Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Generation

Aprendendo a bolar uma quest

Recommended Posts

Generation    0
Generation

...:::Bolando uma quest:::...

O que falta em muitos OTs.

 

 

Realmente uma coisa que falta em muitos OT's são quests bem feitas. Maioria são matar monstros, matar uma porção inimaginável de demons e abrir um baú para ganhar um item que não vale nem o esforço e paciência pela quest.

 

Muitas vezes, se faz uma coisa chata, enjoativa, que é matar uma quantidade enorme de demons e se ganha um item bom.

Para que você possa compreender o tutorial, pesso para que você leia o tutorial inteiro sem pular qualquer parte do mesmo.

 

:soudado:Aprendendo a escolher itens de quests:

Esta ridículo em alguns OTs.

 

 

Se for uma quest comum. Matar monstro, sem ter que pensar nem algo deste tipo. O Maximo deve ser umas pedras, e um pouco de gold.

 

Para que você fique satisfeito com um item de quest, é necessário pensar, e realmente existir uma dificuldade na quest. Irei dar um exemplo de uma quest neste tutorial.

 

Eu sigo este seguinte esquema:

 

Quests, matar monstros e abrir baú:

Gold, pedras, alguns itens raros.

 

Quests que é preciso pensar e matar monstros:

Gold, pedras, espadas, armaduras, e etc. Itens que poderão ser úteis.

 

Quest do estilo dificil, pensar, descobrir lugar, matar monstros:

Itens magníficos, quantidades massivas de de dinheiro, e pedras super raras, mas mantendo o nível, sem abusar.

 

Agora que você sabe que tipo de itens podem ser colocados em uma quest, você pode seguir para o próximo capitulo.

 

:spam2:Respaw de quest:

Esta comum ser ridículo...

 

 

È uma coisa ridícula, que esta muito comum se achar em servers. Exemplo, dragon em caverna (onde esta o sentido nisto?) Uma coisa ridícula que também já vi, foram monstros gelados, em cavernas normais.

 

Um respaw de uma quest tem que ter a ver com o local da entrada da quest, e etc. Se for exemplo, em um lugar gelado. O respaw dos monstros tem de ser regulado, monstros apenas gelados. Não um fire elemental. ¬¬" infelizmente já vi isso em alguns OTs.

 

:w00t:O local da quest:

Muitos se esquecem disto.

 

 

Uma quest tem de estar em um lugar adequado, conforme o respaw, o item a ser ganhado, e a dificuldade.

Não pode ter uma quest que é um portal perto do DP, e na quest ter monstros fortes.

A quest que irei mostrar no tutorial de exemplo, é apenas para jogadores fortes. Por isso, deverá se localizar, em um local longe da cidade, com alguns monstros fortes em seu caminho. Para dificultar o acesso. Não demons, e sim alguns orshaabais ( zoeira ), algum monstro relacionado com o tema da quest. Você verá como escolher o tema da quest no capitulo seguinte.

 

Mas o que realmente quero passar, é que se for uma quest, para iniciantes, ou uma quest fraca, de acordo com o que você irá ganhar, ela não merece estar no inferno. E sim em um local perto da cidade.

 

:confused:Escolhendo o tema da quest:

Realmente, precisa-se aprender isto!

 

 

Isso é uma das coisas mais ridículas que já vi em alguns servidores. Mal encolhimento do tema da quest. Darei de exemplo, meus temas:

 

Quests fracas. Nivel 8 até 20:

Cavernas normais, nada que deixe o jogador de boca aberta.

 

Quests fracas/médias. Nivel 20 a 50:

Cavernas mais ornamentas, que tal um lugar frio, ou com um mal agoro?

 

Quest médias/fortes. Nivel 50 a 80:

Que tal um lugar quente? Alguma coisa intimidadora?

 

Quest fortes. Nivel 80 a 150:

Algum lugar abstrato, uma dimensão paralela, mesmo assim quente. Que deiche o jogador com medo de dar o paço que poderá matá-lo?

 

Saiba escolher bem os temas para sua quest. Mas não esqueça de ser original, que tal uma quest nos topos das arvores? Dominada por elfos ou criaturas voadoras?

 

(Y)Use creatividade? Deixará melhor:

Essa técnica não tem erro!

 

 

Uma técnica que não tem erro, é usar a criatividade, e uma das mais importantes é ela. Uma quest não pode consistir de apenas pensar, matar monstros, e abrir baús.

