Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dark Skyllen

Número Aleatórios

Recommended Posts

Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

→ Números Aleatórios (Random)

 

 

Bom, hoje, iremos falar de uma função no Delphi muito interessante: o Random. O nosso querido Random, gera números aleatoriamente, escolhidos pelo programador.

 

A função Random, é muito utilizada para quem deseja programar jogos, para colocar porcentagens e etc. É uma função muito simples e prática.

 

Para entendermos melhor vamos ver alguns exemplos:

 

Criamos uma variável do tipo INTEGER:

Após fazermos isso devemos atribuir um valor aleatório a variável, isso será feito com o nosso comando: RANDOM.

Você deve estar se perguntando, mas como irei fazer isso. Vou explicar. Vamos ver a estrutura do comando.

 

Random () <- Dentro dos Parênteses iremos colocar até onde irá o valor aleatório. Exemplo:

 

Random(5);

Nesse caso, ele irá atribuir um valor aleatório de 0 à 5. Mas para que isso ocorra, devemos atribuir esse valor há algum objeto ou variável. Agora vamos usar a variável que criamos. Exemplo:

 

Numero := Random(5);
No meu caso, eu dei o nome à variável de Numero. Ela recebeu um valor de 0 à 5. Para mim mostrar que número será, basta jogar esse valor à um componente visual.

 

Agora que já sabemos como funciona a estrutura do Random, vamos criar um programa simples, que gera números aleatórios de 0 á 50.

 

 

Siga os passos:

 

Adicione ao formulário os seguintes componentes: 1 Botão (Tbutton) e 1 Label.

Vá até as propriedades do Label e procure por Caption. Deixe essa propriedade vazia.

Altere o nome dos componentes para BtnGerar e LbNumero (Basta procurar por Name nas propriedades do componente).

De duplo clique no botão inserido e insira o seguinte comando:

 

LbNumero.Caption := ‘O número gerado foi: ‘ + inttostr(Random(50));

 

Bom, nesse algoritmo, jogamos um valor no LbNumero, que no caso foi um texto + o nosso random. No final do comando precisamos transformar o número gerado pelo random de inteiro para texto, pois a propriedade Caption do label só aceita valores do tipo texto.

 

Ficará assim:

 

tuto1copy.png

 

 

→ Randomize

 

 

Ao rodar varias vezes o programa, você irá perceber que ele sempre joga os mesmos valores. Por exemplo:

 

Você rodou o programa pela primeira vez, clicou no botão 3 vezes, e os números gerados foram: 3, 43, 27.

Se você fechar a aplicação e rodá-la novamente, verá que os mesmos números irão se repetir, independente de quantas vezes você rodar o programa. Esse problema pode ser resolvido com o Randomize.

 

Para entendermos, vamos refazer nosso programinha. Abra ele e de duplo clique no nosso Botão (BtnGerar). Irá abrir a seguinte função:

 

LbNumero.Caption := ‘O número gerado foi: ‘ + inttostr(Random(50));

Para arrumarmos nosso problema, basta adicionar randomize; antes de qualquer função que seja acompanhada por random. Então nosso código ficará:

 

randomize;

LbNumero.Caption := ‘O número gerado foi: ‘ + inttostr(Random(50));

Agora não teremos mais problemas com números aleatórios, gerados igualmente e você estará pronto para usar a função random!

 

__________________________________________________________

 

Se for copiar o tópico, coloque os créditos.

Plágio é crime

 

Créditos: Dark Skyllen - Tópico Exclusivo Otnet

Editado por Dark Skyllen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
xSlayerx    0
xSlayerx

muito bom!

Parabéns pelo tuto, está muito bem explicado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fantom    1
Fantom

Otimo, poderia me enviar o programa via MP, precisava exatamente disso...

Obrigado pelo tutorial, pena que nao entendo nada de delphi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mano limao    0
mano limao

é uma pena que essa função q vem junto com o delphi não cria numeros inteiramente aleatorios... :thumbsdown::thumbsdown::thumbsdown:

Random (5)

 

se vc apertar o botao e depois fexa o formulario e abri-lo de novo e aperta o botao de novo o numero gerado sera o mesmo...

 

recomendo a quem está precisando disso pegar esta unit:

http://www.baixaki.com.br/download/rndgen.htm

 

que vem com um aleatorio inteiramente funcional, e com mais algumas funções... como letras e conjuntos de caracteres aleatorios....

 

vlws

att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×