criar lá no Map Editor.

Por exemplo, se você colocar Grass, quando aparecer dentro do Map Editor, vai tá no nome: Grass.

 

server_lookid="

 

É a ID do item que você quer que apareça no Map Editor como ilustração. Na Grass por exemplo, aparecerá a imagem, no caso a ID, da Grass normal; como ilustração.

 

draggable="

 

Se é possível "arrastar". Ainda não compreendi muito bem pra que serve essa tag, porém ela deve se encontrar em todos extensions que você criar. Classificado entre true ou false.

 

on_blocking="

 

Se é possível "blockear". Ainda não compreendi muito bem pra que serve essa tag, porém ela deve se encontrar em todos extensions que você criar. Classificado entre true ou false.

 

thickness="

 

Indicar a ''espessura''. Ainda não compreendi muito bem pra que serve essa tag, porém ela deve se encontrar em todos extensions que você criar. Classificado entre true ou false.

 

<alternate>

 

É uma sub-tag, dentro dela ficará a composite chance, <tile>, etc.

 

<composite chance="80">

 

É a chance de que o "componente" ( no caso, os tiles que estiverem dentro desse componente ) pode ocorrer para aparecer. Por exemplo: Chance de 50 para Dead Tree, e outro composite com 50 de chance, com o tile de uma Magic Tree, isso fará com que crie uma "sorte" para um dos dois componentes aparecer no brush/tileset.

 

<tile x="0" y="0"> <item id="XXXX"/> </tile>

"x e y"

Indica uma posição imaginária de onte o tile irá aparecer.

"item id"

Você irá indicar a ID do item ( no caso tileset/objeto/doddad) que você deseja que seja no extension.

 

</tileset>

 

Fecha a tag tileset name.

 

<tileset name="

 

É quando você quer indicar o nome do tileset que irá aparecer.

<terrain>

 

É o nome da categoria que você irá colocar. Por exemplo, aí está terrain = Irá para o Terrain Pallete. O tileset name no final indicará o nome do grupo, no caso que eu coloquei foi: <tileset name="Cave">. Então irá para o grupo Cave, no Terrain Pallete. Pode ser substituido Terrain por Doddad, RAW, Item, enfim...

 

</materialsextension>

Fecha o extension :D

 

44330232.gif

Um exemplo de código de MINHA autoria, feito. É uma extension de 2 tiles de ruínas, muito interessante já que elas só se encontram no RAW Pallette e me adiantou muito :yucky:

 

<materialsextension name="[b]Ruins Tiles[/b]" author="[b]Akura[/b]" description="[b]This extension adds two tiles of ruins, that is have a cool design to your ghostlands, for example.[/b]" client="[b]8.00;8.10;8.20[/b]"> 
   <brush name="ghostland" type="ground" server_lookid="3152" z-order="3500">
<item id="3152" chance="90"/>
<item id="3153" chance="85"/>
</brush>
   <[b]tileset name="Cave"[/b]>  
       <[b]terrain[/b]>  
           <[b]brush name="Ruin Tile"[/b]/>
       <[b]/terrain[/b]>
<[b]/tileset[/b]>
</[b]materialsextension[/b]>

 

44330232.gif

Esses são uns dos principais, claro tem muitos outros, mas alguns não tem muita necessidade de eu citar aqui, e também existe um programa para facilitar a vida dos outros, com GUI e tudo mais. Assim, você não vai precisar escrevendo, mas isso é assunto pra outro sub-tópico. E também é mais interessante você aprender a programar ele manualmente, fará você compreender melhor.

44330232.gif

E afinal de contas... e o programa?

Este programa foi feito por Bobany em 24 de novembro de 2008.

1. Uploaded (14:30 nov- 23 / 2008)

2. Uploaded (15:44 nov- 24 / 2008)

Border Maker > Fixed

Make Extensions > Fixed

Small Bug fixes

 

Hello.

