PingaPA 0 #1 Postado 11 Julho, 2009 Tutorial aprendendo o básico de C++ Compilador É o que transformará o arquivo cpp em um arquivo que possa ser interpretado pela máquina. Constantes São valores que são mantidos fixos pelo compilador. Tipos de Dados char (’b’ ’\n’ ’\0’) int (2 32000 -130) long int (100000 -467) short int (100 -30) unsigned int (50000 35678) float (0.0 23.7 -12.3e-10) double (12546354334.0 -0.0000034236556) Exemplos Constantes Globais #define nome "pingaa-software" #define pi 3.14159 #define minimo 380 Exemplos Constantes Locais const int a; const float pi = 3.14159; Variáveis São valores que podem ser alterados durante o programa. É identificada por um nome ou identificador. Deve começar com uma letra ou sublinhado ( _ ) e os caracteres subsequentes devem ser letras, números ou sublinhado ( _ ). No máximo 32 caracteres. Declaração de Variáveis tipo_da_variável lista_de_variáveis; Exemplo de variáveis: int dias; float salario, media, altura, n1, n2; char ch, letra, nome[20]; long count; float pi = 3.14159; double cosseno; Programa utilizando váriaveis #include<iostream> using namespace std; main() { int numero; //int é usada para numeros inteiros cout<<"Digite um numero"<<endl; cin>>numero++; cout<<numero; } Comando de Atribuição Atribue um valor a uma variável. Ex: dias = 260; //dias recebe o valor 260 salario = 380.00; //salario recebe o valor 380.00 media = 0.4 * n1 + 0.6 * n2; //media recebe o resultado da expreção aritimética letra = ‘m’; //letra recebe m cosseno = cos(2*pi); //cosseno recebe o valor da expreção aritimética count = (dias + 180)/2; OBS: //(barra, barra) é tido como um comentário e será ignorado pelo compilador Comando de saida (cout) Objeto cout prédefinido na diretiva <iostream> com o padrão da classe de leitura e impressão declarado no namespace std O operador << é chamado de operador de inserção e envia a mensagem “ Primeiro Programa” a ser impressa para a saída padrão (vídeo) ex: cout<<"eu amo pingaa-software!!!"; Códigos especiais \n pula linha \t tabulação (tecla tab do teclado) \a beep (faz um barulinho) \r volta o cursor para o inicio da linha \0 null ex: cout<<"PingaA Software\n"; Exemplo de programa include<iostream> using namespace std; //diretiva using (coloca "automaticamente" o std) main() { cout<<"Estou aprendendo C++!!\n\b"; cout<<"\tPingaA Software é ótima!\n"; } (se tiver usando windows com compilador dev use o "system("pause");" antes de finalizar o programa. Comando de Entrada (cin) Como o próprio nome já diz é um comando que você precisara de dados de entrada para que ele funcione. ex: cin>>variavel //armazena o dado digitado na variavel exemplo de programa: include<iostream> //inclui a biblioteca iostream include<cstring> //inclui a biblioteca da string using namespace std; main() { string nome; int a, b; cout<<"Digite seu nome\n"; cin>>nome; //armazena o dado digitado na variável nome cout<<"Digite um numero\n\b" cin>>a; cout<<"Digite mais um numero\n"; cin>>b; cout<<nome<<"\tO valor da soma dos dois numeros é\n:"<<a+b; } Tutorial feito por mim! :yes: By: PingaA Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Majesty 1755 #2 Postado 12 Julho, 2009 Obrigado pela contribuição, Aprovado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LG 1 #3 Postado 12 Julho, 2009 (editado) eu gostei só umaq duvida n seria long int (-467 a 100000)?? Editado 12 Julho, 2009 por LG Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
PingaPA 0 #4 Postado 14 Julho, 2009 eu gostei só umaq duvida n seria ?? Não, são exemplos de valores que podem ser armazenados na váriavel de tipo long int. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Join_u 0 #5 Postado 17 Julho, 2009 soh faltou uma coisa. Estrutura dos programas escritos em c/c++ Todo programa escrito em c/c++ é constituido de funções. para se construir funções em c/c++ deve se usar a seguinte regra [tipo de retorno da função] [nome da função] [(abre parenteses] [informações q a função recebe para processar] [fecha parenteses)] [{]abre chaves [...instruçoes da linguagem que vc quer usar...];<--[toda instrução em c/c++ precisa terminar com ;] [}] fecha chaves dizendo que sua funçao termina aqui. Meio complicado mas vamos a uma funçao bem simples int soma (int valor1, int valor2) { return valor1+valor2; } estudando essa nossa pequena funça o [tipo de retorno] indica que se nossa funçao vai retornar algum dado