Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eroz

Pré-pesquisas

Recommended Posts

Eroz    0
Eroz

Introdução

 

 

Esse tópico tem a função de apresentar algumas definições de mapas frequentemente mappeados, e caso você já tenha lido o tópico Planejamento, vai ver que essa parte é muito importante, mas demorada. Pensando nisso eu criei esse tópico, que tentarei atualizar constantemente para agilizar e melhorar os mapas do pessoal que só terão o trabalho de vir aqui e olhar as "Pré-pesquisas". Caso queira alguma não apresentada, basta pedir que eu pesquisarei. Bom vamos começar.

 

Cidades Medievais

 

Bom, essa é uma definição que eu achei, pessoalmente, dificil de achar porque ha muito pouco material sobre cidades medievais na internet. Basicamente, elas podem ser definidas como uma "moeda bem cunhada", ou seja com suas partes bem definidas. Cercando a cidade há sempre uma muralha e quanto mais para o centro maior o poder economico dos habitantes. Além dos muros da cidade só ha o campo e dentro da cidade os espaços são bem preenchidos. As cidades eram bem simétricas, com quarteirões quadrados e eram sujas. Vale lembrar que na época medieval as pessoas eram muito religiosas, portanto haviam igrejas.

 

 

 

Conceitos:

  • Muralha
  • Centro rico, longe dele pobre
  • Pouco espaço sem nada
  • Campos em torno da cidade
  • Ao menos uma igreja
  • A cidade era consideravelmente suja
  • Ruas largas e simétricas

ruas.jpg

(Imagem do OTserv Hero Tales, mappeado por Balder)

Essa imagem mostra bem como é o centro de uma cidade: as ruas largas; pouco lixo, ou seja, população rica; espaços bem ocupados.

 

Cavernas

 

Quem poderia esquecer das cavernas, muito mappeadas no nosso RPG favorito. Sobre as cavernas há conceitos muito conhecidos, mas outros passam bem despercebidos. Básicamente uma caverna é uma cavidade rochosa que permite o acesso de humanos. Elas são rochosas, aparecem em galerias ou salões e se desenvolvem de forma horizontal ou vertical. Isso que eu disse você já sabia? Eu esperava por isso, então agora vou dizer algumas coisas para prestar atenção. Se a caverna é rochosa (parede cinza) ela se desgasta mais dificilmente, ou seja, é mais estreita; caso seja de terra (parede marrom) se desgasta mais facilmente e é maior. As cavernas não se formam sozinhas, portanto ponha algum agente formador de cavernas, como um riozinho, por exemplo.

 

Conceitos:

  • Agente causador
  • Rochosa, menor
  • De terra, maior
  • Acesso para humanos
  • Desenvolve vertical e horizontalmente
  • São formações rochosas, portanto ponha bastante rochas
  • Quanto mais para o fundo, menos luz, menos vida
  • Vestigios Humanos

 

imagemig.png

Nesta cave podemos ver uma sala e um corredor, uma pequena introdução a caverna, humanos preparados para entrar na caverna, note que na sala há mais "vida", ja no corredor parecer ser vazil, uma coisa mais natural, o resto e por sua conta.

 

 

Pantanos

 

Ah, os pantanos, são areas incriveis, mas achar uma boa pesquisa desse tema, ao menos em portugues, é dificil. Bom, os pantanos são areas alagadas, geralmente formados por um rio que não consegue fluir livremente e alaga. Nos pantanos há coisas importantes, como muita vegetação e matéria organica. Nos pantanos a biodiversidade é grande e é possivel encontrar vários animais, de aranhas gigantes à trolls. Além disso os pantanos são um terreno dificil, o que pode induzir algumas tribos a fazerem aldeias alem deles para ficarem protegidos. Nos pantanos tambêm é comum ver amazonas, valquirias e bruxas, além de guerreiros medievais. Voltando ao agente causador, o rio, ele não parou de fluir livremente atoa, existe algo impedindo, que poderia ser uma montanha, um conjunto de pedras ou até mesmo vegetação morta. Não se esqueça de coloca-los

 

Conceitos:

  • Agente causador (rio e seu obstaculo)
  • Grande diversidade de animais/monstros
  • Muitas plantas
  • Areas alagadas
  • Muita matéria organica
  • Comunidades de humanos/monstros são comuns
  • Todo pantano tem um ar misterioso, uma lenda

imagemrjw.png

 

Nesta imagem vemos um pantano formado por alagamento. O rio alagou, existem várias plantas, caracteristicos do lugar, alem disso com o tempo a grama foi crescendo até ficar alta, como vemos nas passagens.

