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exeburguer

Tutorial DatEditor

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exeburguer    0
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Olá, vim aqui, pra ensinar a usar, e disponibilizar o DatEditor.

Primeiro de tudo, você precisa do DatEditor > Link

E de um Map Editor

Depois de baixar, extraia em algum lugar do seu PC e vamos começar o tutorial.

Parte 1

Se você é usuário do Windows 7(Creio que Windows Vista também precise), vai precisar fazer esses passos que estão no spoil, para ter o funcionamento do programa, se você usar Windows XP, pode pular pra parte 2.

 

[spoiler=Win 7 - Vista]Vá até a pasta do DatEditor e clique com botão direito nele, depois propriedades:

 

pt1a.png

 

Agora siga as imagens, do mesmo jeito que eu mostro

 

pt20.png

pt21.png

pt22e.png

 

 

Pronto, dê OK, OK e continue o tutorial.

 

 

Parte 2

Abra o DatEditor. Depois de aberto clique na pastinha para abrir o Tibia.spr e Tibia.dat,

Vai abrir uma janelinha, ai você localiza o seu .spr e .dat da versão 8.60:

 

pt3.png

 

Parte 3 [substituindo Sprites]

 

Olhe lá no canto esquerdo, tem a parte dos Sprites:

pt4k.png

 

Infelizmente, eu só descobri um jeito de substituir as Sprites, e é um por um, tem que ter um pouco de paciência

Procure a Sprite que você quer substituir, feito isso clique com botão direito, depois “import”

pt5o.png

 

Eu vou substituir essa bola de futebol por uma bomba que eu fiz:

 

bomban.png

pt62.png

 

Abra a sprite que você quiser, então vai aparecer essa janela:

 

pt63.png

Substituir sprite selecionado com a imagem importada?

 

Yes

 

pt64.png

 

Parte 4 [Como achar os itens e editar seus atributos]

 

Bom, antes de editar, vamos precisar achar eles, e é um saco ficar procurando na listinha né? Então, vou te ensinar a achar ele mais facilmente!

Abra seu Map Editor 8.60 (eu uso RME, mas creio que no SimOne seja a mesma coisa)

Ok, eu usei como exemplo a bola de futebol, pois bem, pegue o item que você usou e coloque no Map Editor:

pt70.png

 

Então, deixe o mouse em cima da coisa (no caso a bola de futebol)

pt71.png

/\

Perceba que lá em baixo na barra de status, aparece o nome do item, id e cid

 

Veja o cid, no meu caso 2990. Pronto, volte ao DatEditor, e na parte “Items” procure pelo numero cid (2990):

pt72.png

 

Mas pera ai, ainda tá como bola de futebol :o

Calma amigo, olha na divisão em cima dos Items, a parte “Item Sprites”, e lá está o sprite trocado, quando você compilar, não vai restar nenhuma bola de futebol.

pt73.png

 

Pronto, agora você sabe procurar o sprite, vamos editar seus atributos, recomendo que você veja outro item que já tenha os atributos que você queira e copie, por que se você marcar alguma coisa errada, já pode dar errado.

 

Ok, vamos supor que eu quero que a minha bomba seja imóvel e não de pra andar em cima dela (como uma parede):

1204b9c10fe39cc1537a2b274eb20a30.gif

 

Pronto, você tem que editar isso no Item editor também!! Então não esqueça de marcar as mesmas coisas que você marcou aqui (blocking e imobile)

Parte 5 [Colocando novos Monstros/Outfits e vendo o LookType]

 

Primeiro você tem que numerar seus sprites na ordem certa, se seu monstro for de 32x32 só, veja por exemplo o Hero, ou Elf, Orc, qualquer um que tenha pernas e seja fácil de ver, só pra você ver a ordem dos movimentos

pt90.png

Bote o nome dos suas sprites de acordo com essa ordem da imagem (1 parado virado p/ cima, 2 parado virado p/ direita, etc.):

pt91.png

 

Ok, feito isso vá ao DatEditor, clique em Import > Sprites

pt92.png

 

Procure e selecione todos os sprites que você quer importar de uma vez só, e abra

pt93.png

 

Ok agora clique em File>New>Monster

pt94.png

 

Ele vai aparecer depois do ultimo monstro sem sprite nenhuma. Continue lendo.

 

Beleza, se você já foi esperto e colocou os sprites na ordem certa como eu disse, vai ser vem mais fácil.

Vá na parte Sprites e role a barrinha até o final, e lá estão seus sprites do outfit/monstro.

Ok, Clique por exemplo no Hero e veja seus atributos:

pt95.png

 

Coloque por favor as mesmas coisas no que você acabou de criar

(só se o seu tiver 32x32, se for 64x64 veja num bicho de 64x64!!)

 

Ok, quase lá, você deve estar com o seu novo monstro selecionado, e a janela de sprites lá no fim, com os sprites do seu monstro/outfit, pois bem, clique no primeiro 0 da lista dos sprites do item, e no primeiro sprite da ordem, então, aperte insert, depois clique no próximo 0 e no segundo sprite da ordem, e aperte insert, vá fazendo isso até acabar as sprites.

Pronto, falta UM DETALHE IMPORTANTISSIMO, você deve estar pensando: “OMG e o looktype disso, comofaz?”

Isso mesmo, está por ultimo, mas não é menos importante

pt96.png

PARABÉNS VOCÊ ACABA DE COMPLETAR O TUTORIAL!1!!1!!!!1!!!

 

Importante: todos as pessoas que forem jogar DEVEM ter o SEU CLIENT ATUALIZADO, se não, vão tomar debug quando algo com looktype novo aparecer!

 

Pra fazer um item com sprite nova, na hora de importar o sprite faça igual e na hora de criar o item, coloque File>New>Item, depois tem que mexer no ItemEditor, que eu não sei, então vou dexar o link de outro tópico que ensina a fazer, pulem a parte do SprEditor!

http://forums.otserv.com.br/f25/criando-item-com-sprite-propria-131352/

crédito: morvy

 

Bom, espero que dê pra entender, porque eu me esforcei pra fazer esse tutorial, que eu vi que tem gente precisando.

Clicar em agradecer não dói ;D

 

se for postar em outro lugar, me avise primeiro, e coloque os devidos creditos!!!

Editado por exeburguer
sobre creditos

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Velho Doidao    2
Velho Doidao

Obrigado pela contribuição, Aprovado.

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LEFT4CREATE    0
LEFT4CREATE

Opa! Ajudou bastante! Obrigado meeeesmo *-*

Agora faz um tutorial ensinando a mexer no ITEM EDITOR, que é nóis haha <3

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Diego Skate    0
Diego Skate

cara um ta dando pra baixar não o dateditor, da um jeito ae ou hospeda de novo...

 

 

Abraço.

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Mesuko    0
Mesuko
cara um ta dando pra baixar não o dateditor, da um jeito ae ou hospeda de novo...

 

 

Abraço.

Quando vc no "donwload now"

vc vai entrar na outra pagina e dara erro ai vc

so recarrega a pagina ,

comigo deu :style:

 

Mas so da pra 8.60 ?

Editado por Mesuko
Pergunta

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Stolex    0
Stolex

Realmente, Muito bom, por mais que esses tipo de tutoriais, ja existam aqui, só tem o que acrescentar.

Obg.

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PichxD    0
PichxD

hey otimo tutorial, tenho uma pergunta e a corpse do monstro, onde eu acho ela?

e como faço pra adicionar no monstro?

vlw ae

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