Nela, você poderá falar com alguns NPCs. Ou tentar falar com uma pedra mágica para ela te revelar algo.

Ou até mesmo pedir conselho para as paredes.

 

Você não pode deixar a quest impossível apenas usando a criatividade. Mas pode deixá-la melhor do que o normal.

Faça algumas passagens secretas, que pode encurtar o tempo gasto em uma quest.

 

Faça uma quest, em que o player deverá trabalhar em grupo. Nada melhor do que ter alguém para te acompanhar não é mesmo?

 

:pirate:Não deixe a quest enjoativa:

Há Há Há... Essa eu quero ver!

 

 

Isso foi o que eu reparei em muitos OTs, quests enjoativas. A quest se torna muito grande, deixando-a enjoativa. Ou o player pode ficar perdido. Para isso, dê ao player, agumas dicas durante as quests. Alguns NPCs que falam onde é o caminho, ou placas, ou eles mesmo, levando até um outro player ou placa, falando que há informações erradas, e levando o player para o caminho certo.

 

Uma coisa que é comum, é que durante a quest, o player pode perder a vontade de continuar.

Para acabar com isso, de um pouco de alegria a ele, dê algum item, ou um pouco de dinheiro, deixando ele com um pouquinho de gosto na boca de chegar ao fim e pegar o merecido item.

 

:fun:A quest precisa de uma história:

Esta em falta até no global.

 

 

Para a quest poder um pouco de sentido, é preciso uma história, que deverá ser levada até o fim da quest. E que terá influencia na quest até na saída.

 

Nas minhas quest oficiais, a primeira parte, é pegar informações com o NPC, que ele irá lhe resumir a história da quest. Na quest de exemplo que deixarei para vocês, a história é de um explorador, que acabou perdido dentro de uma caverna. E acabou morrendo por lá mesmo. Deixando consigo um item muito importante para o NPC que ele precisa com extrema urgência. Talvez, você poderia se reunir com mais 3 amigos a sua escolha, para me trazer de volta o item.

 

O player deverá se reunir com mais 3 jogadores, que também deverão falar com o NPC e apanhar a quest. E prosseguirem juntos até o fim da quest.

 

Bole, pense, invente uma quest, para que se diferencia das demais.

 

:louco:Exemplo de quest:

Finalmente chegamos aqui!

 

 

Como pedido no inicio do tutorial, para que você lesse o tutorial inteiro, chegamos aqui. No fim. Você já sabe o suficiente para fazer uma quest perfeita. Agora aqui, lhe darei uma luz para perseguir com seu OT.

 

A quest é apenas para player de nível maior que 100.

 

A primeira coisa que o player deverá fazer, é se dirigir ao NPC Razoliam que se encontra em cima da loja de artigos mágicos, um velho barbudo.

 

"Oh... jovens aventureiros... ainda bem que chegaram. Já estou esperando faz um tempão...

 

Meu amigo Likus a um bom tempo, foi se aventurar em uma caverna muito distante, que se encontra abaixo da montanha de dragons.

Levando consigo um item meu, um espelho, que pertencia a minha falecida esposa.

 

Se você for lá, será necessário mais 3 amigos seus. Não importa quem, pois se não, não conseguira entrar no local.

Irei recompensar todos muito bem. Mande eles virem aqui, antes de você prosseguir, pois de nada adiantará.

 

Entendeu tudo certo jovem aventureiro? Ou quer que eu repito?

Não: repetir.

Sim:

Deseja me ajudar?

Não: Não conceder a quest.

Sim: Prosseguir com a quest. Ativando uma switch para que ele consiga interagir com a quest.

 

Quando ele achar os 3 amigos dele. Deverá ir para a montanhas de dragon, e descer.

 

Quando ele chegar até o local da quest. Vera que tem duas portas, e em frente de cada porta ornamentada, tem dois quadrados, e do lado esquerdo tem uma alavanca.

Se ele não tiver falado com o NPC mesmo que os dois jogadores estiverem em cima dos quadrados, ao puxar a alavanca não deverá ocorrer nada. Mas se tiver falado com o NPC:

 

Cada jogador deverá ficar em cima do quadrado. Deverá tem 2 jogadores na frente das duas portas. Só irá ocorrer algo, se o jogador da esquerda, puxar a alavanca, e todos estiverem em cima do quadrado.

