deda194 0 #1 Postado 29 Outubro, 2007 Olá pessoal. Esta semana falaremos de uma das ferramentas mais importantes do Corel Draw, a ferramenta Bézier . Com ela é possível criar qualquer geometria. Nesse caso, iremos vetorizar este carro e aprender muitas técnicas avançadas. Faremos com a resolução destinada para web. Abra um novo arquivo e logo em seguida altere a resolução para 96 dpi com o tamanho de 450px X 300px. Vá em Layout/Configurar página. Configure da seguinte maneira: Agora importe a imagem. (CTRL + I). Em seguida redimensione a imagem através das alças diagonais para que fique um pouco menor que o tamanho do palco, em seguida pressione a tecla P para centralizar a imagem na página. Agora clique na ferramenta Zoom e modifique para 300% . Começaremos agora a redesenhar o carro. Primeiramente faremos pontos de forma bruta, daremos o acabamento no final. Repare que, na curva da parte de baixo, criamos dois pontos. Eles servirão na hora de arredondar nossa forma. Vamos fazendo este mesmo procedimento em todas as partes do fundo do carro. E faremos todas as partes do carro. Ao fim desse processo, você deve chegar a uma imagem como essa: Repare que os detalhes da porta, do para-chóque e dos vidros foram ignorados. Faremos essas partes por último, com outras formas acima dessas. Com todas essas geometrias prontas, vamos começar a arredondar para que cada uma fique exatamente como é na imagem original. Vamos voltar na primeira forma desenvolvida. Selecione a mesma e então, a Bézier. Para arredondar um ponto, você deve você deve selecioná-lo e converter a linha em curvas através da Ferramenta “Converter linha em curva” . As alças de redimensionamento servirão para o ajuste da curva. Aplique o efeito de transparência de 60% (uniforme) para que possa verificar se as curvas estão corretas. Durante esse processo, você deve ter percebido que alguns pontos precisavam ser arredondados, outros precisavam ser retos mas já estavam arredondados, outros ainda deveriam ser deletados... Enfim, várias coisas que sempre acontecem no dia-a-dia com o uso da Bézier. Então, vamos descrever os casos. 01 - Deletar um ponto : Para deletar um ponto você deve selecionar o mesmo com a Ferramenta Forma (10) e então deletar pelo teclado. 02 - Adicionar um ponto : Para adicionar, basta dá dois cliques com a Ferramenta Forma (10) em qualquer lugar da borda da geometria. 03 - Arredondar um ponto: Como já dissemos, para arredondar um ponto, clicamos com a Ferramenta “Converter linha em curva” sobre o mesmo. 04 - Voltar um ponto arredondado para reto: Da mesma forma que converte em curva, você vai na Ferramenta Converter curva em linha . 05 - Guias independentes: Para que uma curva quando configurada não altere a outra, você deve selecionar todas as curvas e clicar na Ferramenta Cúspide . Isso evitará que uma curva dependa da outra. Curva com ponto dependente. (Nó suave) Curva com ponto independente. (Cúspide) Com essas alterações, todas as formas serão possíveis. Basta utilizar o jeito correto para chegar no resultado final o mais rápido possível. E isso vem com a prática. Vamos prosseguir agora desenhando as formas que ficarão por cima dessas que já criamos (janelas, frisos, maçanetas, rodas etc). Agora é só fazer o acabamento, utilizando degradês para chegar em nossa imagem final. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites