Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dark Skyllen

Aula 2 - Swing e Conversão de variáveis

Recommended Posts

Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

Clique aqui para ver a aula anterior.

 

 

Bom, vamos prosseguir as aulas né moçada? Fiquei um tempo ausente e com muito trabalho e por isso não pude postar. Peço desculpas!

 

 

O que vamos aprender?

 

Iremos aprender a utilizar a biblioteca swing, que utiliza uma interface muito bonita para o programa e que tem diversos recursos para usarmos.

Também aprenderemos algumas operações básicas como somar, dividir, subtrair, mutiplicar.. Também aprenderemos a usar Conversão de variáveis. Tudo isso juntando swing com as operações! Fácil né?

Então vamos a aula!

 

 

 

Biblioteca javax.swing

 

Com essa biblioteca podemos utilizar entrada de dados e mostrar valores utilizando um pequeno painel de diálogo, bem bonitinho por sinal :coolface:

Para importar essas bibliotecas, utilizamos logo nas primeiras linha do programa o code, import nomeBiblioteca;

 

Não sei se perceberam na aula passada, mas não usamos nenhum import, pois as funções que utilizamos são todas originarias do java, ou seja, não precisamos importar nenhuma para que programa rode. Mas dessa vez, iremos importar a biblioteca javax.swing!

 

Então, crie um novo ficheiro java e coloque o nome de aula2 (de preferência) e coloque o seguinte codigo no ficheiro:

 

 

[b]import[/b] javax.swing.*;

[b]class[/b] aula2 {

     [b]public static void[/b] main (String args[])
     {


     }


}

Repare no seguinte pedaço de código:

import javax.swing.*;
Com esse pedaço de code importamos a biblioteca swing que se encontra em javax. O simbolo * significa que importamos TODOS(AS) arquivos e funções que se encontram nessa biblioteca.

 

Pronto, aprendemos o que é import e pra que serve!

 

 

 

Utilizando a função JOptionPane

 

A função JOptionPane está dentro da biblioteca swing. Já que uma vez importamos TODAS(*) as funções da biblioteca, agora poderemos usar ela.

Veremos como utilizá-la. Usando seu ficheiro java já criado.. coloque isso no seu ficheiro:

 


[b]import[/b] javax.swing.*;

class aula2 {

[b]      public static void[/b] main (String args[])
     {

     JOptionPane.showMessageDialog(null,[color=Orange]"Mensagem"[/color]);


     }


}

Explicando o codigo: Chamamos a função JOptionPane e usamos o . (PONTO) para chamarmos algo que está "dentro" dela. Já "dentro" dela, utilizamos o comando showMessageDialog que irá criar uma caixa de diálogo que contem uma mensagem.

Sobre os parâmetros (O que vem dentro do parenteses) primeiro temos um parametro que sempre vai ser null e também temos a mensagem a ser passada na caixa de diálogo.

 

Agora que já entendeu o código, compile e execute para ver como ficou.

 

 

Dentro dessa função JOptionPane, além do nosso showMessageDialog, temos também o showInputDialog... Nesse caso, mostramos uma caixa de diálogo em que o usuário digitará um VALOR. Essa caixa de diálogo é boa para jogarmos algum valor a uma variável..

 

Bom, já que aprendemos alguma utilidades para o JOptionPane, vamos colocar em prática?

 

[b]import[/b] javax.swing.*;

[b]class[/b] aula2 {

[b]      public static void[/b] main (String args[])
     {

     String txt1, txt2;

     txt1 = JOptionPane.showInputDialog(null,[color=Orange]"Digite seu nome:"[/color]);
     txt2 = JOptionPane.showInputDialog(null,[color=Orange]"Digite seu sobrenome:"[/color]);

     JOptionPane.showMessageDialog([b]null[/b],[color=Orange]"Prazer, "[/color]+txt1+[color=Orange]" "[/color]+txt2);

     }


}

Nesse pequeno code, temos 2 variaveis, que recebem os valores digitados no nosso InputDialog:

 

txt1 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite seu nome:");

txt2 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite seu sobrenome:");

E depois, com nosso MessageDialog, mostramos os valores digitados! :coolface:

 

 

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Prazer, "+txt1+" "+txt2);

Compile e execute e teste!