 

A alavanca ser puxada, ambos deverão ser tele portados para o outro lado do corredor. Mas deverá ter dois corredores. Assim o mapa da quest (talvez você não entenda agora, porque a quest ficou realmente complicada):

imagemkpv.png

 

 

O caminho inteiro é bloqueado por pedras, e para poder tira-las Do caminho. È necessário puxar uma alavanca, que só os outros jogadores poderão puxar.

No caso de alguém sair durante a quest, para ninguém ficar preso, em todas as etapas, existem tele portes que levam para fora da quest.

 

Os jogadores do segundo corredor, deverão prosseguir, enquanto os outros esperam na outra sala outra sala. Aos jogadores do segundo corredor puxarem a alavanca, as pedras do primeiro corredor irão sumir. Mas a do segundo corredor não.

 

Então agora, os jogadores do primeiro corredor, puxam a alavanca que esta na frente deles, para que os jogadores do segundo corredor possam prosseguir.

 

Os jogadores do segundo corredor se deparam novamente com outra barrera de pedras, esqueci de colocar no mapa, mais uma alavanca no segundo corredor.

Eles puxam a alavanca que irá tirar a barrera de pedra do primeiro corredor.

 

O primeiro corredor puxa a alavanca, e as pedras do segundo corredor somem, desta vez, não existem mais pedras em ambos os corredores.

 

No segundo corredor existe um buraco, que só pode ser tapado pelo primeiro corredor.

Quando os jogadores do segundo corredor puxam a alavanca, o buraco é tapado. E eles prosseguem.

 

Mas no segundo corredor houve um desmoronamento, e se fechou novamente.

Perto do tele porte do segundo corredor, há uma alavanca que tiram as ultima pedras do caminho.

 

Agora, todos se encontram em uma sala. Que nela existe um NPC chamado Tum.

 

Ola.

Ola jovem aventureiro... Sei que você quer pro seguir... Mas só há uma maneira.

Deseja saber como?

 

Não: Cancela ação.

Sim:

Se você me der um pouco da vida de vocês, posso levá-los a o lugar seguinte.

 

Não: Não acontecer nada.

Sim: Tirar 15 de vida de cada jogador. Ser tele portado para o outro lado da parede.

 

No outro lado da parede, existe um baú e um tele porte. No baú você ganha uma bag com 5 k e 2 ham.

E ao entrar no tele porte você prossegue para a seguinte etapa.

Nesta etapa que eu acabei de descrever, não existem monstros. È apenas um momento de pensar muito.

 

Na segunda etapa, é um lugar simples, em que nele todo existem as seguintes criaturas:

Fire elemental. Vampire. Zombie. Minotaur Guard. 3 Stones Golens. O lugar e dominado por criaturas sobrenaturais e míticas.

 

Ao achar chegar no fim do lugar, e entrar no tele porte. Você é tele portado para uma sala, onde tem 4 Vampires. E uma porta. Desta vez esta perto da ultima batalha.

 

Ali naquele lugar você pode refletir um pouco e se preparar para a sala seguinte. Perto da porta há uma placa escrita: "Sala do chefe”.

 

Assim todos podem saber que ali há um boss.

 

Na sala seguinte, todos são obrigados a matar um Blistering Fire Elemental.

 

Ao boss ser morto, todos são tele portados para a sala da recompensa. Lá há um humam dead. Ao você tentar abrir o humam dead você ganha um espelho.

 

Você entra no tele porte, vá embora. E chega ao npc com o item.

 

"Ohhh! O antigo espelho da minha amada! Tome para vocês como recompensa 17 k 38 small ruby. 1 Mastermind shield. E mais 2 Gold Ingot.

E tudo o que eu consegui durante a minha juventude como guerreiro inteira. Até achar meu amor, que faleceu. E me deixou esta única lembrança.

Obrigado..."

 

A quest acabou.

 

Lembrando. O lugar da quest é quente, no buraco existe lava. E espirra lava das paredes e etc. Como você também pode ver, se localiza de baixo de uma montanha. Um lugar fundo. E perigoso. No caminho existem dragons.

 

Não é uma quest fácil, tanto de se jogar, quanto de se fazer e bolar.

 

:slap:O que você aprendeu com tudo isso?

 

 

Esse tutorial não te ensinou apenas a criar uma quest. Foram as seguintes coisas:

1°Criar quests.

2°Criar mapas.

3°Criar respaws.

4°Ser criativo.

5°Não ser enjoativo.