 

Montanhas

 

Ora ora, quem diria que as aulas do professor de geografia teriam uso algum dia... esse dia é hoje. As montanhas são basicamente elevações de terra, mas ha bastante coisa que nos esquecemos na hora de mappea-las, como por exemplo, as placas tectonicas. Se uma montanha é alta significa que ela é recente e a area é geologicamente ativa, resumindo, se uma montanha for alta, haverão outras por perto, se for baixa, o contrário. Outro fato sobre as montanhas é que a maioria dos grandes rios nascem delas. Não podemos nos esquecer das montanhas vulcanicas que tem, no centro, um ponto mais baixo. Nas montanhas tambêm é bom lembrar que quanto mais alto, mais frio e consequentemente, menos vida

 

Conceitos:

  • Agente causador (movimentos tectonicos ou vulcanismo) influencia no tipo de montanha
  • Montanhas altas: topos gelados, acompanhada de outras montanhas
  • Montanhas baixas: pouca mdança de temperatura por altitude, sozinhas ou quase sem "vizinhas"
  • Nascentes de rios
  • Montanhas mais baixas, ou seja, mais desgastadas atravéz dos tempo tiveram mais tempo para serem colonizadas

 

 

Próximas pesquisas:

  • Montanhas
  • Campos
  • Florestas

Sobre as atualizações:

elas ocorrerão sobre duas circunstancias

  • Eu estou fazendo um mapa, postarei sobre o que eu estiver mappeando (Ex.: se estiver mappeando uma fazenda, posto sobre fazendas)
  • Pedidos, ou seja, se alguem pedir sobre um tema, eu posto

 

 

Editado por Jedi

Compartilhar este post


Link para o post
MiB    0
MiB

Muito bom! Com as imagens, ficou melhor ainda. Continue assim.

 

Aprovado e Movido.

 

~~MB

Editado por Manjyome Black
Aprovação

Compartilhar este post


Link para o post
NatuNobillis    0
NatuNobillis

Show Cara, ótimo Tuto! Muito bem formatado!

 

Valeu ae :D

Compartilhar este post


Link para o post
Ruquan    2
Ruquan

gostei do pantano xPPPPP

Compartilhar este post


Link para o post
AkillesW    6
AkillesW

Nossa , isso vai me ajuda bastante ja que so pessimo como mapper, ja consegui uma noção de como faze umas cavs, e achei muito bom o pantano

Compartilhar este post


Link para o post
Eroz    0
Eroz

Muito obrigado a todos pelos elogios, pretendo ir aumentando a medida do possivel =P

Compartilhar este post


Link para o post
KuawiT    0
KuawiT

Axei muito legal, adorei seu tuto parabens, Continue Assim!

Compartilhar este post


Link para o post
Melkang    0
Melkang

os mapas ficaram uma merda mais o texto fico foda

Compartilhar este post


Link para o post
Eroz    0
Eroz

Obrigado pelos elogios Kuawit e Melkang.

 

@Melkang

 

Bom, ja que eu estou aceitando "doações" de imagens pra por no tópico e você se diz foda pra criticar, acho que eu posso esperar as suas imagens melhores que as minhas pra terça feira não?

Compartilhar este post


Link para o post
vincity    0
vincity

Tem que ter sempre rpg e coisas logicas em server.

Compartilhar este post


Link para o post
Fereu    0
Fereu

Muito boa iniciativa, espero que atualize mesmo, vai servir de boa ajuda para mim pelo menos, vlw :)

Compartilhar este post


Link para o post
KwiiBy~    0
KwiiBy~

Muito bom o tutorial um dos melhores ! valeu eu ja sou ruim melhorei agora xD

Compartilhar este post


Link para o post
Iago Felipe    5
Iago Felipe

cara adorei, achei mto legal o centro rico, e o pantano =]

 

mto bom msm, valeu ai por postar

Compartilhar este post


Link para o post
Mc Stress    0
Mc Stress

cara, salvou o dia, a semana, o ano e etc etc :o

 

muito bom, valew mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Oliveira    0
Oliveira

Otimo tutorial.

Concerteza irá ajudar muita gente q ja mapeia e que talvez começe.

Compartilhar este post


Link para o post
Loopback    0
Loopback

Deu pra tira uma base bem sólida, vai ajudar muitas pessoas aê a chegar numa opinião de que tipo de servidor de tibia fazer. vlws mlk ;}

 

 

APROVADO MLK!

Compartilhar este post


Link para o post
Teusim    0
Teusim

Caraio... fico muito bom esse tutorial cara, curti demais. Vou até coloca nos meus favoritos!

Edit----

Eu tenho dificuldade de fazer florestas cara. Será que você poderia fazer uma pré-pesquisa de como deveria ser uma?

Se puder eu agradeço muito, mas se não conseguir não tem problema! :P

Valeu, abraços

Editado por Teusim

Compartilhar este post


Link para o post
ArvoredeNatal    0
ArvoredeNatal

Ui, lindo esse tópico, por mim merece fixo

Compartilhar este post


Link para o post
Eroz    0
Eroz

Desculpem não ter atualizado, viajei nas férias=P

 

Teusin

 

Farei a pesquisa e obrigado por pedir

Compartilhar este post


Link para o post
Paulbr    0
Paulbr

eu nao intendi a cidade, tipo acity q se fez eu nao gostei muito, esse negocio

de porco na cidade nao rola, =/

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×