 

Im releaseing my very first serious project. (with is not a calculator)

With this tool you can easy add EVERY extensions, exept doodads with more then

1 square (it's coming in update) Easy and fast!. All you need to do is basically write the

id of the items (and name of the brush), then the program will write the script for you.

 

This program is for both advanced and very very beginners since it can do all

but is simple.

44330232.gif

 

Funções:

Pode criar:

wall brushes

doodad brushes

ground brushes

carpet brushes

borders

 

Futuras funções:

Multi Doodad Maker

Auto Border/Carpet Maker

Choose your Clients

 

Este projeto foi abandonado, mas o arquivo continua funcionando, então ainda dá pra aproveitar ao máximo! :yes:

 

COMO USAR:

Após você criar seu extension escolhendo entre wall/ground/doddad/carpet/border, você clicará em Done.

Então irá para a janela principal do programa, após isso você coloca seu nome e sua descrição em Author/Description, e clicará em Make Extension!

Então você deverá clicar em Save, e escolher alguma pasta para salvar.

Após isso, vá aonde você salvou sua extension, e terá um arquivo chamado 1.

Abra ele com o Bloco de Notas, e insira após </brush> ( Ou outro nome que esteja ) e insira isto:

<tileset name="Nature">
       <terrain>
           <brush name="ghostland"/>
       </terrain>
   </tileset> 

Em tileset name="" Você colocará o nome do grupo da pallete.

Em <terrain>, você mudará terrain para o nome da pallete que você deseja, no caso estará na Terrain pallete.

 

Após isso, salve o arquivo como *.XML e Tipo de Codificação: UTF-8, e salve na pasta /extensions/ do seu RME.

E Pronto estará funcionando perfeitamente :D!

 

Screenshot's:

15ocio5.jpg

s3ip3r.jpg

2pq2834.jpg

dd04mx.jpg

10qbdco.jpg

 

All Credits goes to me (Bobany).

But you can also thx people(s) here in OTFans with has helped me learning VB.

Special thx to : OsQu, Jo3, <People In TpPrograming Forum>

44330232.gif

Downloads:

 

Aqui.

 

44330232.gif

 

Alguns códigos de exemplo para vocês!

<materialsextension name="Ghost Tile" author="Akura" description="A great extension for example." client="8.00;8.10;8.20">
<brush name="ghostland" type="ground" server_lookid="3152" z-order="3500">
<item id="3152" chance="90"/>
<item id="3153" chance="85"/>
</brush>
<tileset name="Nature">
       <terrain>
           <brush name="ghostland"/>
       </terrain>
   </tileset> 
</materialsextension>

<materialsextension name="dirt mountain" author="Mackan" description="This adds the new mountain type to the mapeditor" client="8.20">

   <border id="2141"> -- dirt mountain outer --
       <borderitem edge="e"   item="7999"/>
       <borderitem edge="s"   item="8000"/>
       <borderitem edge="cse" item="7998"/>
       <borderitem edge="dse" item="8002"/>
   </border>

   <border id="2142"> -- dirt mountain inner --
       <borderitem edge="e"   item="7999"/>
       <borderitem edge="s"   item="8000"/>
       <borderitem edge="dne" item="7999"/>
       <borderitem edge="dsw" item="8000"/>
   </border>

   <border id="2143"> -- dirt mountain optional --
       <borderitem edge="e"   item="8168"/>
       <borderitem edge="s"   item="8169"/>
       <borderitem edge="w"   item="7988"/>
       <borderitem edge="n"   item="7989"/>
       <borderitem edge="cse" item="8371"/>
       <borderitem edge="cne" item="7996"/>
       <borderitem edge="csw" item="7994"/>
       <borderitem edge="cnw" item="7995"/>
       <borderitem edge="dnw" item="8135"/>
       <borderitem edge="dne" item="8137"/>
       <borderitem edge="dsw" item="8136"/>
       <borderitem edge="dse" item="8138"/>
   </border>

