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River

[RME abrindo qualquer versão]

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River    3
River

:: Entenda do que se trata

 

Abra qualquer versão no RME. (PS: Testado até a versão 3.0)

O que vou explicar funciona pra qualquer versão de Tibia. Até mesmo não-Tibia. Isso mesmo! Com DAT, SPR, OTB e XML modificados!

 

 

:: Propósito

 

Olá, usuários da OTnet!

Quero acabar com essas dúvidas quanto às configurações do RME. ^^'

Então... vamos lá?

 

 

 

:: "Instalando" uma nova versão no RME

 

Faça o seguinte:

1) Ponha os arquivos abaixo dentro de uma nova pasta (diretório: "RME\data\newVersion" - "newVersion" é a nova pasta; renomeie-a para o nome que desejar);

 

borders.xml*

creatures.xml*

doodads.xml*

grounds.xml*

materials.xml*

tilesets.xml*

walls.xml*

items.otb (do server usado)

items.xml (do server usado)

tibia.dat (do client usado)

tibia.spr (do client usado)

* De preferência, inicialmente originais do RME.

 

Para dar certeza do que está fazendo, siga o exemplo do diretório do arquivo "Tibia.spr":

"RME\data\newVersion\Tibia.spr".

 

 

2) Abra o RME;

 

3) Antes de iniciar algum mapa novo ou já existente, procure por "File > Preferences" na aba de ferramentas;

 

4) Na janela "Preferences", selecione a aba "Client Version";

 

5) Escolha QUALQUER UMA versão (pode ser 7.4, mesmo que a versão do seu game seja 9.3+) e selecione o diretório da pasta "newVersion" que criamos;

Ex: eu uso 8.7, mas coloquei na caixa de diretório da versão 8.6.

 

6) Em "Default Client Version", coloque a versão escolhida do diretório da nossa pasta;

 

7) Antes de fechar a janela, não esqueça de verificar se a caixa da opção "Check File Signatures" está DESATIVADA.

Essa caixa vai parar de verificar a versão do seu ".dat" e vai permitir que tudo seja possível (por exemplo, usar uma versão qualquer num diretório qualquer).

 

8) Pressione "Apply" e, em seguida, "Ok";

 

9) Feche e reabra seu Map Editor.

 

 

 

:: Abrindo um mapa da versão "instalada"

 

1) Inicie um NOVO mapa;

 

2) Provavelmente aparecerá a mensagem:

"Could not locate Tibia.dat and/or Tibia.spr, please navigate to your Tibia X.xx installation folder.";

A mensagem mencionada avisa que o RME não identificou automaticamente o diretório onde se encontra os arquivos "Tibia.dat" e "Tibia.spr".

PS: Se não aparecer, ele estará usando a versão Padrão que marcamos.

 

3) Caso a mensagem apareça, pressione "Ok", selecione o diretório que criamos (a pasta "newVersion" no diretório "RME\data\newVersion") e pressione "Ok";

 

4) Um mapa vazio será iniciado. Procure por "File > Import > Import Map..." na aba de ferramentas;

 

5) Em Map File, pressione "Browse" e selecione o mapa que deseja abrir;

 

6) Matenha as configurações abaixo:

-- Import offset

X offset: 0

Y offset: 0

-- House import behaviour

Smart Merge

-- Spawn import behaviour

Merge

 

7) Pressione "Ok";

 

8) Caso o mapa a ser aberto seja maior que 2048x2048 SQMs, a seguinte mensagem aparecerá:

"The imported tiles are outside the current map scope. Do you want to resize the map? (Else additional tile will be removed)"

A mensagem mencionada avisa que o mapa a ser importado é maior que o mapa vazio criado. O RME, então, procede perguntando se o usuário deseja aumentar o limite do mapa para que possa ser importado. Caso contrário, todos os SQMs fora do limite do mapa novo serão excluídos.

Não queremos perder nenhum pedaço do nosso mapa a ser aberto, certo? Portanto pressione "Yes" (ou "Sim").

 

Caso tenha procedido como dito, a mensagem "Map imported successfully, 0 tiles were discarded as invalid" aparecerá. Perceba o trecho "0 tiles": significa que 0 SQMs foram descartados, já que você permitiu que o RME aumentasse o limite do novo mapa.

Caso contrário, a mesma mensagem aparecerá. Porém, não mais com "0 tiles". Aparecerá algo como "Map imported successfully, 2560 tiles were discarded as invalid" afirmando que 2560 SQMs foram excluídos do mapa por não estarem dentro do limite atual do mapa novo.

 

PS: Se você pressionou sem pensar no botão "No" (ou "Não"), não precisa se preocupar. O RME está criando um novo arquivo de mapa. Ou seja, ele está COPIANDO o mapa que deseja abrir para o novo mapa criado (fazendo jus ao nome da opção "Import Map"). Você só perderia os SQMs fora da área caso salvasse e substituísse pelo mapa antigo. Então proceda desde a fase 1 do tópico "Abrindo um mapa da versão "instalada"" para não perder qualquer SQM.

 

 

 

:: Salvando um mapa da versão "instalada"

 

Não é tão simples como qualquer um, mas não é complicado.

É só ter apenas um cuidado.

1) Nunca salve seu mapa pelo comando "CTRL + S" ou em "File > Save" na aba de ferramentas.

2) Salve SEMPRE pelo comando "CTRL + ALT + S" ou em "File > Save As..." na aba de ferramentas.