6°Aprendeu a escolher temas.

7°A criar scripts. Para uma quest assim, cera muito tempo de script necessário.

 

Você aprendeu 7 coisas em um único tutorial focado em uma única coisa. Esse tutorial merece destaque, sem erros de português e um super tutorial. :yes:

Fique aproximadamente... eitah! 2 e meia horas fazendo esse tutorial. Desfrutem.

 

 

Gostou do tutorial? Doem OT$! Valeu!

 

 

 

 

Editado por Generation

Compartilhar este post


Link para o post
HenneT    2
HenneT

Lindo tópico, aprovado :)

Compartilhar este post


Link para o post
Poty-mage    0
Poty-mage

Muito bom esse tuto

Bem Organizado, e simples de entender

Grande Tuto

vleee

Compartilhar este post


Link para o post
Generation    0
Generation

Obrigado eu =) é bom saber que tenho algum feito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Thiagio    0
Thiagio
Muito bom esse tuto

Bem Organizado, e simples de entender

Grande Tuto

vleee

Falo tudo agora..

Pow vlw so aquela fotinha la ja me deu um monte de ideias VLWW :happy2:

Compartilhar este post


Link para o post
lokedis    2
lokedis

Poxa ajudou muito agora as quests irao melhorar um pouco :D

Compartilhar este post


Link para o post
FSF.FSF    0
FSF.FSF

muito bom tuto :D

Bem Explicado

Aprovado

Compartilhar este post


Link para o post
Generation    0
Generation

Obrigadouz. Se tiver algum errinho aew, que não seja o do mapa (que eu rachei a cuca pra fazer =P) avisa aew.

Compartilhar este post


Link para o post
Jedi    7
Jedi

Lindo, exelente topico!

Parabéns ^^

Compartilhar este post


Link para o post
The Death Eyes    0
The Death Eyes

Pow mano vlw muito como voce disse muitos ots se esquecem do rpg as quests estao monotomas "iguais" esse turial seguido a risca ira ajudar muitos

Compartilhar este post


Link para o post
Fereu    0
Fereu

Muito bom o tutorial, agora espero que os servers começem a ter quests melhor elaboradas...

 

Gostei do seu exemplo de quest (;

Compartilhar este post


Link para o post
Generation    0
Generation

;D Oia, jah tinha até me esquecido do topico. Eu que estou grato por alguém ter lido pelo menos.

È bom ajudar os outros ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Gorgulf    0
Gorgulf

cara ajuda bastante, até, mas uma coisa q vc citou que é da pessoa puxar a alavanca, se nao tiver falado com um npc tal, não iria acontecer nada, mas ai o server teria que ter um scripter, e a maioria dos servers nem tem scripter :)

Compartilhar este post


Link para o post
gabriell666    0
gabriell666

Po é Ate Legal Mais Eu n Estava Procurando Dicas Mas Sim como criar ela literalmente

 

 

VLW!

Compartilhar este post


Link para o post
bonde116    0
bonde116

Tuto bem legal só precisa usar a criatividade xD

Compartilhar este post


Link para o post
Tyer    0
Tyer

Topico Muito bom mas como nao so Mapper

Compartilhar este post


Link para o post
patrickdelfim    0
patrickdelfim

cara axo que isso vai ajuda muitos mas muitos serves que nao tem cintido tem demon é um luga congelado,tutorial simples mas utio adorei

Compartilhar este post


Link para o post
Sorcerer of luz    0
Sorcerer of luz

Serio. Explica melhor.

Por exemplo como eu faço isso, apartir de que programa.

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

mt bom o topico

Cntza quem lê sai aprendendo mais coisas =)

 

só n gostei de uma coisa...

 

'È uma coisa ridícula, que esta muito comum se achar em servers. Exemplo, dragon em caverna (onde esta o sentido nisto?)'

 

No tibia oq mais tem é coisa sem sentido, se parar pra pensar, no assunto do seu topico mesmo "quests":

Qual o sentido uma 'pessoa' chegar em um bau, abri-lo e receber uma espada (por exemplo), logo apos abri denovo e n tem nada dentro, porem para outro jogador tem..

 

Pra min tem dragão que vive em caverna sim, claro que não em um tunelzinho apertado, mas porque não em uma caverna gigante?

 

Mas do mesmo, parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
zeruel12    0
zeruel12

Muito bom o topico vlw me ajudo a cria uma quest no meu ots :)

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×