 

 

 

 

Conversão de Variáveis

 

Bom, há certas vezes, que precisamos converter os valores de uma variavel de certo tipo, para uma outra de outro tipo.

 

Um exemplo disso é quando temos uma variavel do tipo integer (inteiro) e precisamos transformar o valor dessa variavel pra string. É muito comum o uso disso em java. Esse código são os seguintes:

 

Integer.parseInt(variavel a ser transformada em int)

 

Double.parseDouble(variavel a ser transformada em double)

 

String.valueof(variavel a ser transformada em string)

 

Então, vamos colocá-los em prática.

 

No gel, utilizando o mesmo ficheiro que criamos logo emcima, vamos mudar nosso código, colocando-o da seguinte forma:

 

[b]import[/b] javax.swing.*;
[b]
class[/b] aula2 {

[b]      public static void[/b] main (String args[])
     {

     String txt1, txt2;
[b]      int[/b] num1, num2, resultado;

     txt1 = JOptionPane.showInputDialog([b]null[/b],[color=Orange]"Digite um número:"[/color]);
     txt2 = JOptionPane.showInputDialog([b]null[/b],[color=Orange]"Digite outro número:"[/color]);
     num1 = Integer.parseInt(txt1);
     num2 = Integer.parseInt(txt2);
     resultado = num1+num2;

     JOptionPane.showMessageDialog([b]null[/b],[color=Orange]"O resultado é: "[/color]+resultado);

     }


}


No código acima, recebemos dois valores que foram digitados no JOptionPane.. Mas para receber esses valores, somente podemos usar variaveis do tipo String. Para podermos efetuar a soma, precisamos transformar os valores obtidos em integer e então, mostramos o resultado em um messageDialog.

 

Bom, por enquanto é só.

Logo abaixo tem alguns exercícios para fazerem em casa.

 

 

 

Exercícios

 

1 - Faça um programinha, que leia 3 valores. Nome do usuário, e dois números a serem somados.

2- No mesmo programa fassa todas as operações conhecidas com os 2 números digitados e mostre para o usuário.

É só pessoal, até a próxima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LG    1
LG

Boa... java é uma linguagem bem legal...

aulas na otnet sobre java é uma grande idéia

Bom trabalho =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

É, espero que haja pessoas interessadas D:

Obriado e parabéns também pelas suas aulas de C++.

 

Abraços,

DS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pestinha    0
Pestinha

Muito boa manin!

Até vou dar uma lida haha :*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Piikachu    0
Piikachu

Só uma crítica construtiva, por mais que o swing seja bem interessante e empolgante por fazer "Janelinhas" começando a programar, é meio complicado ensinar os componentes do swing sem ter os conceitos de POO bem fixos na cabeça, isso vai confundir muito, trata de passar por tipo de variáveis, objetos, conceitos de POO, métodos, parâmetros, estruturas de condição, repetição, depois do básico pronto você passa o swing, senão vai ter mta gente achando que programa java pq sabe fazer janelinha :S

 

Fora isso, boa a intenção. ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

Sim Piikachu, só fiz essa aula pra mostrar a biblioteca e como ela é..

Há MUITO mais coisas dentro dela para aprenderem, mas mais pra frente.

 

Só mostrei como funciona essa biblioteca com interface bonitinha haha :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Piikachu    0
Piikachu

Então susse, se precisar de ajuda pra preparar aulas pode aparecer lá no irc e mandar pvt q eu ajudo (Se eu tiver no pc)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nazgulzeh    0
nazgulzeh

Pow parabéns ae =)

Estava msm querendo saber sobre esses JOptionPane.showInputDialog =)

E esse método String.valueof eu não conhecia até pq os JTextField da vida sempre joga em String, mas ele pode ser muito útil em determinadas situações. =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SaloRicardo    2
SaloRicardo

mt bom a aula, só agora q eu vi, u fiz a 1° aula certinho, mas agora na segunda, to com um pequeno problema, eu coloquei quando eu vo executa o projeto ele dá essa msg:

Once compile completes, press run again
oq pode ser isso?

segue o código Java:

 

import javax.swing.*;

class aula2 {

     public static void main (String args[])
     {

     String txt1, txt2, txt3;
     int num1, num2, resultado, resultado1, resultado2, resultado3;

     txt1 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite seu nome:");
     txt2 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite um número:");
     txt3 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite outro número:");
     num1 = Integer.parseInt(txt2);
     num2 = Integer.parseInt(txt3);
     resultado = num1+num2;
     resultado1 = num1-num2;
     resultado2 = num1*num2;
     resultado3 = num1/num2;

     JOptionPane.showMessageDialog(null,txt1+", o resultado da soma é: "+resultado+" "+resultado1+" "+resultado2+" "+resultado3);


    }


}

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen
mt bom a aula, só agora q eu vi, u fiz a 1° aula certinho, mas agora na segunda, to com um pequeno problema, eu coloquei quando eu vo executa o projeto ele dá essa msg:

oq pode ser isso?

segue o código Java:

 

import javax.swing.*;

class aula2 {

     public static void main (String args[])
     {

     String txt1, txt2, txt3;
     int num1, num2, resultado, resultado1, resultado2, resultado3;

     txt1 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite seu nome:");
     txt2 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite um número:");
     txt3 = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite outro número:");
     num1 = Integer.parseInt(txt2);
     num2 = Integer.parseInt(txt3);
     resultado = num1+num2;
     resultado1 = num1-num2;
     resultado2 = num1*num2;
     resultado3 = num1/num2;

     JOptionPane.showMessageDialog(null,txt1+", o resultado da soma é: "+resultado+" "+resultado1+" "+resultado2+" "+resultado3);


    }


}

 

Seu código não aparenta ter erros, o que pode ter acontecido é você ter compilado e não executado o programa. Sugiro que de uma olhada na primeira aula e veja como faz para compilar o programa (Se estiver usando a IDE GEL)

 

Qualquer dúvida, pode me contatar

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SaloRicardo    2
SaloRicardo

bem eu olhei a 1° aula, mas diz a mesma coisa, mas oq eu percebi foi q quando eu coloco pra executar, no console aparece q foi compilado, seguido duma janela com essa msg, pode ser alguma coisa mal configurada??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen
bem eu olhei a 1° aula, mas diz a mesma coisa, mas oq eu percebi foi q quando eu coloco pra executar, no console aparece q foi compilado, seguido duma janela com essa msg, pode ser alguma coisa mal configurada??

 

Você configurou o caminho correto da JDK?

Todos os passos da primeira aula precisão ser executados certinho para que funcione. O nome do seu arquivo precisa também ser o mesmo do class (Y)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Piikachu    0
Piikachu

É algum problema na configuração da IDE/JDK.

 

83184892.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SaloRicardo    2
SaloRicardo

aah mt obrigado, descobri o erro, a Class estava errada :D

 

e as aulas irão continuar??

se não for continuar, pq?

tem alguma apostila q me ajude a prender Java??

tem alguem aki do fórum q poderia me dar aulas?:weegee:

 

mt obrigado ae OiaeuMae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen
aah mt obrigado, descobri o erro, a Class estava errada :D

 

e as aulas irão continuar??

se não for continuar, pq?

tem alguma apostila q me ajude a prender Java??

tem alguem aki do fórum q poderia me dar aulas?:weegee:

 

mt obrigado ae OiaeuMae

 

Na verdade quem está com algumas aulas de Java é o Lwkass, não sei se ele está dando continuidade à elas. Contudo, existem milhares de lugares pra você aprender JAVA, tais como vídeo-aulas, apostilas e outros. Dê uma procurada na internet, garanto que vá achar uma boa apostila. (Y)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bogos    0
Bogos

Bacana a aula, dei uma olhada na primeira também, mas acho que você pulou muita coisa. Aprender Java sem uma breve introdução a orientação à objetos é muito falho. Acredito eu que as bibliotecas gráficas deveriam vir por último também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×