 

Entenda o porquê:

1) Ao salvar como o explicado da primeira situação, o RME nomeará os arquivos XML para "-house.xml" e "-spawn.xml".

Não é um bug. Mas se você tiver mais de um mapa na mesma pasta, ficará propício a substituí-los involuntariamente. Ou seja, substituirá os arquivos pelo house e spawn mais recente fazendo-o perder os xmls antigos.

Isso acontece porque criamos um mapa NOVO. Ou seja, ele não detectou o nome do mapa para configurá-los em suas propriedades.

 

Você pode encontrar essas propriedades (não recomendo seguir este passo, mas, por curiosidade, é interessante); acessando "Map > Properties..." na aba de ferramentas ou, simplesmente, pelo comando "CTRL + P".

Veja as caixas "External Housefile" e "External Spawnfile". Todo mapa que contiver os nomes dos XML semelhante à "Untitled-1", como provavelmente deverá estar no seu mapa, ficará com nome nulo ("-house.xml" e "-spawn.xml") ao ser salvo deste modo.

PS: Não recomendo alterar QUALQUER caixa da janela "Map Properties", afinal, nunca precisei utilizá-las.

 

2) Ao salvar como o explicado da segunda situação, o RME nomeará os arquivos XML para o nome do mapa novo a ser criado ou substituído.

Ex¹: Se você substituir um mapa de nome "Exemplo.otbm", o RME vai detectar o nome "Exemplo" e salvar os XMLs nomeados de "Exemplo-house.xml" e "Exemplo-spawn.xml".

Ex²: Se você salvar um arquivo de mapa novo com o nome "NovoMapa.otbm", o RME vai detectar o nome "NovoMapa" e salvar os XMLs nomeados de "NovoMapa-house.xml" e "NovoMapa-spawn.xml".

Sempre utilizo esse meio, porém PREVENÇÃO é meu sobrenome e, portanto, sempre tenho uma cópia de segurança de meus arquivos.

 

 

 

Espero que tenham compreendido o tutorial!

Qualquer dúvida, é nós que voa brurxon! :issoae:

 

 

Atenciosamente,

River.

Editado por Merciless

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vdzz    15
vdzz

Tutorial aprovado e movido.

40v$ pelo tutorial.

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levousier    0
levousier
Tutorial aprovado e movido.

40v$ pelo tutorial.

Não faltou a aba [iniciante] não?

 

--

bom tuto até

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Merciless    3
Merciless
Não faltou a aba [iniciante] não?

 

--

bom tuto até

 

Pronto, obrigado pela observação ^^

 

@post

 

Ótimo seu tutorial, muitas pessoas tem problemas com o RME

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River    3
River

#Tópico

 

Eu não sabia que precisava pôr "[iniciante]" no início.

Me desculpem.

E não precisava ter me dado V$, pois não uso.

Eu fiz o tutorial apenas pra ajudar.

 

 

Atenciosamente,

River.

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ken    0
ken

Cara eu fiz tudo direitinho e deu erro ao instalar a nova versão fica pedindo o tibia.dat sem parar -.-'

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River    3
River

#ken

 

Se quer ajuda, me mande seu msn via MP.

 

 

#Tópico

 

Se estão com dúvida em alguma coisa, me mandem seu msn via MP.

 

 

Atenciosamente,

River.

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Salor    0
Salor

ja sabia de algumas coisas, me vez relembar

bom tutorial

to meio capenga sobre otserv, mas algumas coisas lembro

valeu

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Open Sourcer    0
Open Sourcer

eu consegui de boa puis a pasta com as feature 953 dentro da pasta do remers 860 abri ele e

 

apliquei ele agora ta rodando na versao 9.53 mais eu nao fiz resto acho que é opcional tbm

 

fique ligado nas nova versao beta no site http://remeresmapeditor.com/files/beta/

 

ps: mais tbm corre risco do server ave varios dbug no mapa

Editado por Open Sourcer

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River    3
River

#Open Sourcer

 

Se tiver com o items.otb e items.xml no server e o Tibia.spr e Tibia.dat no client corretamente, não vejo risco algum.

E se atualizar, vai ser necessário repetir todo o processo.

 

 

Atenciosamente,

River.

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Jester1    0
Jester1

River

quando vo abrir um novo map da Error Couldn't load tiba.dat ajuda ae

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tuxico    0
tuxico

O meu da o mesmo erro que o do cara acima /\

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Merciless    3
Merciless
2) Provavelmente aparecerá a mensagem:

"Could not locate Tibia.dat and/or Tibia.spr, please navigate to your Tibia X.xx installation folder.";

A mensagem mencionada avisa que o RME não identificou automaticamente o diretório onde se encontra os arquivos "Tibia.dat" e "Tibia.spr".

PS: Se não aparecer, ele estará usando a versão Padrão que marcamos.

 

3) Caso a mensagem apareça, pressione "Ok", selecione o diretório que criamos (a pasta "newVersion" no diretório "RME\data\newVersion") e pressione "Ok";

 

 

 

É essa mensagem que aparece?

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tuxico    0
tuxico
Error Couldn't load tiba.dat

Acho que esse tópico é mutum, é quase impossivel ler a nova estrutura do Dat '-'

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tuxico    0
tuxico

vo usar o 9.40 '-'

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ronka    0
ronka

muito bom valeus ae:kakashi::kakashi::kakashi::kakashi::kakashi::kakashi:

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