Elver Maguh 92 #1 Posted January 23, 2009 FME(Funções do Map Editor) Introdução Oi, eu sou o Goku, tudo tranquilo? Este guia tem como objetivo explicar e/ou instruir (ah vá) na utilização de Editores de Mapa, suas ferramentas, dicas e afins. Caso esteja procurando a lista de editores de mapa (download) e/ou changelog de suas atualizações, clique aqui. Remeres Map Editor (github.com/hjnilsson/rme) O que é isso? Como o nome sugere, trata-se de um editor de mapas para Open Tibia, que foi (obviamente) criado por Remere. Seu desenvolvimento começou durante o verão de 2007 devido a frustração (dor de cotovelo) de Remere com o único map editor disponível na época, SimOne Map Editor, esse que sequer operava sob sistemas 64bits e era disponível apenas para Windows. Durante os primeiros dias de desenvolvimento, o editor de mapas utilizava um processador de software através do wxWidgets (*) para compatibilidade entre plataformas. No entanto, percebeu-se que esta solução era (uma mer#*) lenta na velocidade de renderização. Mais tarde o editor passou para uma renderização de hardware, utilizando o OpenGL (*) e mais controles avançados foram implementados, entre eles uma ferramenta de seleção muito mais poderosa com a funcionalidade de desfazer e os primeiros estágios do clássico auto-border, permitindo os mappers terem uma experiência mais (preguiçosa) tranquila durante o desenvolvimento. Ferramentas (Tools) (imagem ilustrativa) → Utilizando a Ferramenta de Borda (Border) Resume-se a um Auto-Border manual, colocando bordas automaticamente na área selecionada (utilizando o brush/pincel) → Alternar entre auto-border Habilitado/Desabilitado → (A) → Randomizar todos os pisos/grounds → Edit > Border Options > Randomize Map → Completar automaticamente bordas do mapa → Edit > Border Potions > Borderize Map → Completar automaticamente bordas selecionadas do mapa → Edit > Border Potions > Borderize Selection (CTRL + B) → Utilizando a Ferramenta de Apagar (Erase) Apagará apenas itens/paredes → Pressionando CTRL apagará todos os tipos de itens (incluindo Paredes/Walls, Pisos/Grounds e Itens) → Pressionando SHIFT é possível aumentar o brush size (tamanho da área). Observação: É possível utilizar ambas as hotkeys ao mesmo tempo. → Remover Pisos Especiais (PZ, No-PvP, No-Logout, PvP e House Tiles) Basta pressionar a tecla CTRL, desde que qualquer um dos ground brushs (ferramentas de piso) estejam selecionados. Pincéis (Brush Size) (imagem ilustrativa) Abas (Palette) (imagem ilustrativa) → Terrain Palette (Paleta de Terra) → Caso você utilize o Terrain Palette com o auto-border desligado os pisos/grounds continuarão sendo randomizados automaticamente. → Doodad Palette (Paleta de Objetos Decorativos/Acessórios) →¹: É possível mudar a orientação dos objetos/itens, apertando a tecla X. →²: É possível alternar entre as variações dos objetos/itens antes de coloca-los no mapa, apertando CTRL + espaço. →³: É possível colocar objetos sobrepostos (sobre blocking tiles) mantendo pressionada a tecla ALT. → Item Palette (Paleta de Itens) → House Pallet (Paleta de Configurações de Casas) → Criando/Configurando Casas (imagem ilustrativa) → Waypoint Pallet (Paleta de Atalhos) São atalhos/rotas adicionados no próprio mapa, sendo possível localiza-los através da própria Aba ou in-game com o comando /goto waypoint_name → Creature Pallet (Paleta de Criaturas) → Adicionando NPCs/Criaturas File > Import > Import Monsters/NPCs (imagem ilustrativa) →¹: Caso o mapa tenha criaturas/NPCs que não estejam adicionados ao creatures.xml (referente a versão do cliente [remeres/data]), será pedido que você selecione/carregue os arquivos .xml dos mesmos. → Raw Pallete Resume-se em "itens soltos", id por id, agrupados em maioria no Others. → Hotkeys (Teclas de Atalho) (Atalhos de Abas) Spoiler (M) Minimap (T) Terraint Palette (D) Doodad Palette (I) Item Palette (H) House Palette (C) Creature Palette (W) Waypoint Palette (R) Raw Palette (View/Visibilidade) Spoiler (Q) Show/Hide Shade (Mostrar/Esconder Sombra) (G) Ghost Loose Items () (V) Highlight Items () (CTRL + W) Show/Hide All Floors (Mostrar/Esconder Andares) (CTRL + L)Ghost Higher Floors () (SHIFT + G) Show Grid () (SHIFT + I) Show In-Game Box () (Zoom) Spoiler (*) Zoom In (/) Zoom Out (CTRL + 0) Zoom Normal (Tools/Ferramentas) Spoiler (+, -) e (Page Up, Page Down) Up/Down Floor (Subir/Descer Andar) (X) Rotate Items (J) Jump to Brush (A) Ativar/Desativar Auto-Border (CTRL + F) Find Item (CTRL + J) Jump to Item (CTRL + C) Copia o item selecionado (CTRL + V) Cola o item selecionado (CTRL + Z) Desfaz a ação → Dicas Úteis → Ir até determinada coordenada (x, y, z), Edit > Goto Position (CTRL + G) (imagem ilustrativa) → Mudar versão do mapa, Map > Properties > Client Version (CTRL + P) (imagem ilustrativa) → Adicionar/Editar Cidades, Map > Edit Towns (CTRL + T) (imagem ilustrativa) → Aceitar .SPR e .DAT editados File > Preferences > Client Version > desmarque a opção "Check File Signatures" (imagem ilustrativa) → Importando Mapas, File > Import > Import Map (imagem ilustrativa) → Editar Textos/Placas, basta dar um duplo clique ou right click (botão direito) no item → Properties (imagem ilustrativa) → Configurar Teleports, basta dar um duplo clique ou right click (botão direito) no item → Properties (imagem ilustrativa) Última atualização: 16/07/2018 2 1 HenneT, jvss and Majesty reacted to this Share this post Link to post
Elver Maguh 92 #2 Posted January 24, 2009 SimOne Map Editor O que é isso? Barra de Ferramentas 1 → Novo Documento 2 → Abrir Documento 3 → Salvar Documento 4 → Recortar/Apagar 5 → Copiar 6 → Colar 7 → 8 → Selection Brush 9 → Brush Size 10 → Erase Size Barra de Materiais 1. Materials 2. Information 3. Jump to item... 4. Minimap 5. New material Imagem explicativa - Floor - Houses Imagem Explicativa 1. Town 2. Name 3. Exit 4. Rent 5. Cost Imagem Explicativa - Fill Ground Imagem explicativa Atenciosamente, Elver Maguh. Share this post Link to post