para o usuario ou nao, voce pode usar quaisquer um dos dados disponiveis em c/c++ para o retorno e caso sua função nao retorne nada o tipo de retorno obrigatoriamente precisa ser void. [informaçoes que sua funcao recebe para retornar] na verdade sao conhecidos como "argumentos da funçao" e sao os dados que vc precisa processar no caso de nossa funcao queriamos somar o valor1 pelo valor2 entao nossa funcao recebe 2 valores "de argumento" para serem processados, na verdade eu nao sei quantos valores de argumento o c/c++ suporta por função mas eh bastante viu. esses argumentos obrigatoriamente sao separados por , (virgula) cada argumento que vc colocar na sua funçao vc tem q antes de escrever o proximo digitar uma virgula e lembre-se que todo arqumento é uma variavel por isso vc eh obrigado declarar essa variavel na hora de criar o arqumento no nosso caso int valor1 e int valor2 as chaves sao para o seu programa entender onde começa e onde termina a sua funcao e a palavra reservada "return" é usado para passar o valor q esta a direita da palavra para a sua função é importante lembrar que todo programa em c/c++ precisa de uma função especial dizendo para seu programa por onde ele inicia. essa função se chama "main" ou seja, todo programa que vc for escrever em c/c++ precisa ter essa função e apartir dessa função vc chama as outras funções do seu programa. Uma nota que devemos tomar eh q o retorno da função main depente do compilador que vc usa alguns aceitam retorno void outros nao entao vc eh obrigado a ler a documentação de seu compilador para isso um exemplo de como juntar tudo q expliquei a cima seria usando o complidor turbo c++ 3 da borland eu acho q nao da bug esse exemplo to faz tempo q nao mecho com c++ //Estou escrevendo a funçao aqui, repare que criei ela fora da função main int soma (int valor1, int valor2) { return valor1+valor2; } //repare que estou criando uma função main do tipo void ou seja ela nao vai retornar nenhum valor e tb criei uma função que nao recebe nenhum argumento para ser processado void main() { //para cout funcionar vc precisa colcoar um #include antes da funçao soma mas nao me lembro qual include usar cout << soma (20,35); } bem tomar que eu nao tenha errado nada e que vcs tenham entendido a explicação. abraços e ateh mais... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ShufflezOr 0 #6 Postado 30 Julho, 2009 Minha nossa senhora da bicicletinha nunca que eu vo aprende um treco deste, eu nao sei nem por onde começar =x Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cathartic Adept 0 #7 Postado 6 Agosto, 2009 Idem! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
PingaPA 0 #8 Postado 11 Agosto, 2009 soh faltou uma coisa.Estrutura dos programas escritos em c/c++ Todo programa escrito em c/c++ é constituido de funções. para se construir funções em c/c++ deve se usar a seguinte regra [tipo de retorno da função] [nome da função] [(abre parenteses] [informações q a função recebe para processar] [fecha parenteses)] [{]abre chaves [...instruçoes da linguagem que vc quer usar...];<--[toda instrução em c/c++ precisa terminar com ;] [}] fecha chaves dizendo que sua funçao termina aqui. Meio complicado mas vamos a uma funçao bem simples int soma (int valor1, int valor2) { return valor1+valor2; } estudando essa nossa pequena funça o [tipo de retorno] indica que se nossa funçao vai retornar algum dado para o usuario ou nao, voce pode usar quaisquer um dos dados disponiveis em c/c++ para o retorno e caso sua função nao retorne nada o tipo de retorno obrigatoriamente precisa ser void. [informaçoes que sua funcao recebe para retornar] na verdade sao conhecidos como "argumentos da funçao" e sao os dados que vc precisa processar no caso de nossa funcao queriamos somar o valor1 pelo valor2 entao nossa funcao recebe 2 valores "de argumento" para serem processados, na verdade eu nao sei quantos valores de argumento o c/c++ suporta por função mas eh bastante viu. esses argumentos obrigatoriamente sao separados por , (virgula) cada argumento que vc colocar na sua funçao vc tem q antes de escrever o proximo digitar uma virgula e lembre-se que todo arqumento é uma variavel por isso vc eh obrigado declarar essa variavel na hora de criar o arqumento no nosso caso int valor1 e int valor2 as chaves sao para o seu programa entender onde começa e onde termina a sua funcao e a palavra reservada "return" é usado para passar o valor q esta a direita da palavra para a sua função é importante lembrar que todo programa em c/c++ precisa de uma função especial dizendo para seu programa por onde ele inicia. essa função se chama "main" ou seja, todo programa que vc for escrever em c/c++ precisa ter essa função e apartir dessa função vc chama as outras funções do seu programa. Uma nota que devemos tomar eh q o retorno da função main depente do compilador que vc usa alguns aceitam retorno void outros nao entao vc eh obrigado a ler a documentação de seu compilador para isso um exemplo de como juntar tudo q expliquei a cima seria usando o complidor turbo c++ 3 da borland eu acho q nao da bug esse exemplo to faz tempo q nao mecho com c++ //Estou escrevendo a funçao aqui, repare que criei ela fora da função main int soma (int valor1, int valor2) { return valor1+valor2; } //repare que estou criando uma função main do tipo void ou seja ela nao vai retornar nenhum valor e tb criei uma função que nao recebe nenhum argumento para ser processado void main() { //para cout funcionar vc precisa colcoar um #include antes da funçao soma mas nao me lembro qual include usar cout << soma (20,35); } bem tomar que eu nao tenha errado nada e que vcs tenham entendido a explicação. abraços e ateh mais... É só o básico de C++. Depois faço mais um tutorial, ai nele eu coloco funções, bibliotecas, etc. Minha nossa senhora da bicicletinha nunca que eu vo aprende um treco deste, eu nao sei nem por onde começar=x Tá ruim meu tutorial? Se você tiver compilando e tá dando erro, é porque eu fiz em Linux, e no windows tem alguns comandos a mais. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
flipagenor 0 #9 Postado 12 Agosto, 2009 Pow, aprender uma linguagem de programação não é difícil. Basta tempo, paciência e esforço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
\o\ Wolf /o/ 0 #10 Postado 12 Agosto, 2009 Isso também... mas eu achei que o tutorial ta muito avançado pro basico.. Não no sentido de avançado mesmo. So acho que a explicação esta de um geito breve entende? E aconselho por a diferença entre Compilador e Interpretador..Isso gera muita duvida, e como eles falaram ali em cima é dificil saber por onde começar, tente por mais cores, explicaçoes detalhadas, e compiladores bons e indicados para iniciantes(dev-cpp, borland) e por ai vai, outra coisa que pega muito os iniciantes são os tipos de dados com modificadores entende? unsigned, signed, long Obrigado pela compreensão Flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RamiroSouza 0 #11 Postado 19 Setembro, 2009 entendi algo mas nuam capitei tudo ainda... axo q como o cara disse falta algo mais simplificado pra turama mas vou ker mais umas 4~5 x q eu axo q eu entendo.. aja tempo =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eventide 7 #12 Postado 19 Setembro, 2009 Sugiro então que comece por uma linguagem mais simples como Delphi, QBasic ou Lua =)~ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LG 1 #13 Postado 8 Outubro, 2009 Você nunca vai aprender se não tentar, para programar você tem que começar do basicão você nunca ira fazer um sistema operacional (O.o) de um dia para o outro. A linguagem é facil dificil é a logica Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
patrickdelfim 0 #14 Postado 9 Outubro, 2009 apesar de nao te intendido muito bom eu gostei ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bruninho_vr2 0 #15 Postado 22 Outubro, 2009 (; queria aprender programação mais ta critico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LG 1 #16 Postado 22 Outubro, 2009 (; queria aprender programaçãomais ta critico por que?? você pode começar aprendendo uma linguagem mais simples como lua e depois migrar para c++, não é muito complicado de dar os primeiros passos basta ter força de vontade, e o eventide do seu lado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lacker 0 #17 Postado 6 Junho, 2012 Pago pra um programador colocar sistema de Party em minha SOURC da versão do tibia 7.92 Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou [email protected] ou procure por Top Pex no facebook. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Miltonhit 4 #18 Postado 7 Junho, 2012 quem for programar p/ ele, só toma cuidado para não passar o code antes do pagamento heim! rssss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites