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[Aula #2] Ferramentas

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Ferramentas

Aula II

 

 

 

Olá.

Para começar, este turorial foi feito pelo nosso amigo Elver Maguh, criei uma melhor formatação e coloquei dentro do cronograma das aulas.

Bem, nesta aula falaremos sobre as ferramentas usada para mappear, principalmente dos editores SimOne e RME. Vamos lá!

Bem, vamos começar com o RME.

 

 

 

 

Remere's Map Editor RME

Bom, como alguns sabem, o Remere's Map Editor, mais conhecido como RME foi liberado já tem algum tempo e com várias correções e suporte 8.50, um editor muito mais complexo que os já liberados até hoje, apesar de todas essas facilidades que ele possui algumas pessoas tem dificuldade de usa-lo.

Nota: Se há dúvidas ao instalar o RME, leia isto.

 

Detalhes: Se você utilizar o Terrain Pallet (Palheta/Paleta) mesmo com o auto-border desligado seus pisos são randomizados automáticamente.

 

 

 

Terrain Pallet

Nature

Nesta aba/paleta temos tudo relacionado a natureza (somente pisos), como água, grama, terra, areia, gelo entre outros que vocês podem ver utilizando o editor.

 

Cave

Nesta temos o básico utilizado em cavernas, os pisos normalmente usados, lava, água, entre outros.

 

Snow

Nesta se encontram tudo relacionado a gelo, montanhas gélidas, escadas e outros pisos utilizados.

 

Town

Aqui encontramos tudo que pode se formar uma construção/cidade/vila e etc, pisos, paredes e etc.

Dooadad Pallet

Corpes

Nesta aba lógicamente se localiza os corpos de monstros/humanos e etc.

Exterior

Literalmente tudo que existe no exterior (não, não me refiro a outros países), alguns exemplos de items que há nesta: Portal, alavancas, cabanas, carroças entre outros.

 

Hangables

Nesta aba encontramos tudo que pode ser usado como decorações em paredes, como blackboards, placas e outros utensilhos.

Interior

Literalmente tudo que existe no interior (:slap:), exemplos de items que são encontrados nesta aba são: caixas, estantes, mesas, cadeias, tapetes e alguns tipos de plantas usadas em casas.

 

Magic Fields

O nome mesmo já diz, campo mágico melhor dizendo, os conhecidos fire, energy e poison field entre outros.

Nature

Literalmente tudo que existe na natureza, árvores, arbustos, tufos, pedras, plantas e mais.

Snow

Nesta aba encontramos tudo que tenha haver com o tema gelo, items como, relógios, cadeiras, alguns tipos de piso, arvores e pedras.

 

Splash

Água, sangue e outros fragmentos liquidos.

 

Trash

Literalmente, lixo.

Statues

Estatuas.

 

Underwater

Nesta aba só existem items áquaticos, pedras, barcos em ruínas, items áquaticos mesmo como: estrela do mar e outros.

Item Pallete
Containers

Os compartimentos do jogo.

 

Equipament

Equipamentos, armaduras, etc...

Food

Comida, de todos os tipos...

 

Ornaments

Amuletos, anéis....

 

Runes

TODAS as runas do jogo que já foram implantadas e as que não foram também.

Shields

Escudos.

 

Tools

Ferramentas, pá, picareta, serrote, etc...

Trinkets

Bom, não sei explicar direito, mas são relógios, dados, enfim, alguns objetos de "enfeite".

Weapons

As armas do jogo, espadas, clavas, machados...

 

Writables

Items em que você pode escrever, pergaminhos, livros etc...

 

Raw Pallete

 

Raw Pallete são os items, como no simone map editor, items soltos, os ids mesmo... No doodad pallete, por exemplo, você bota a "cabeça" da cama e a cama inteira aparece, aí é tudo separado, as categorias são:
Boats

Cave

Containers

Exterior

Grounds

Interior

Nature

Others

Sea

Splash

Stairs/Ramps/Ladders...

É basicamente a mesma coisa que trabalhar no SimOne's Map Editor, porém tendo as paletas mais atualizadas e organizadas.

 

Ferramentas

Vá no Terrain pallete, repare que existe uns ícones (feitos pelo Héliton)

 

opitionalautoborderws4.png Opitional Auto Border:

Aí você vai usando isso para por a "borda" nas montanhas, ele também pode ser usado para por bordas nos items como wooden floor, para pontes.... e ele é um "auto border manual".

 

eraserbg9.png Eraser:

Usado para apagar.

 

Normal Door, Locked Door, Quest Door e Magic Door:

São as portas, OBS: só voce usar numa parede que o MAP EDITOR automaticamente seleciona o tipo de porta.

 

hatchwindowdr6.png Hatch Window:

Janelas do Update 7.92, aquelas que da para fechar.

 

hatchwindowdr6.png Window:

Janelas normais, que não é possível fechar.

 

pztoolgp8.png PZ TOOL:

Área de protection Zone.

 

nonpvpgh2.png NON PVP TOOL:

Igual a pz tool, só que sua mana sobe e tal...

 

nologoutdn7.png NO LOGOUT TOOL:

Uma área em que você fica com battle.

 

pvpzonezv8.png PVP ZONE TOOL:

Área em que os players podem se atacar.

 

Outras Explicações

Como rodar os items?

Simples, com alguns items do DOODAD palette é possível rodar, apertando a tecla X

Como Randomizar mapa inteiro:

O Remere's Map Editor conta com uma função muito útil para os otservers em que você fez com o SimOne Map Editor, "Randomize Map"

Nessa função ele randomiza quase todos os tiles, as gramas, o gelo, a terra das caves e etc...

Para fazer isso vá em Edit > Border Options > e clique em Randomize Map.

Como Fazer todas as bordas:

Essa função permite por bordas no seu mapa inteiro de uma vez, vá nas opçoedo auto border e clique em Borderize Map, o seu mapa ficará com as bordas.

Como aumentar o zoom?

Simples, use a "roleta" que tem no mouse.

Como mudar a versão do meu mapa?

No mapa em que deseja modificar a versão, você clica em Map > Properties, ou aperta Ctrl + P. Então, no quadrado Client Version, escolha a versão necessária e aperte OK. Salve. Tenha em mente que pode não ser possível transformar mapas em versões antigas (e.g.: 8.1 para 7.8), pois alguns IDs não existirão.

Como adicionar cidades?

Map > Edit Towns > Add

Selecione o jeito que você quer e clique em OK.

Como faço para alterar andar?

Use o "+" e "-".

Citação:

Como faço para apagar tiles de casas / PZ?

Você pode apagar com qualquer "pincel", mantenha pressionada a tecla CTRL e desenhe. (Shift ainda funciona como normal)

Como eu utilizo a ferramenta apagar?

Selecione a ferramenta de apagar (Eraser 47456133.png).

Se você só clicar com o botão esquerdo do mouse, você só removerá itens na posição atual.

Se você manter pressionada Ctrl ao clicar com o botão esquerdo do mouse, você apagará telhas e chão.

Se você manter pressionado Shift ao clicar com o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens.

Se você mantenha pressionada Ctrl, Shift e o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens e todo terreno.

A não ser que você desmarque a opção "Eraser não deleta unique itens" no Menu preferências a borracha não exclui itens em containers ou itens com unique e / ou action ID.

Como eu faço casas?

Bom, para fazer casas no Remere's Map Editor você deve criar uma cidade primeiro....

Para criar uma cidade vá até MAP > EDIT TOWNS

Ali você faz a cidade...

Agora faça uma casa, vá no pallete de casas, selecione a cidade e clique em ADD.

Selecione os Tiles da casa e depois a saída dela.

Pronto, aí está sua casa.

Eu não encontrar um certo item, onde está ela?

Você pode encontrar todos os itens utilizando o "Raw Palette" ou procure - o pressionando "J" no teclado. Você pode procurar por ambos os nomes e IDs. A lista com todos os itens encontrados de pesquisa serão exibidos em uma lista abaixo.

Como importar mapas?

Abra seu mapa e vá na aba File, depois clique em Import e Import Map

 

Vai aparecer uma imagem similar a essa:

legalzin.png

 

Então, você configura as coordenadas de onde vai começar a colar o mapa importado. Cuidado: ele irá importar o mapa do X=0, Y=0, Z=0. Se o seu mapa começa na coordenada X=20, Y=20, Z=7, e você importa para X=400, Y=400, o mapa começará no X=420, Y=420, Z=7. Se estiver alguma parte de mapa no local onde você vai colar, você pode escoher se remove ou não os tiles.

Citação:

Como ir para uma certa coordenada?

Aperte Ctrl + G e escreva a posição desejada (Ex.: X=1000, Y=1000, Z=7). Então, confirme.

Como faço para copiar / colar / mover uma parte do mapa?

Se você tem um item ou "pincel" selecionado de um espaço para selecionar o "ponteiro" (ou o que ele é chamado). Agora mantenha pressionado shift e arraste o mouse, mantendo baixo botão esquerdo do mouse para selecionar uma área. Agora, você pode simplesmente mover a área selecionada ou pressione Ctrl + c, Ctrl + v para, em seguida, colá - lo no Editor. Você precisará clicar com o botão esquerdo do mouse antes de botar o conteúdo colado ao próprio mapa.

Eu não posso colocar staglamites sobre a água!

Você pode colocar doodads sobre blocking tiles, mantenha pressionada ALT.

Eu quero outra árvore! Posso ver os tipos de variações?

Mantenha pressionada CTRL e clique em espaço, enquanto o doodad estiver selecionado a variação mudará.

As paredes têm a orientação errada! Como faço para rodar elas?
Mantenha pressionado ALT com o wallbrush selecionado e clique no tile para girar que parede.
]Como fazer montanhas de neve/gelo?[/color]

Bom, primeiro você deve baixar isso AQUI, quando substituir os arquivos, vá até a terrain pallete, e depois snow.

Irá perceber que há 2 novos ícones, snowy mountain e icy mountain.

Agora clique neles, faça a montanha que quiser, ficara meio "bugado", agora vá na ferramente "optional auto border", e faça as bordas da montanha de gelo.

 

75907551.png

Atalhos

T - Terrain Pallete.

H - House Pallete.

I - Items Pallete.

D - Doodad Pallete.

C - Creature Pallete.

R - RAW Pallete.

X - Girar items.

SimOne Map Editor

 

 

Imagem explicativa

imagemtuto1mr8.png

 

O primeiro "item" (papel) do menu (da direita pra esquerda), serve para criar um novo documento, no caso, um novo arquivo .otbm
A pasta (segundo item da direita pra esquerda), serve para abrir arquivos .otbm e .otx, ou seja, seus mapas.

O Disquete(?) serve para você salvar o mapa.

A sete serve para selecionar alguma coisa, ou até mesmo des-selecionar (como se as setas servissem para outra coisa).

O quadrado (que na verdade é uma ferramente de recorte), serve é claro, para selecionar/recortar e remover uma ou várias partes de um mapa.

Obs: Após selecionar com a ferramenta de recorte, para copiar/colar é necessário selecionar o "item" copiar/colar (do lado esquerdo da seta)

O lápis serve para você selecionar o número de sqms do "pincel/seta".

A borracha serve para apagar... E claro, também da para selecionar o número de sqms que ela vai apagar.

Quadrado branco com borda verde (lado direito da "borracha"), mais conhecido como Protection Zone Tool, serve é claro, para demarcar as áreas que serão "protegidas" (onde players e monstros não podem atacar nem ser atacados).

O quadrado amarelo, mais conhecido como No-Logout Tool, serve é claro para impedir o jogador/player de logar/sair.

Citação:

O quadrado verde sem borda, tem praticamente a mesma função do Protection Zone, porém, jogadores com skull/battle podem entrar (mas não podem atacar nem ser atacados)

O quadrado vermelho, mais conhecido como PVP Tool, tornar certas áreas do mapa pvp, mas só é necessário utiliza-la caso o servidor seja "non-pvp"

Citação:

A casa é claro, permite que você configure/crie/modifique as casas do seu mapa.

- View

1. Materials

Não é necessário uma explicação ampla, pois sempre que você abrir o editor, ele estará lá. Caso você feche sem querer a janela de materiais, basta ir em "View > Windows > Materials" (ou apertando ctrl+m).

2. Information

Serve apenas para você ver a "informação" do item.

3. Jump to item...

Serve para você procurar ID's, e você é automaticamente redirecionado para ele na sua janela de materiais.

4. Minimap

Não há oque ser explicado, apenas deixe-o aberto para saber se agrupou bem a vegetação, fez um bom formato e etc.

5. New material

É óbvio que vai abrir uma nova janela de materiais.

Imagem explicativa

 

imagemtuto2vr3.png

 

- Floor

Como todos já devem saber, o floor serve para você identificar o piso/andar em que você está.

 

Para mudar de andar, basta ir na aba "Floor" (menu superior) e seleciona o andar para o qual você deseja ir, ou apertando as teclas: + e -

- Houses

Antes de tudo, é necessário "configurar" as casas/houses do mapa, para que elas possam ser compradas e etc.

Obs: Para criar uma casa, é necessário primeiro criar uma "cidade/town" (indo em: "Tools > Edit Towns").

Imagem Explicativa

imagemtuto3by9.png

1. Town

Nesta opção, você seleciona a cidade à qual a casa vai pertencer.
2. Name

É óbvio que aqui você deve colocar o nome da casa.

3. Exit

Você deve determinar as coordenadas "finais" da casa.
4. Rent

Não é preciso ser definida caso você já tenha escolhido a cidade no "town", caso não tenha sido, você deve selecionar a cidade à qual a casa pertence.
5. Cost

O preço da casa, no caso dos servidores da atualidade, o preço é calculado pelo tamanho da casa (número de sqms), mas pode-se definir o preço da casa colocando o valor que você quer no "cost".
Após adicionar(Add) a casa ao mapa, você deve selecionar/demarcar (select) os sqms da casa (lembre-se de selecionar escadas e etc).

 

Obs: Quando você estiver "selecionando/demarcando" a casa, note que a cor do pisa irá ficar diferente (azul(?) claro) e depois de selecionada/pronta, os pisos ficaram em um tom de azul(?) escuro.

 

Imagem Explicativa

2hhkqi9.jpg

 

dvkqwj.jpg

 

282ovtl.jpg

http://i32.tinypic.com/282ovtl.jpg

 

 

 

 

- Fill Ground

O não "tão" famoso Fill Ground, para aqueles que não sabem, serve para preencher os campos "vazios" do mapa com o sqm/item que você tiver selecionado.
Basta clicar com o botão direito do mouse, em algum campo/lugar vazio e selecionar "Fill Ground"

 

Imagem explicativa

2mdju9w.jpg

 

Por inquanto é isso, em breve estarei postando sobre uma ferramenta chamda Stccat.

 

 

 

mydocumentsiconc.pngTarefa/Exercícios

1. Baixe algum MapEditor, RME ou SimOne.

2. Estude ele conforme explicado do tópico.

 

 

 

 

 

Até a próxima! :bye:

Editado por Jedi

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