   <border id="2144"> -- dirt mountain to regular mountain --
       <borderitem edge="e"   item="8124"/>
       <borderitem edge="s"   item="8123"/>
       <borderitem edge="w"   item="8122"/>
       <borderitem edge="n"   item="8121"/>
       <borderitem edge="cse" item="8126"/>
       <borderitem edge="cne" item="8128"/>
       <borderitem edge="csw" item="8125"/>
       <borderitem edge="cnw" item="8127"/>
       <borderitem edge="dnw" item="8129"/>
       <borderitem edge="dne" item="8130"/>
       <borderitem edge="dsw" item="8132"/>
       <borderitem edge="dse" item="8131"/>
   </border>

   <brush name="Dirt Mountain" type="border" server_lookid="8913" z-order="10000"> 
       <item id="8133" chance="20"/>

       <border align="outer" to="mountain" id="2144"/>
       <border align="inner" to="none" id="2142"/>
       <border align="outer" to="none" id="2141"/>
       <optional id="2143"/>
           </brush>

   <tileset name="Nature">
       <terrain>
           <brush name="Dirt Mountain"/>
       </terrain>
   </tileset> 

</materialsextension>

 

Todos créditos do tutorial são para Akurabr22, no caso, eu.

Tudo postado aqui é de minha autoria.

Caso desejem postar em outro fórum, enviem-me um MP!

 

42324574.gif

 

É meu primeiro tutorial, então desculpem caso esteja algo ruim ou errado!

Editado por akurabr22

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LorD Sybian    0
LorD Sybian

Deve ter dado trabalho fazer esse tutorial.

 

Muito bom mesmo.

 

 

Aprovado

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akurabr22    0
akurabr22

Ahahaha, pode se dizer que sim ^^

Mas, achei MUITO útil pra mim e resolvi compartilhar com vocês, afinal... somos uma comunidade! :)

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pet    0
pet

muito bom tutorial, mais tem que ter muita paciencia pra faze tanta coisa pra editar extensions.....é coisa de louco

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Badhaui    0
Badhaui

haja paciencia pra faze um topico desses meldels

 

sobre o tutu, deu pra intende bem

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taven    0
taven

Os HTML para mim foram bem uteis não se pode postar site aqui por tanto não passo link mais vlw...

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Conde Hermisdorf    0
Conde Hermisdorf

Putz.. muito bem explicado

Que bom que existem pessoas que gastem seu tempo para ajuda os outros *.*

Eu por exemplo.. já sabia das extesions mas n sabia do programa :D

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biel_s2_juh    0
biel_s2_juh

Parabéns :

pelo tópico ...

pela pasciência ...

e por partilhar de sua sabedoria :P

USAHAUHASUHSA

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Conde Hermisdorf    0
Conde Hermisdorf

O programa de download nao abre aki n...

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guiesp09    0
guiesp09

Tambem nao consegui fazer o download :|

Tutorial melhor impossivel :P

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Fantom    1
Fantom

Como injeta essa dirt montain?

uso 8.4

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akurabr22    0
akurabr22

Bem, pra quem ainda não conseguiu baixar o programinha:

 

http://www.mediafire.com/download.php?0mztezgytwo

 

 

Obrigado pelos comentários, povo da OTNET!

Sempre que puder ajudarei vocês :lol:

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[v] Chokoloko    0
[v] Chokoloko

não consegui fazer o download

mas o tutorial é perfeito !

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adm neto    0
adm neto

admiro a sua coragem ^^

mais enfim otimo tuto, tudo bem explicadinho

confesso que eu sabia pouco sobre funções!

 

neto³

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Iago Felipe    5
Iago Felipe

Nóssa belo tutorial, obrigado.

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Mc Stress    0
Mc Stress

LOL.. salvou a patria :)

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paladinpk    1
paladinpk

Tutorial Bem organizado,nota 10

ajoda muito a entende mais sobe o map edito

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Jedi    7
Jedi

Mto bom... não conhecia mto o RME.

Uso o simonte msm... mto bom

Parabens ^^

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GOD_Darth    0
GOD_Darth

não entendi nada :/

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julianuuu    0
julianuuu

lol nem sabia vlww vo edita meu rme !!

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