Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Convidado V@mP!r³

[Tutorial] Editor De Texto

Recommended Posts

Convidado V@mP!r³   
Convidado V@mP!r³

Então vamos lá, nesse tutorial iremos criar um programa que lê, edita e salva, e cria novos documentos de texto.

 

DICA

 

Olá, acho mais seguro utilizar o operador '&' para concatenização de Strings em vez do '+', guarde-o para operações aritiméticas!

Usar variáveis temporárias é realmente muito menos trabalhoso, porém se você quiser ter menos trabalho para fazer a manutenção do seu código, e lidar com as variáveis de maneira mais segura e menos limitada utilize o Option Explicit, ele ativará uma função da IDE do Visual Basic que não deixará você utilizar variáveis sem declara-las!

 

Use:

Option Explicit
~

 

1º Passo:

Abra o VB e inicie uma aplicação normal. (Standard Exe)

 

Agora temos o formulário. Para que possamos executar as atividades que são peculiares de um 'editor de texto', utilizaremos o Componente 'Microsoft Common Dialog Control'. Para isso digite 'Contrlol + T' ou pelos menus: 'Project -> Components'.

 

 

2º Passo: Agora, Insira 2 Botões e uma caixa de texto com as configurações que desejar, contanto que ela seja MultiLine.

 

 

3º Passo: Clique no ícone do CommonDialog que encontra-se na ToolBox (Geralmente canto esquerdo.). E coloque-a sobre a caixa de texto que já se encontra no form e nas propriedades da mesma, altere o campo Filter, colocando 'Arquivo de Texto' e em InitDir; 'C:'.

 

Muito bem, form 'desenhado', vamos ao código do programa.

Dê dois cliques sobre o botão que você escolheu para Abrir seus arquivos. E no evento de click desse botão iremos adicionar o seguinte código:

 

CommonDialog1.ShowOpenNomeArq = CommonDialog1.FileNameIf NomeArq <> vbNullString Then   Open NomeArq For Input As #1   Do While Not EOF(1)       Line Input #1, texto       Text1.Text = Text1.Text + texto + vbCrLf   Loop   Close #1End If
Ele executa uma função da CommonDialog que busca um arquivo de texto e coloca-o em estado de Input (Insersão de dados) como arquivo primário (Primeiro da lista). E cada linha é inserida após a anterior graças ao loop. http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif

 

Certo, os nomes dos campos eu não alterei, logo, revise o código e tenha certeza de que todos os campos estão com os mesmos nomes citados no código.

 

Agora, no botão designado para salvar arquivos, no evento de click, coloque o seguinte código:

 

CommonDialog1.ShowSaveNomeArq = CommonDialog1.FileName + ".txt"If NomeArq <> vbNullString Then   Open NomeArq For Output As #1   Print #1, Text1.Text   Close #1End If
Ele abre a dialog de confirmação pra salvar arquivos com a terminação '.txt'. O Output é exatamente o oposto de Input, Input = Insersão ou Entrada de dados. Output = Saída de dados.

 

Espero que tenha sido útil.

 

 

:arrow: V@mP!r³, :twisted:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Olá, acho mais seguro utilizar o operador '&' para concatenização de Strings em vez do '+', guarde-o para operações aritiméticas!Usar variáveis temporárias é realmente muito menos trabalhoso, porém se você quiser ter menos trabalho para fazer a manutenção do seu código, e lidar com as variáveis de maneira mais segura e menos limitada utilize o Option Explicit, ele ativará uma função da IDE do Visual Basic que não deixará você utilizar variáveis sem declara-las!Use:

Option Explicit
No inicio do módulo!Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Excelente!

Adorei o uso da Common Dialog ^^

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ShaanW    0
ShaanW

tipow eu comecei lendo, ficou meio complicado aki entender...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Olá ticão!

 

Não se preocupe com os tutoriais mais avançados por enquanto. Estarei desenvolvendo aulas mais profundas a diversos assuntos, e logo logo você entenderá muito mais coisa.

 

Aconselho você a ler as aulas primeiro, antes de tentar ler qualquer tutorial.

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
flipagenor    0
flipagenor

eh, ta bem legal seu tutorial, mas eu prefiro naum usar common dialogs, normalmente em meus projetos eu nem coloco MsgBox, eu crio as minhas!Mas ta legal...vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Também não sou fã de CommonDialogs, porém quanto a MessageBox's não tenho problema! =PAbraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×